Entenda como cuidar da sua visão depois da cirurgia de correção com lentes intraoculares

Pacientes com alto grau de miopia, cada vez mais, têm optado pela cirurgia de correção com lentes intraoculares, em substituição aos tradicionais óculos e lentes de contato ou mesmo às tecnologias de cirurgia à laser.

Dentre outras vantagens, as lentes intraoculares (LIO) não precisam ser trocadas para o resto da vida e o paciente, geralmente, estará com a visão perfeita em poucos dias.

A seguir, vamos esclarecer alguns pontos sobre as lentes implantáveis. Contudo, é sempre bom lembrar que o implante intraocular não é para qualquer um e há restrições específicas, como não ter alteração no grau nos últimos 6 meses. Isso é importante recordar, porque a miopia aumenta!

A partir de quantos graus de miopia posso fazer cirurgia de correção refrativa?

As lentes implantáveis são recomendáveis às pessoas com moderado e alto grau de miopia,  e para pacientes que não podem ser operadas por laser. Mas isso deve ser analisado caso a caso. Por isso, não deixe de consultar um médico oftalmologista.

EVO Visian ICL™: Nova geração de Lentes Intraoculares

Desde 2020, no Brasil, já temos à disposição tecnologia exclusiva e de ponta no ramo de lentes implantáveis intraoculares. Trata-se da EVO Visian ICL™.

As lentes ICL são implantadas sem a remoção do cristalino do olho, o que é comumente o processo das lentes implantáveis de catarata, por exemplo. Também não há desgaste da córnea como acontece nos procedimentos à laser.

Outra grande diferença é a opção de reverter o procedimento através de um explante, cujo procedimento é rápido e indolor e permite que o paciente possa atualizar as lentes ou tratar outros problemas de visão ao longo da vida.

E mais: para a maior segurança dos pacientes, os médicos que trabalham com as lentes ICL são todos treinados e certificados.

Como é o pós-operatório do implante das lentes ICL?

Outro ponto de atenção de todo paciente que busca uma operação corretiva é o pós-operatório. É comum notícias alarmantes de que maus cuidados possam levar a problemas sérios e até mesmo perda da visão.

Porém, podemos nos tranquilizar com relação às lentes implantáveis, especialmente a EVO Visian ICL. Em geral, o procedimento é rápido e indolor e a recuperação se dá em poucos dias.

No entanto, sempre são necessários cuidados específicos e uma atitude de prevenção para uma boa e completa recuperação.

Vamos listar alguns itens importantes:

– Evitar apertar e coçar os olhos;
– Esforços físicos moderados poderão retornar em 3 dias;
– Não forçar a visão nos 3 primeiros dias;
– Retorno ao trabalho é possível em 2 a 4 dias;
– Evite esporte de contato nos 15 primeiros dias;
– Fazer o acompanhamento com o médico oftalmologista;
– Entrar em contato em caso de qualquer desconforto;
– Usar óculos de sol nos primeiros dias para maior proteção.

Quais cuidados tomar com as novas lentes intraoculares?

No caso das lentes ICL Visian, como é feita de material biocompatível e flexível, nenhum cuidado com a lente especificamente é necessário, além dos cuidados naturais do pós-operatório. Como o material tem uma durabilidade muito maior do que a vida média das pessoas, o mesmo não requer manutenção e deve durar por toda a vida.

 

É possível evitar a progressão do Ceratocone?

Posts Relacionados

Capa do artigo
Quanto custa a cirurgia para miopia?

Quanto custa a cirurgia de miopia é a dúvida que certamente permeia a mente das pessoas que visam realizá-la em algum momento. Porém, isso varia bastante conforme o cirurgião e procedimento escolhido. Antes de tudo, é preciso passar por uma avaliação e realizar os exames necessários para entender de forma criteriosa se há indicação.  

Uma vez identificada a possibilidade de realização, é fundamental conhecer todas as opções. Afinal, nem sempre o menor investimento traz a solução mais adequada para o paciente. 

Analise o custo x benefício 

A cirurgia para correção de miopia mais popular atualmente é a realizada a laser, Lasik e PRK. É feita por um elevado número de profissionais e trata-se de um procedimento rápido, com mínimo downtime e baixo custo se comparado a outros procedimentos. Além disso, é coberta por alguns planos de saúde, o que facilita o acesso de um grupo maior de pacientes. No entanto, é importante atentar-se a pontos negativos provenientes dessa cirurgia. 

Um alto número de pacientes que realizaram cirurgia refrativa a laser relata sofrer de síndrome do olho seco depois do procedimento, halos ao redor de luzes, dor, sensibilidade à luz e dificuldade de enxergar à noite. Outra desvantagem é que a cirurgia não é reversível e pode ser que nem todo o grau seja completamente corrigido, gerando a necessidade de voltar a usar óculos com o passar dos anos devido a outros problemas oculares que não existiam quando a cirurgia foi realizada, como hipermetropia.  

Além disso, a cirurgia refrativa a laser possui contraindicações. Ou seja, não é indicada para qualquer pessoa que sofra de miopia ou astigmatismo. Também não é ideal para pacientes com ceratocone, pessoas acima de certo grau de miopia, com alta pressão ocular, entre outras contraindicações. 

Uma alternativa para contornar todos esses pontos de atenção é a escolha de um outro procedimento, a correção de miopia com lentes intraoculares, como é o caso da ICL. Esse procedimento garante mais de 90% de satisfação entre os pacientes e entrega um resultado mais efetivo e superior ao conquistado com a cirurgia convencional a laser, que muitas vezes não é possível em pacientes de alto grau. 

A cirurgia para correção de miopia com lentes intraoculares é também de rápida realização, fácil recuperação e tem como principal diferencial corrigir o grau por completo, além de durar toda a vida do paciente e ser reversível, caso o paciente queira ou tenha a indicação. Outro ponto de destaque é que pode ser realizada por um amplo número de pessoas com miopia, incluindo aquelas com ceratocone e alto grau de miopia. Ainda, não foram identificados efeitos colaterais com a implantação das lentes ICL.  

Devido à inovação que apresenta, esse procedimento acaba tendo um custo mais elevado. Porém, a médio prazo entrega um melhor custo x benefício. Confira aqui vídeos com a opinião de pacientes que optaram pela correção de miopia com lentes intraoculares. 

Assim, saber quanto custa a cirurgia de miopia vai além do valor pago. A análise dos riscos e benefícios é fundamental para chegar à melhor resposta conforme suas necessidades. 

Consulte um profissional 

É importante consultar um oftalmologista certificado para saber mais sobre o procedimento e realizar todos os exames necessários.  

A cirurgia para correção de miopia com lente intraocular pode ser feita por pessoas de 21 a 60 anos que possuem cristalino. Sua aplicação pode corrigir a visão de pacientes com grau de dioptria entre -6 e -18.

Leia o artigo
Capa do artigo
Por que você deveria medir a pressão dos seus olhos?

O exame de pressão ocular, que também é conhecido como Curva de Pressão ocular, é um exame médico que mede a pressão intraocular do paciente. Uma alta pressão está ligada ao Glaucoma, uma doença que é considerada a segunda maior causa de perda de visão no mundo.

Diferente de outras disfunções oculares, como a alta miopia, uma pressão alta nos olhos não possui sintomas imediatos, sendo esses demonstrados muitas vezes só quando algum outro problema decorrente desta anomalia se manifesta. Por isso, este exame é uma arma importante na prevenção contra a perda de visão.

Como o exame de pressão ocular pode ajudar a prevenir a perda de visão

A pressão intraocular é a forma como a medicina mede a taxa de produção e eliminação de humor aquoso, um líquido encontrado no interior dos nossos olhos. A produção e eliminação deste líquido devem estar em equilíbrio uma com a outra, do contrário ocorre um acúmulo do humor aquoso dentro do olho. Este acúmulo é o que ocasiona a pressão intraocular alta.

O exame de pressão ocular é geralmente feito com a ajuda de um instrumento chamado tonômetro. O aparelho sopra ar no olho do paciente e analisa os efeitos para realizar a medição. É um procedimento simples e indolor, mas deve ser realizado de 2 a 3 vezes no mesmo dia, em horários diferentes.

A pressão intraocular alta pode levar ao desenvolvimento do glaucoma, que por sua vez pode causar a perda de visão. A pressão alta dos olhos também pode ser sinal de outras condições, como diabetes, hipertensão arterial, anemia falciforme, alta miopia, trauma ocular, sangramento, tumor ocular, obstrução dos dutos de drenagem do olho e inflamações.

Dada esta relação entre a pressão intraocular e inúmeras disfunções do olho, a realização periódica do exame é uma ótima maneira de cuidar da saúde da sua visão.

A importância da pressão intraocular para pessoas com implantes

A medição da pressão dos olhos é especialmente importante para pacientes que passaram por procedimentos de implantes intraoculares.

Para pacientes que realizaram a cirurgia de catarata, sabe-se que uma das possíveis complicações causadas pela mesma é o aumento da pressão intraocular. Por isso é importante a realização do exame de pressão nos olhos para o acompanhamento pós-cirúrgico.

O mesmo se aplica para aqueles que realizaram implantes para a correção de alta miopia, pois esta também é uma possível complicação do procedimento. As Lentes EVO Visian ICL são desenvolvidas de maneira que minimiza o risco desta complicação ocorrer, mas ainda assim é recomendado o monitoramento da pressão intraocular após o procedimento.

Em ambos os casos, o aumento da pressão dentro do olho pode levar à perda de visão caso não seja tratado propriamente. Por isso, vale reforçar a importância dos exames e do acompanhamento médico. 

Converse com o seu oftalmologista sobre os exames de pressão intraocular

Ter exames médicos em dia é uma boa prática para a saúde geral do corpo, e para os olhos não é diferente. Infelizmente, muitas pessoas não realizam este exame tão importante, por falta de conhecimento ou pela ausência inicial de sintomas da condição.

Este exame simples pode te salvar de doenças como o glaucoma, e prevenir a perda de visão, por isso não deixe de conversar sobre o seu médico oftalmologista sobre ele.

É possível evitar a progressão do Ceratocone?

Leia o artigo
Capa do artigo
Glaucoma infantil: uma condição rara, mas grave, que pode levar a danos permanentes na visão se não for tratada precocemente

 

 Ouvir falar em glaucoma pode não ser uma novidade para você. Mas e glaucoma infantil, já escutou algo sobre isso? Apesar de ser mais popular por acometer adultos, o glaucoma é uma doença ocular que também pode afetar as crianças. 

Embora raro, o glaucoma infantil é uma condição séria que pode levar a danos permanentes na visão caso não seja tratada precocemente. Assim, é de suma importância que pais ou responsáveis estejam cientes de seus sintomas e causas para garantir um diagnóstico e tratamento o quanto antes. 

Conheça as causas 

Quando nenhuma causa específica para o Glaucoma é identificada, a condição é denominada como “glaucoma primário.” Já quando é resultado de um trauma ocular ou de uma doença sistêmica, é chamado de “glaucoma secundário.”  

O glaucoma infantil, especificamente, pode ser causado por um aumento na pressão intraocular, que é a pressão dentro do olho. Esse fato pode ser causado por um bloqueio no sistema de drenagem do olho, o que pode levar a danos no nervo óptico e perda de visão. A doença também pode ser congênita, o que significa que a criança nasce com a condição, ou se desenvolver mais tarde na infância.  

A maioria dos casos de glaucoma na infância é primário, congênito (presente desde o nascimento) ou infantil (desenvolvido entre 1 e 24 meses de idade). É mais comum que as crianças sejam diagnosticadas nos três primeiros anos de vida. Ainda, alguns casos de glaucoma primário podem ter um componente genético, mas a maioria ocorre em famílias sem histórico de glaucoma congênito. 

Sintomas 

Os sintomas do glaucoma infantil podem ser difíceis de detectar, especialmente em crianças pequenas. Por isso, conhecer os sintomas é bastante relevante para verificar o sinal de alerta. Alguns deles são: 

  • Olhos inchados ou lacrimejantes 
  • Sensibilidade à luz (fotofobia) 
  • Dificuldade para acompanhar objetos em movimento 
  • Dificuldade em ver objetos à distância 
  • Mudanças na aparência do olho, como aumento do tamanho ou embaçamento da córnea 

Tratamento do glaucoma infantil 

O tratamento do glaucoma infantil dependerá da causa subjacente e da gravidade da condição. Em alguns casos, pode ser necessário usar colírios ou outros medicamentos para diminuir a pressão intraocular. Em situações mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para criar um novo sistema de drenagem para o olho. A análise de um oftalmologista indicará o melhor caminho a ser seguido. 

Se o glaucoma infantil não for tratado precocemente, pode levar a danos permanentes na visão. É importante que pais e responsáveis levem seus pequenos a exames oftalmológicos de forma regular para evitar casos mais graves dessa e tantas outras doenças. 

Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de preservar a visão da criança. Atente-se a possíveis sinais e não deixe de consultar um médico oftalmologista sempre que preciso. 

 

Leia o artigo