Manual do médico: os cuidados com as Lentes ICL

Visian Implantable Collamer Lens, ou ICL, é indicação número 1 para o tratamento de miopia. Ela é inserida por cirurgia refrativa fácica com lente intraocular, sendo aplicada atrás da íris e na frente da lente do cristalino – como se fosse uma lente de contato. 

Com formato que permite colocação perfeita no sulco, e um orifício central que não restringe o fluxo do humor aquoso, esse tipo de produto é fisiologicamente compatível e não altera a pressão do olho.

Além disso, para evitar qualquer dano ou prejuízo aos tecidos oculares, as lentes são feitas de Collamer, um material exclusivo das lentes EVO Visian ICL, que possuem Fibronectina, tornando-a biocompatível e promovendo uma visão de alta qualidade, sem causar desconforto ou alterar as estruturas naturais dos olhos . 

Vantagens das lentes Visian ICL 

Para o paciente, a grande vantagem é que o implante de Visian ICL é de recuperação rápida e praticamente sem riscos. Por não remover tecido corneano, como os Lasers Lasik e PRK, é uma cirurgia que preserva os olhos e seus tecidos, evitando problemas  como a Síndrome dos Olhos Secos,  distorções na visão, ou desdobramentos ainda piores, como a Ectasia da Córnea, que pode levar este paciente a precisar de um transplante no futuro, além disso pode ser removível, caso haja necessidade no futuro. 

Além disso, a ICL oferece melhor qualidade e clareza para a visão, junto com resultados mais previsíveis. Outros fatores interessantes da tecnologia é o fato de conter proteção contra raios UV e ser capaz de corrigir erros refrativos mais altos e de córneas mais finas.

Para os médicos, é um procedimento que trará a segurança de saber que o paciente irá se recuperar da forma mais tranquila, rápida e segura, sendo a tecnologia mais avançada em termos de cirurgias refrativas que existe disponível no mercado.

Cuidados necessários com as lentes ICL

O procedimento para implantar as lentes ICL é cirúrgico de curta duração, durando em média 30 a 45 minutos e sem suturas. Após certificação, o médico poderá realizar seus próprios cálculos, fazer simulações e até reservar e solicitar a lente do paciente diretamente pela fabricante. 

A satisfação dos pacientes aumenta as possibilidades de recomendação para outras pessoas que procuram profissionais aptos a realizar o procedimento. Já é fato conhecido na comunidade médica, que pacientes recomendados são um fator importante no crescimento de sua prática clínica.

Materiais necessários para a implantação de lentes ICL

Como em qualquer outro procedimento, complicações podem surgir. Por isso, é essencial que o cirurgião esteja familiarizado com a técnica, sabendo lidar com o diagnóstico, prevenção de problemas e gerenciamento. No caso de cirurgiões iniciantes, é necessário realizar wet lab, antes de iniciar a cirurgia.

Além disso, alguns dos materiais que serão usados no procedimento são um injetor estéril reutilizável, cartucho SFC-45, êmbolo de espuma descartável, suporte de êmbolo de ponta de espuma descartável e pinça de carregamento frontal. Itens novos e de qualidade fazem a diferença também, para que a implantação ocorra de forma segura e garanta satisfação de médico e paciente. 

Posts Relacionados

Capa do artigo
Visão com miopia: cirurgia com lente intraocular é para todo paciente?

A chegada da lente intraocular ICL no mercado brasileiro está trazendo inovações para o ramo de cirurgia para correção da visão com miopia. Com alta taxa de satisfação dos pacientes, presença em 75 países e rápido período de recuperação, ela se tornou uma grande aposta de diversos especialistas que tratam visão com miopia, por trazer diversas vantagens como o material biocompatível e preservação da córnea. 

Mas, será que todo paciente pode realizar essa cirurgia? Conheça seus pré-requisitos.

Cirurgia para correção da visão com lente ocular é para todo tipo de paciente?

Assim como qualquer outra cirurgia, há uma série de pré requisitos para que pacientes possam corrigir sua visão com miopia utilizando a lente intraocular ICL. 

A lente EVO Visian ICL pode corrigir a visão com miopia, assim como com astigmatismo. Sua indicação é para pessoas entre a faixa etária de 21 a 60 anos e, por ser uma lente fácica, ela deve ser usada apenas por pacientes que possuem cristalino.

A aplicação dessa lente pode corrigir a visão de pacientes com grau de dioptria entre -6 e -18.

Uma cirurgia segura

A lente EVO Visian ICL é feita com um material collamer, exclusivo somente a Staar Surgical. Além disso, ela é biocompatível, o organismo reconhece como algo natural, evitando a possibilidade de rejeição. 

Por ser localizada na parte posterior do olho, ela preserva a córnea. A lente mantém a fisiologia ocular natural, permitindo o fluxo de humor aquoso e evitando a síndrome do olho seco.

Para estar apto para realizar a cirurgia para correção de visão de miopia com lente intraocular ICL é necessário a certificação do cirurgião, o que promove maior eficácia e segurança ao procedimento.

Apesar de inúmeras vantagens, ela não é indicada para pacientes com algumas doenças oftalmológicas, sendo necessário sempre consultar seu médico oftalmologista, para avaliação.

Os exames necessários

Antes de realizar a cirurgia para correção da visão com miopia com lente intraocular ICL é necessário fazer uma série de exames, sendo eles: refração, biometria, topografia e contagem das células endoteliais.

A lente intraocular ICL está trazendo uma grande evolução para o mercado oftalmológico do Brasil. Se você deseja saber mais sobre a certificação necessária para adotar essa nova tecnologia e gerar um diferencial em seu consultório, confira o post: O que o médico precisa considerar ao adotar cirurgia de correção de miopia com ICL.

Leia o artigo
Capa do artigo
Casos de sucesso de implementação de lentes intraoculares ICL no Brasil

Desde 2020, o Brasil já conta com uma tecnologia de ponta em cirurgia para correção de miopia, em sua modalidade de implementação de lentes intraoculares ICL. Trata-se da moderna EVO Visian ICL™, que é uma lente implantável biocompatível, que não remove tecido corneano, macia, flexível e com um procedimento operatório rápido e, muitas vezes, indolor.

A implementação de lentes intraoculares ICL no país tem ganhado destaque, em função da alta procura. Isto se dá devido aos inúmeros relatos de um pós-operatório rápido, que garante ao paciente, na maioria das vezes, retorno às suas atividades em apenas alguns dias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o pós-operatório?

Como é o pós-operatório da implementação de lentes intraoculares ICL:

Na maioria dos pacientes, a recuperação é muito rápida. Há relatos de pacientes que até mesmo em poucas horas depois do implante de lentes corretivas de miopia já puderam enxergar com mais nitidez; embora seja normal que até por 18 horas a visão permaneça ligeiramente turva.

Nos dias definidos para o pós-operatório, os cuidados se resumem em uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios.

A EVO Visian ICL® foi desenvolvida para ficar posicionada nos olhos, sem a necessidade de manutenção, portanto, não será necessário nenhum procedimento adicional. Contudo, não deixe de seguir as recomendações do seu médico e faça as visitas de acompanhamento recomendadas.

Um enorme mercado potencial para se trabalhar

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que a miopia está entre 23 e 74 milhões de pessoas, enquanto a miopia degenerativa atinge entre 2 e 7 milhões.

Com mais de 20 anos de história e mais de 1 Milhão de implantes ao redor do mundo, no Brasil, as lentes implantáveis intraoculares EVO Visian ICL®, tem também ganhado o mercado, tanto em função da confiabilidade do procedimento (só médicos cirurgiões certificados podem utilizar a tecnologia), quanto da qualidade dos insumos e excepcional satisfação dos resultados.

Relatos de sucesso no Brasil:

Os primeiros procedimentos feitos no Brasil já demonstram uma alta satisfação por parte dos pacientes, que relatam ter suas vidas transformadas em função da liberdade adquirida após a cirurgia para correção de miopia com a implementação de lentes intraoculares ICL.

Ana Maria dos Santos Dias, de Conchal/SP conta como foi sua operação e ressalta a qualidade da equipe médica certificada: “Minha operação, foi bem tranquila, a equipe médica é extremamente qualificada. (…) não foi uma cirurgia demorada apesar de ser delicada”. Sobre o pós-operatório em que ainda se encontra, Ana afirma que tem de tomar alguns cuidados básicos, mas se mostra animada “ainda preciso tomar alguns cuidados (…) cuidados básicos mesmo (…) mas minha vida já mudou muito, consigo ler até as menores letras, tenho mais segurança em fazer tudo, antes eu era insegura até em sair de casa, com certeza tudo mudou pra melhor”.

A sra. Franciscleide relata a liberdade com relação aos óculos: “Mudou muito minha vida, principalmente porque hoje  não sou dependente de óculos. (…) Hoje levo uma vida tranquila sem óculos de 10 graus que eram os que eu usava”.

O paciente Lucas de Fernandópolis/SP, destaca a mudança repentina em sua vida promovida pela lente “em um dia eu precisava de óculos para tomar banho e fazer as coisas básicas do dia, já no outro, consegui liberdade total sobre as tarefas diárias.” Sobre o pós-operatório, frisa a recuperação tranquila e totalmente indolor: “até hoje não senti nenhuma dor; incômodo ou se quer qualquer sintoma, ainda comento com os meus familiares que se eu tivesse feito a cirurgia dormindo, nem saberia que teria passado por um procedimento cirúrgico nos olhos (…)”. E conclui, motivado: “realmente posso afirmar que as lente ICL Visian mudaram totalmente minha vida e a maneira que vejo o mundo”.

Leia o artigo
Capa do artigo
Óculoplasta: conheça essa especialidade da oftalmologia

Você já ouviu falar em Oculoplastia? Caso nunca tenha se queixado de incômodos ao redor dor olhos (ou não conheça alguém que tenha passado por isso), é provável que não. 

A Oftalmologia é uma área de especialização dentro da Medicina e se ramifica ainda mais levando-se em conta a complexidade da estrutura ocular. Assim, a Oculoplastia se concentra no diagnóstico e tratamento de condições que afetam as pálpebras, as vias lacrimais, as órbitas (osso que envolve o olho) e as estruturas perioculares (como as sobrancelhas). Seu objetivo é preservar e melhorar a aparência e a função dos olhos e suas estruturas, sendo também conhecida como plástica ocular ou oftalmologia plástica. 

Mas o que essa especialidade trata, afinal? 

Condições tratadas pela Oculoplastia 

O médico oculoplasta tem vital importância na saúde dos olhos, pois somente esse profissional está apto a tratar questões de pálpebras e vias lacrimais com propriedade, já que qualquer alteração nessas áreas pode prejudicar as estruturas oculares. Uma ptose (queda da pálpebra superior), por exemplo, se não for tratada corretamente pode obstruir o eixo da visão e um lagoftalmo (incapacidade de fechar os olhos) pode causar úlcera de córnea.  

De tal forma, um oculoplasta (ou oftalmologista estético) pode tratar diversas condições, seguem alguns exemplos abaixo: 

  • Ptose palpebral: queda da pálpebra superior 
  • Ectrópio: eversão ou inversão da pálpebra 
  • Entrópio: inversão da pálpebra 
  • Tumores palpebrais 
  • Blefarite: inflamação das bordas das pálpebras 
  • Lacrimejamento excessivo ou insuficiente 
  • Trauma ocular e orbital 
  • Anormalidades das vias lacrimais 
  • Distrofias palpebrais 
  • Deslocamento de implante orbitário 
  • Anormalidades do posicionamento das sobrancelhas Xantelasma 

Como é feito o tratamento em Oculoplastia? 

O tratamento envolve uma abordagem personalizada para cada paciente, levando em consideração a sua história médica e a gravidade da sua condição. Alguns tratamentos incluem: 

  • Cirurgia: é muitas vezes necessária para corrigir condições como ptose palpebral, ectrópio e excesso de pele nas pálpebras (blefaroplastia). Realizada pelo oftalmologista estético, a cirurgia pode envolver encurtamento de músculos, reposicionamento de estruturas ou remoção de tumores, entre outras técnicas. A maioria das cirurgias é realizada em regime ambulatorial e com anestesia local ou sedação consciente, permitindo uma recuperação rápida. 
  • Procedimentos não cirúrgicos: para condições como blefarite e distrofias palpebrais podem ser prescritos tratamentos tópicos ou orais, bem como terapia de calor local.  
  • Implante de próteses: para pacientes que tiveram perda de um olho, é possível fazer a colocação de próteses oculares personalizadas que ajudam a restaurar a aparência natural dos olhos. 
  • Tratamento de tumores: o tratamento de tumores palpebrais geralmente envolve a remoção cirúrgica do tumor, seguida de reconstrução das estruturas palpebrais afetadas. 

A oftalmologia é abrangente e tem diferentes especialidades. Assim, não deixe de procurar um profissional para indicar a melhor para sua necessidade. 

 

 

Leia o artigo