fbpx
Tecnologia
Compartilhe:

7 equipamentos oftalmológicos essenciais para o seu consultório

Postado em 4 de fevereiro de 2020 por advancevision

A tecnologia transformou para sempre a forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo. Na área da saúde, ela tem gerado inúmeros benefícios para médicos e pacientes. Mas, falando especificamente dos profissionais, existe o desafio de manter constante atenção para as tendências em aparelhos,equipamentos oftalmológicos e procedimentos de exames, análises e tratamentos. 

Pensando em você, médico responsável pela saúde dos olhos das pessoas, listamos a seguir os sete equipamentos oftalmológicos essenciais para o bom funcionamento do seu consultório. Inclusive, vale ressaltar que você não precisa adquirir todos. Há empresas que oferecem a locação dos aparelhos.

Aparelhos que todo oftalmologista deve ter:

1. Biomicroscópio ou lâmpada de fenda

Trata-se de um equipamento que alia um microscópio a uma fenda de luz de alta intensidade e é utilizado para avaliar as seguintes estruturas do olho: pálpebra; esclera; conjuntiva; íris; cristalino; e córnea. No momento do exame, o paciente, que fica sentado em uma cadeira, repousa o queixo e a testa em um suporte para garantir que a cabeça fique imóvel.

2. Lensômetro

Utilizado para conferir o grau das lentes de óculos ou contato. É comum vermos esses aparelho em óticas, mas ele também é bastante útil no consultório. Na aquisição, prefira a versão digital, que tem um resultado mais preciso, reduzindo as chances de eventuais erros humanos.

3. Negatoscópio

A estrutura deste aparelho conta com um vidro leitoso, quadrado ou retangular, à frente de uma lâmpada fluorescente por trás. À frente dele, coloca-se a radiografia para que a imagem seja observada com mais clareza pelo oftalmologista.

4. Oftalmoscópio

Equipado com um feixe de luz vermelha permite mapear 30 graus do globo ocular, detectando sinais de doenças importantes, como glaucoma e catarata, além de lesões e tumores na retina. É com ele que os médicos fazem o Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como Teste do Olhinho.

 5. Refrator

Este, sem dúvida, é o equipamento de primeira necessidade de um consultório de oftalmologia, tendo em vista que serve para detectar o grau que o paciente precisa na utilização de óculos ou lentes de contato.

6. Retinógrafo

O retinógrafo é um dos equipamentos oftalmológicos mais modernos e com sistema avançado de mapeamento e avaliação da retina, baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução. Com ele, é possível mapear 130 graus do globo ocular, detectando patologias que afetam o fundo do olho, principalmente as progressivas. O aparelho tem sido utilizado para a realização do Teste Digital do Olhinho, permitindo o diagnóstico de doenças, como Retinopatia de Prematuridade e Retinoplastoma, entre muitas outras.

7. Tonômetro

Utilizado para medir a pressão interna do globo ocular, o tonômetro é muito útil quando há pacientes com suspeita de glaucoma. No mercado, existe a versão portátil, que se destaca pela facilidade na operação, pelo design ergonômico, pelo display ambidestro e pela bateria de longa duração.

Invista em diferencial para sua clínica

O Brasil conta com mais de 16 mil oftalmologistas, sendo que mais da metade deste grupo (57%) se concentra na região Sudeste do País, de acordo com o último censo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Para se diferenciar entre os demais profissionais, o ideal é que o médico invista constantemente na própria especialização e na qualificação do seu time de profissionais, além de oferecer em seu consultório o que há de melhor em tecnologia, tratamento e procedimento. Tudo isso vai agregar valor à saúde do paciente, ao seu negócio e à sua imagem profissional.


Posts Relacionados