Triagem visual: as diretrizes de atenção para a saúde ocular na infância

Responsável por grande parte do desenvolvimento psicomotor do bebê, a visão é uma grande aliada na educação. De acordo com a OMS, anualmente 500 mil crianças ficam cegas, e 80% desses casos poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce. Por isso, a triagem visual é imprescindível para que a visão dos recém-nascidos se desenvolva e ele possa aprender gestos e condutas sociais. Entenda aqui as diretrizes de atenção para a saúde ocular na infância, assim como os equipamentos oftalmológicos a serem utilizados em cada etapa.

Diretrizes de atenção nas diferentes fases da infância

Criado diretamente pelo Ministério da Saúde, as diretrizes de atenção são como um verdadeiro manual de conduta para profissionais do ramo. Confira:

Pré-Natal

Durante o pré-natal, o atendimento se baseia na identificação de situações de risco e intervenção. 

O primeiro passo é a análise da condição em que as crianças estão expostas e que podem afetar a visão dos recém-nascidos, sendo elas: 

> História familiar e gestacional

> Fatores hereditários

> Infecções

> Exposição às drogas

> Medicações

> Fatores nutricionais e metabólicos

Já a intervenção se baseia na orientação aos pais sobre esses diversos fatores e suas consequências, ou o encaminhamento para unidades especializadas em gestação de alto risco.

Neonatal

O atendimento neonatal pode acontecer em três diferentes localidades: a sala de parto, alojamento conjunto e unidade neonatal. Em cada uma a análise deve ser feita de uma forma diferente.

No local do parto, a triagem visual deve ser feita como uma inspeção ocular e anexos (como íris, pupila e córnea).

No alojamento conjunto deve ser feita a inspeção de fatores de risco, a inspeção ocular e o teste do reflexo vermelho, que é realizado com um equipamento oftalmológico chamado oftalmoscópio. 

Já na unidade neonatal é feita apenas a inspeção de fatores de risco.

Crianças de 0 a 3 anos

Nesta idade, o atendimento se baseia na identificação de situações de risco, junto a ela se dá início à análise de história patológica pregressa, sendo estas: 

> Radiação

> Acidentes, traumas e maus-tratos 

> Malformação congênita e síndromes 

> Alterações neurológicas 

> Prematuros 

> Infecções sistêmicas e locais 

É feito também feita a inspeção ocular, anexos e uma avaliação funcional, que buscam identificar se a visão dos recém-nascidos está acompanhando o desenvolvimento natural. Junto a isso também é feito o teste do reflexo vermelho.

Para uma triagem visual mais rápida e completa, o  Spot Vision Screener é um equipamento oftalmológico de alta tecnologia, sendo a opção ideal até para pacientes não cooperativos a partir de seis meses de idade. Basta configurar a máquina e, com até um metro de distância, o exame é feito em segundos.

Crianças de 3 anos e 1 mês a 5 anos

Assim como na fase anterior, para crianças desta faixa etária a triagem visual se baseia em quatro etapas:

> Identificação de situações de risco e de história patológica pregressa

> Avaliação funcional

> Inspeção ocular e anexos 

> Teste com Spot Vision Screener

Crianças de 5 anos e 1 mês a 10 anos

A mesma triagem indicada na etapa anterior se mantém, entretanto um exame de acuidade visual passa a ser feito.

Crianças e adolescentes de 10 anos e 1 mês a menores de 16 anos

Para crianças dessa faixa etária, o mesmo processo de avaliação deve ser feito.

Entender todas as diretrizes pode até parecer um grande desafio, considerando que a visão da criança passa por uma evolução muito rápida e, por isso, os protocolos de atendimento possuem grandes particularidades. 

Mas não há o que se preocupar, com equipamentos oftalmológicos de qualidade, como o Spot Vision Screen todo o processo se torna mais rápido e fácil. Saiba mais sobre o assunto em: 5 dicas para escolher a melhor empresa de equipamentos oftalmológicos e 7 equipamentos oftalmológicos essenciais para o seu consultório.

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Brasileiros não vão ao oftalmologista. Saiba como você pode mudar isso!

Brasileiros não vão ao oftalmologista, a não ser em casos emergenciais. É o que aponta uma recente pesquisa feita pela Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) a nível nacional, com o intuito de entender um pouco melhor o comportamento dos pacientes.  

Os resultados revelam que aproximadamente 47% dos entrevistados vão ao oftalmologista apenas 1 vez por ano, enquanto outros 30% marcam uma consulta apenas quando apresentam algum problema na visão. Um cenário um tanto preocupante, considerando a importância de se fazer consultas oftalmológicas preventivas a fim de detectar quaisquer anomalias ou potenciais causas de cegueira, mas que pode ser revertido, com algumas medidas.  

Estar munido de boas tecnologias oftalmológicas é extremamente importante, mas não basta focar apenas nos equipamentos. É preciso pensar de forma mais abrangente e considerar práticas como:  

 

  • Campanhas de conscientização: Educar a população sobre a importância da saúde ocular e do papel do oftalmologista na prevenção e tratamento de problemas de visão. Neste caso, o profissional pode atuar em lugares nos quais possa se comunicar com seu público-alvo, como escolas, universidades, empresas e comunidades locais. 

 

  • Parcerias com outras instituições de saúde: Trabalhar em conjunto com clínicas, hospitais, postos de saúde e ONGs pode ajudar a aumentar o acesso da população aos serviços e aparelhos oftalmológicos. 

 

  • Consultas populares: Oferecer consultas populares ou descontos para pacientes de baixa renda pode ajudar a tornar o serviço oftalmológico mais acessível para aqueles que não têm condições financeiras de pagar por uma consulta particular. Essa prática é de extrema importância para ajudar no diagnóstico e prevenção de diversas patologias que podem ser a causa da cegueira. 

 

  • Investir em tecnologia e equipamentos: Aparelhos oftalmológicos modernos e tecnológicos podem tornar os exames mais precisos e eficazes, aumentando a confiança dos pacientes no profissional, e reforçando a importância das consultas preventivas. 

 

  • Participação em eventos e feiras de saúde: Esta pode ser uma maneira eficaz de divulgar os serviços oftalmológicos e educar a população sobre a importância da saúde ocular e das consultas e tratamentos preventivos.  

 

  • Utilização de mídias sociais e marketing digital: Utilizar as redes sociais e o marketing digital pode ser uma maneira eficaz de alcançar ao público-alvo e divulgar os serviços oftalmológicos para aqueles que estão mais distantes dos centros urbanos. 

 

É importante reforçar que 75% dos casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados, caso a população tivesse a conscientização necessária para procurar os médicos para exames e tratamento preventivos. Buscar um oftalmo apenas em casos de emergência não é apenas ruim para o paciente, como também para o próprio médico. Por isso, é essencial que os profissionais da área busquem, cada vez mais, colocar em prática essa comunicação direta, além de estarem constantemente atualizados com o que existe de mais tecnológico no mercado da oftalmologia. 

A Advance Vision, empresa do grupo JL Health que atua no setor da saúde desde 2002, traz ao mercado brasileiro plataformas com tecnologia oftalmológica de ponta, facilidade de manuseio e segurança na operação. Para saber mais sobre o portfólio de produtos oferecidos, entre em contato com a equipe comercial 

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Ultraformer III: Inúmeras possibilidades de tratamento e retorno financeiro

A oculoplástica, área da oftalmologia especializada em cuidar dos aspectos funcionais e estéticos dos olhos, chegou ao mercado brasileiro trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais do setor. Com isso, surgem também as tecnologias disponíveis para os possíveis procedimentos, além da importância dos especialistas de se manterem devidamente atualizados em termos de conhecimentos e equipamentos.  

Uma das soluções mais eficazes do ramo, que oferece eficácia e versatilidade nos tratamentos faciais e oculares não invasivos, é o Ultraformer III, comercializado no Brasil pela Advance Vision. Com as informações abaixo, é possível entender melhor as aplicabilidades do equipamento e como ele pode se tornar um item indispensável no portfólio de profissionais que desejam atuar na oftalmologia estética 

Possibilidades de tratamento 

Por se tratar de um equipamento de alta performance, a tecnologia avançada de ultrassom micro e macrofocado do Ultraformer III proporciona a realização de procedimentos de rejuvenescimento e tratamento em diversas áreas do rosto e dos olhos, como:  

  • Rejuvenescimento da Pele: Estimula a produção de colágeno e elastina, minimizando rugas e resultando em uma pele mais firme e tonificada. Ideal para pacientes que desejam um aspecto mais jovem ao redor dos olhos e do rosto. 
  • Levantamento de Sobrancelhas: Para pacientes com sobrancelhas caídas ou flacidez na região frontal, o Ultraformer III realiza o lifting sem cirurgia, promovendo uma aparência mais elevada e rejuvenescida com aspecto natural. 
  • Redução de Bolsas e Olheiras: Por meio do ultrassom focalizado, é possível reduzir o acúmulo de gordura e a pigmentação indesejada ao redor dos olhos, melhorando significativamente a aparência das bolsas e olheiras, diminuindo a aparência de cansaço da qual alguns pacientes se queixam. 
  • Tratamento de Rugas Periorbitais: Com precisão milimétrica, o equipamento pode tratar rugas finas ao redor dos olhos, proporcionando uma aparência naturalmente mais suave e revitalizada. 

Divulgando o portfólio 

Para aproveitar ao máximo os benefícios do Ultraformer III em sua prática na oftalmologia estética, é essencial que haja uma comunicação constante e clara sobre as vantagens e possibilidades que essa tecnologia oferece aos seus pacientes, reforçando a eficácia dos tratamentos e comprovando os resultados esperados. Dentre as muitas estratégias de promoção de portfólio, as principais são: 

  • Campanhas de Marketing: Destaque os tratamentos faciais e oculares disponíveis com o Ultraformer III em suas campanhas de marketing digital e materiais impressos. Aqui, as redes sociais e e-mail marketing entram como um complemento essencial para informar e mostrar aos pacientes os procedimentos não invasivos que sua clínica oferece. 
  • Demonstração e Depoimentos: Os resultados são um dos atrativos mais importantes quando se fala em oftalmologia estética. Por isso, sempre que possível, realize demonstrações do equipamento para os pacientes interessados, e mostre os resultados alcançados em casos reais, além de depoimentos de outros pacientes.  
  • Parcerias Estratégicas: Ter uma carteira de parceiros é essencial para alcançar ainda mais pacientes. Estabelecer parcerias com outros profissionais da área da saúde estética e oftalmológica pode ajudar não apenas na expansão da sua rede de contatos, como amplia o alcance da divulgação dos seus serviços. 
  • Eventos e Workshops: Se mostrar especialista no assunto é um dos pontos mais importantes. Para isso, realize eventos e workshops em sua clínica para educar pacientes e colegas sobre o potencial do Ultraformer III em tratamentos faciais e oculares. Isso demonstra conhecimento não apenas da tecnologia oferecida, como também das tendências do setor. 

Retorno de Investimento 

O Ultraformer III pode ser um dos maiores investimentos para sua clínica oftalmológica, uma vez que a tecnologia de ponta do equipamento e as possibilidades de tratamento vêm atraindo cada vez mais clientes, o que gera um alto potencial de retorno financeiro.  

A diversificação de serviços oferecidos, como tratamentos estéticos não invasivos, pode atrair novos pacientes e fidelizar os já frequentes. Além disso, a satisfação com os resultados obtidos pelo aparelho pode levar a um aumento no número de indicações, contribuindo para o crescimento sustentável de sua prática médica. 

Por isso, comprar um Ultraformer III para sua clínica pode ser um fator decisivo para tornar a sua clínica uma referência na oculoplástica, aumentando não somente o portfólio de procedimentos estéticos, bem como a carteira de pacientes e o retorno do investimento. Para entender melhor os detalhes técnicos do equipamento e suas aplicabilidades, a equipe da Advance Vision está à disposição para ajudar e oferecer um orçamento. Entre em contato! 

 

 

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Entendendo a jornada de um paciente com alta miopia rumo à cirurgia de correção

A alta miopia compromete significativamente a vida de uma pessoa. Isso porque a necessidade do suporte de altos graus em óculos ocorre, em alguns casos, desde a infância. À medida que o paciente cresce, o problema se agrava e exige o aumento do grau das lentes oculares e estruturas mais pesadas no que se refere à armação. Com isso, ao longo dos anos, crianças, jovens e adultos encontram na alta miopia um fator limitante, que impede sonhos pessoais, acadêmicos e profissionais. Assim, parte da vida do indivíduo é deixada de lado, uma vez que a exigência visual é uma das principais em qualquer processo avaliatório. 

Na busca por soluções que permitam uma vida plena, muitos pacientes optam pela cirurgia de correção de miopia. Para isso, a procura por médicos certificados para o procedimento protagoniza um investimento que diversas pessoas planejam fazer para ter de volta a autoestima e a qualidade de vida que a alta miopia tirou. 

A alta miopia e seus prejuízos 

A alta miopia tem como causa aparente alguns fatores genéticos, que tornam o globo ocular mais alongado e as córneas mais curtas. Dessa forma, a luz que entra é refratada à frente da retina e não acima dela, como deveria ser para uma visão plena. Apesar da miopia ser causada principalmente por herança genética, alguns hábitos podem colaborar para o agravamento da situação ocular, como a leitura em ambientes pouco iluminados e um longo período em frente às telas. A alta miopia é considerada em casos em que a alteração da visão ultrapassa os 6 graus de refração, ou, na linguagem médica, 6 dioptrias.  

Por ter causa genética, na maioria das vezes, o paciente começa a perceber os primeiros sinais da miopia ainda na infância. A dificuldade em enxergar de longe costuma se apresentar durante a fase escolar, em que há a necessidade de leitura à distância, por exemplo. À medida que os anos passam, a demanda de desempenho visual aumenta, especialmente nos dias atuais em que as telas predominam as tarefas do cotidiano. Com isso, os graus da miopia também aumentam gradativamente, comprometendo projetos da vida jovem e adulta, como tentar uma profissão que exija certo grau de visão.  

 

Quando o paciente busca por uma cirurgia de correção?  

A cirurgia de correção da alta miopia representa a volta da qualidade de vida e da autoestima das pessoas que sofrem com a doença. Isso porque a alteração visual não limita somente o bem-estar do paciente ao obrigá-lo a usar óculos grossos e pesados desde a infância, mas também o impede de alcançar objetivos pessoais e profissionais. Geralmente, é no momento em que a alta miopia se torna incapacitante que pessoas que sofrem com a doença buscam por uma cirurgia de correção. A qualidade de vida que o procedimento oferece a um indivíduo que sofre com a alta miopia, protagoniza um planejamento e um investimento que muitos pacientes estão dispostos a realizar.  

Até 2020, o implante de lente intraocular ICL Visian não era realizado no Brasil. Atualmente, há mais de 40 médicos certificados no país. No entanto, a busca pelos médicos geralmente acontece após o paciente se familiarizar com o assunto e a cirurgia só pode ser realizada após a estabilização do grau, por volta dos 21 anos. Dessa forma, os interessados passam por uma longa jornada de espera e idas regulares a oftalmologista, que nem sempre estão aptos a realizar a cirurgia de implante de lente intraocular 

 Com isso, quando um paciente chega até um oftamologista certificado na implantação de lentes Evo Visian ICL, ele já possui um certo nível de informação sobre o procedimento. Assim, a certificação para o profissional de oftalmologia o capacita para sanar uma demanda crescente de pacientes preparados para investir numa cirurgia de correção que, para eles, significa uma mudança de vida.  

Oftalmologista, vale a pena investir na certificação para cirurgia de correção de pacientes com alta miopia. A Advance Vision conta com as lentes intraocular EVO Visian ICL. Entre em contato conosco e conheça mais sobre ela. 

1 ano de EVO Visian ICL no Brasil

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