Gestão em oftalmologia: como trabalhar a carteira de pacientes

Abrir um consultório na área da oftalmologia demanda muito mais do que equipamentos de última geração e serviços digitais que auxiliem a equipe médica na gestão dos processos. A peça-chave para o sucesso de uma clínica é o paciente, e ele deve estar sempre no centro de todas as decisões a serem tomadas. Afinal de contas, ele é o cliente que garante o funcionamento do negócio e, uma vez que precisa usufruir dos serviços com certa frequência, é essencial que um bom consultório invista em todas as frentes essenciais para fidelizá-lo. 

Para isso, não basta se basear somente em tecnologia e considerar que o consultório já tem tudo o que precisa para evoluir. É preciso pensar do ponto de vista de experiência do usuário e aplicar os conceitos na prática clínica. 

Como fidelizar e manter seus pacientes  

Além das dicas já dadas anteriormente, sobre investir em soluções digitais e softwares que ajudem na gestão oftalmológica do consultório e vão desde prontuários eletrônicos a ferramentas de marketing médico, é preciso pensar na experiência que seu paciente tem do começo ao fim, do agendamento ao retorno. 

Com isso, é importante considerar os diferenciais que vão ajudar o seu consultório a se destacar dentre os demais, como: 

  • Atendimento 

Esse item é um dos mais importantes, e engloba todas as frentes da clínica. Desde a pessoa recepcionista que vai cuidar do agendamento da consulta e recepção do paciente, passando pelo médico e pelos técnicos que operam os aparelhos para fazer exames. Aqui, é sempre importante prezar por um atendimento médico humanizado, e investir em treinamento e qualificação de toda a equipe, visando deixar o paciente confortável e satisfeito do começo ao fim da experiência clínica. 

  • Infraestrutura 

Os equipamentos são de extrema importância, principalmente para médicos oftalmologistas, levando em consideração a complexidade demandada para fazer avaliações e procedimentos cirúrgicos na área dos olhos. Investir em bons aparelhos, que estão com peças e manutenção em dia, faz toda a diferença. É o caso dos equipamentos comercializados pela Advance Vision, empresa brasileira que oferece os mais atualizados dispositivos oftalmológicos do mercado. Além disso, é importante pensar em transformar sua clínica em um ambiente acolhedor e confortável, para que o paciente se sinta sempre à vontade.  

  •  Oferta de serviços 

Aqui, vale pensar nas soluções que facilitam a gestão da oftalmologia, e na possibilidade de expandir as formas de consulta, como é o caso da telemedicina oftalmológica. Desde que foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina em função da pandemia de Covid-19, a modalidade de consultas online passou a ser muito utilizada por diversas pessoas e, hoje, mesmo com a retomada das atividades, a telemedicina se mostra um diferencial muito importante, considerando que nem todos os pacientes podem se deslocar até o consultório. 

Por isso, para captar e fidelizar os seus clientes, é importante colocar em prática, mesmo que aos poucos, cada um dos pontos citados acima. Busque sempre estar por dentro das práticas de experiência do usuário e, claro, das mais recentes novidades em termos de serviços digitais e equipamentos. E, para isso, conte com a equipe da Advance Vision. Entre em contato para saber mais sobre as soluções oftalmológicas disponíveis. 

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Retinopatia diabética: saiba mais sobre essa doença silenciosa que pode ser evitada

A retinopatia diabética é uma das maiores e mais graves complicações para pessoas portadoras de diabetes. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, um milhão de diabéticos perdem a visão pela falta de informação dos riscos que a falta de tratamento adequado para a doença pode trazer.   

Por isso, é de extrema importância que pessoas diagnosticadas com diabetes, principalmente a tipo 2, façam exames oftalmológicos assim que recebem o diagnóstico, a fim de prevenir a deficiência visual e até mesmo a cegueira. A recomendação é que os pacientes tenham acompanhamento constante de um oftalmologista especialista na patologia e que façam os devidos exames, pelo menos, uma vez ao ano.   

E para que o médico esteja apto a diagnosticar e tratar adequadamente a doença, é fundamental que tenha em seu consultório os mais avançados equipamentos oftalmológicos, como o retinógrafo RetCam Envision, que faz fotografias de alta resolução dos olhos, e o facoemulsificador FAROS, plataforma de cirurgias oculares de alto nível. 

Tais ferramentas possibilitam até mesmo prevenção e cuidados da catarata, vitrectomia e glaucoma, doenças que podem ser aceleradas pela retinopatia diabética caso o acompanhamento não seja feito da forma correta e a tempo. Visitas recorrentes ao oftalmo e exames periódicos devem sempre estar no radar dos médicos e pacientes, porque até mesmo pessoas com o diabetes devidamente controlado podem sofrer com estes males.  

Retinopatia diabética: prevenção e tratamento 

Por se tratar de apenas uma das muitas complicações do diabetes, é fundamental que o paciente invista em um estilo de vida saudável por meio da prática de exercícios, alimentação equilibrada e visitas recorrentes aos médicos especialistas.

Dentre os tratamentos disponíveis, no caso de um estágio mais avançado da doença, é recomendada a fotocoagulação retiniana, também conhecida como laser de retina, que “destrói” a parte periférica da retina, mas preserva a região central onde fica o foco da visão. As injeções de anti-angiogênicos também têm demonstrado certa eficácia no tratamento da doença, mas devem ser aplicadas de forma vitalícia, uma vez que o medicamento dura somente um mês dentro do olho.

Dependendo do caso, até mesmo cirurgias devem ser feitas como forma de tratar a retinopatia diabética, mas é importante lembrar que a doença não tem cura. A melhor forma de retardar suas consequências é fazer acompanhamento recorrente com médicos especialistas em cuidados com a catarata, glaucoma e outras doenças, cujos consultórios contam com o auxílio dos melhores equipamentos oftalmológicos, como os da Advance Vision, empresa pertencente ao Grupo JL Health, que atua no setor da saúde desde 2002. 

 

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Ultraformer III: Inúmeras possibilidades de tratamento e retorno financeiro

A oculoplástica, área da oftalmologia especializada em cuidar dos aspectos funcionais e estéticos dos olhos, chegou ao mercado brasileiro trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais do setor. Com isso, surgem também as tecnologias disponíveis para os possíveis procedimentos, além da importância dos especialistas de se manterem devidamente atualizados em termos de conhecimentos e equipamentos.  

Uma das soluções mais eficazes do ramo, que oferece eficácia e versatilidade nos tratamentos faciais e oculares não invasivos, é o Ultraformer III, comercializado no Brasil pela Advance Vision. Com as informações abaixo, é possível entender melhor as aplicabilidades do equipamento e como ele pode se tornar um item indispensável no portfólio de profissionais que desejam atuar na oftalmologia estética 

Possibilidades de tratamento 

Por se tratar de um equipamento de alta performance, a tecnologia avançada de ultrassom micro e macrofocado do Ultraformer III proporciona a realização de procedimentos de rejuvenescimento e tratamento em diversas áreas do rosto e dos olhos, como:  

  • Rejuvenescimento da Pele: Estimula a produção de colágeno e elastina, minimizando rugas e resultando em uma pele mais firme e tonificada. Ideal para pacientes que desejam um aspecto mais jovem ao redor dos olhos e do rosto. 
  • Levantamento de Sobrancelhas: Para pacientes com sobrancelhas caídas ou flacidez na região frontal, o Ultraformer III realiza o lifting sem cirurgia, promovendo uma aparência mais elevada e rejuvenescida com aspecto natural. 
  • Redução de Bolsas e Olheiras: Por meio do ultrassom focalizado, é possível reduzir o acúmulo de gordura e a pigmentação indesejada ao redor dos olhos, melhorando significativamente a aparência das bolsas e olheiras, diminuindo a aparência de cansaço da qual alguns pacientes se queixam. 
  • Tratamento de Rugas Periorbitais: Com precisão milimétrica, o equipamento pode tratar rugas finas ao redor dos olhos, proporcionando uma aparência naturalmente mais suave e revitalizada. 

Divulgando o portfólio 

Para aproveitar ao máximo os benefícios do Ultraformer III em sua prática na oftalmologia estética, é essencial que haja uma comunicação constante e clara sobre as vantagens e possibilidades que essa tecnologia oferece aos seus pacientes, reforçando a eficácia dos tratamentos e comprovando os resultados esperados. Dentre as muitas estratégias de promoção de portfólio, as principais são: 

  • Campanhas de Marketing: Destaque os tratamentos faciais e oculares disponíveis com o Ultraformer III em suas campanhas de marketing digital e materiais impressos. Aqui, as redes sociais e e-mail marketing entram como um complemento essencial para informar e mostrar aos pacientes os procedimentos não invasivos que sua clínica oferece. 
  • Demonstração e Depoimentos: Os resultados são um dos atrativos mais importantes quando se fala em oftalmologia estética. Por isso, sempre que possível, realize demonstrações do equipamento para os pacientes interessados, e mostre os resultados alcançados em casos reais, além de depoimentos de outros pacientes.  
  • Parcerias Estratégicas: Ter uma carteira de parceiros é essencial para alcançar ainda mais pacientes. Estabelecer parcerias com outros profissionais da área da saúde estética e oftalmológica pode ajudar não apenas na expansão da sua rede de contatos, como amplia o alcance da divulgação dos seus serviços. 
  • Eventos e Workshops: Se mostrar especialista no assunto é um dos pontos mais importantes. Para isso, realize eventos e workshops em sua clínica para educar pacientes e colegas sobre o potencial do Ultraformer III em tratamentos faciais e oculares. Isso demonstra conhecimento não apenas da tecnologia oferecida, como também das tendências do setor. 

Retorno de Investimento 

O Ultraformer III pode ser um dos maiores investimentos para sua clínica oftalmológica, uma vez que a tecnologia de ponta do equipamento e as possibilidades de tratamento vêm atraindo cada vez mais clientes, o que gera um alto potencial de retorno financeiro.  

A diversificação de serviços oferecidos, como tratamentos estéticos não invasivos, pode atrair novos pacientes e fidelizar os já frequentes. Além disso, a satisfação com os resultados obtidos pelo aparelho pode levar a um aumento no número de indicações, contribuindo para o crescimento sustentável de sua prática médica. 

Por isso, comprar um Ultraformer III para sua clínica pode ser um fator decisivo para tornar a sua clínica uma referência na oculoplástica, aumentando não somente o portfólio de procedimentos estéticos, bem como a carteira de pacientes e o retorno do investimento. Para entender melhor os detalhes técnicos do equipamento e suas aplicabilidades, a equipe da Advance Vision está à disposição para ajudar e oferecer um orçamento. Entre em contato! 

 

 

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Gestão em oftalmologia: saiba o que vem por aí!

Com as constantes transformações digitais que vêm ocorrendo nos mais diversos setores, o da saúde não poderia ficar de fora. São inúmeras as possibilidades de soluções automatizadas e softwares que otimizam a gestão da clínica e facilitam a vida dos profissionais da área. E isso vale para todas as especialidades da medicina. 

A gestão em oftalmologia, por exemplo, chega para ajudar os médicos da especialidade no que diz respeito aos desafios cotidianos da clínica, e que vão muito além da operação e manutenção dos equipamentos oftalmológicos. Muitos especialistas se deparam com problemas em acessar sua própria agenda ou no processo de agendamento, o que poderia ser facilmente resolvido com uma agenda médica digital e um prontuário eletrônico que, além de permitir a prescrição médica de forma digitalizada, ainda armazena imagens e outros arquivos, facilitando o acesso ao histórico do paciente.  

O relacionamento com clientes e pacientes também é uma dificuldade, uma vez que a maior parte dos contatos são feitos manualmente pelas secretárias e/ou outras pessoas da equipe. Ferramentas de marketing médico, que fornecem soluções via WhatsApp, SMS e e-mail são ótimas alternativas, porque facilitam o controle de agendamento e confirmação de consultas, e acabam se tornando um diferencial. Confira a seguir algumas dicas de como começar uma clínica de oftalmologia e oferecer a melhor experiência em termos de atendimento: 

Equipamentos oftalmológicos 

Invista em aparelhos atuais e, de preferência, novos, para minimizar gastos e possíveis problemas com manutenção. Tenha sempre à disposição ferramentas que possibilitem os principais procedimentos cirúrgicos, como de catarata, glaucoma e vitrectomia. É o caso das plataformas OS4, CataRhex 3 e FAROS, comercializadas no Brasil pela Advance Vision, empresa especializada em equipamentos de última geração.  

Gestão da oftalmologia 

Um bom consultório vai além dos aparelhos dos quais dispõe. Tão importante quanto estar munido dos melhores equipamentos é ter ao alcance as soluções digitais que vão facilitar seu dia a dia e ajudar na rotina da clínica. Além das alternativas já citadas, de agenda médica digital, prontuário eletrônico e marketing médico, também é possível fazer toda a gestão financeira com o que existe de mais atual no mercado. A MedBanking, da Medsystems, é uma solução financeira que ajuda a centralizar as operações, oferece pagamentos em mais parcelas e redução de taxas, além de simplificar a gestão do fluxo de caixa. Tudo isso sem burocracia.  

Múltiplas especialidades 

A oftalmologia é um campo da medicina com diversas especialidades, cada qual para lidar com algumas das complexidades em torno da anatomia dos olhos. Essas áreas se dividem de acordo com a região do olho, como Segmento Anterior, que abrange doenças da córnea, como catarata, glaucoma, dentre outras; Segmento Posterior, que engloba patologias como degeneração macular, retinopatia diabética, descolamento de retina; e Plástica e Vias Lacrimais, que trata de doenças e anormalidades nas pálpebras e sistema lacrimal. Isso significa que nem sempre um oftalmo vai ter todas as especialidades e, por isso, montar uma clínica em conjunto com outros profissionais pode ser um diferencial ainda maior, trazendo a possibilidade do paciente poder transitar entre um especialista e outro sem nenhum desgaste, além de proporcionar mais agilidade em acessar o histórico dele quando necessário. 

Para entender mais sobre todas as soluções, entre em contato com as equipes comerciais da Advance Vision e da Medsystems e transforme agora mesmo sua clínica dermatológica.  

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