Glaucoma infantil: uma condição rara, mas grave, que pode levar a danos permanentes na visão se não for tratada precocemente

 

 Ouvir falar em glaucoma pode não ser uma novidade para você. Mas e glaucoma infantil, já escutou algo sobre isso? Apesar de ser mais popular por acometer adultos, o glaucoma é uma doença ocular que também pode afetar as crianças. 

Embora raro, o glaucoma infantil é uma condição séria que pode levar a danos permanentes na visão caso não seja tratada precocemente. Assim, é de suma importância que pais ou responsáveis estejam cientes de seus sintomas e causas para garantir um diagnóstico e tratamento o quanto antes. 

Conheça as causas 

Quando nenhuma causa específica para o Glaucoma é identificada, a condição é denominada como “glaucoma primário.” Já quando é resultado de um trauma ocular ou de uma doença sistêmica, é chamado de “glaucoma secundário.”  

O glaucoma infantil, especificamente, pode ser causado por um aumento na pressão intraocular, que é a pressão dentro do olho. Esse fato pode ser causado por um bloqueio no sistema de drenagem do olho, o que pode levar a danos no nervo óptico e perda de visão. A doença também pode ser congênita, o que significa que a criança nasce com a condição, ou se desenvolver mais tarde na infância.  

A maioria dos casos de glaucoma na infância é primário, congênito (presente desde o nascimento) ou infantil (desenvolvido entre 1 e 24 meses de idade). É mais comum que as crianças sejam diagnosticadas nos três primeiros anos de vida. Ainda, alguns casos de glaucoma primário podem ter um componente genético, mas a maioria ocorre em famílias sem histórico de glaucoma congênito. 

Sintomas 

Os sintomas do glaucoma infantil podem ser difíceis de detectar, especialmente em crianças pequenas. Por isso, conhecer os sintomas é bastante relevante para verificar o sinal de alerta. Alguns deles são: 

  • Olhos inchados ou lacrimejantes 
  • Sensibilidade à luz (fotofobia) 
  • Dificuldade para acompanhar objetos em movimento 
  • Dificuldade em ver objetos à distância 
  • Mudanças na aparência do olho, como aumento do tamanho ou embaçamento da córnea 

Tratamento do glaucoma infantil 

O tratamento do glaucoma infantil dependerá da causa subjacente e da gravidade da condição. Em alguns casos, pode ser necessário usar colírios ou outros medicamentos para diminuir a pressão intraocular. Em situações mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para criar um novo sistema de drenagem para o olho. A análise de um oftalmologista indicará o melhor caminho a ser seguido. 

Se o glaucoma infantil não for tratado precocemente, pode levar a danos permanentes na visão. É importante que pais e responsáveis levem seus pequenos a exames oftalmológicos de forma regular para evitar casos mais graves dessa e tantas outras doenças. 

Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de preservar a visão da criança. Atente-se a possíveis sinais e não deixe de consultar um médico oftalmologista sempre que preciso. 

 

Posts Relacionados

Capa do artigo
Lentes para correção de miopia têm validade?

A correção de alta miopia com lente intraocular é uma realidade que chegou para oferecer novas possibilidades para quem sofre com altos graus de miopia. 

Mas afinal, do que se trata uma cirurgia de correção de alta miopia com lente intraocular?

Com o avanço do uso de telas, foi percebido pela OMS um aumento significativo em míopes e alto-míopes, isso porque os nossos hábitos atuais lesam a saúde ocular e ocasionam o aumento gradativo da miopia. Em casos de graus de miopia muito altos, a pessoa pode inclusive ter perda de visão significativa, descolamento de retina e outros problemas graves.

Algumas lentes intraoculares, como é o caso da EVO Visian ICL, podem ser a solução definitiva do problema de altos graus de miopia, que não é candidato a nenhum outro tipo de cirurgia refrativa, como Lasers.

Como é feita a Cirurgia com a ICL?

A cirurgia para a correção de alta miopia com lente intraocular com EVO Visian ICL é feita através de uma micro incisão na córnea, implantando a  lente atrás da íris. Ela é feita de Collamer®, um material exclusivo e biocompatível, o  que diminui a quase zero as chances de rejeição ou catarata ocasionada pela cirurgia.

A recuperação é rápida e não há nenhum tipo de perda de material córneo durante todo o processo cirúrgico, o que torna a correção de alta miopia com lente intraocular um processo extremamente seguro e com resultados superiores a outros tipos de procedimentos oculares.

Pós-cirúrgico

Apesar de todos os prós da correção de alta miopia com lente intraocular com EVO Visian ICL, um dos maiores diferenciais é realmente o seu pós-cirúrgico.

Depois da cirurgia de implante de uma EVO Visian ICL, o paciente pode perceber uma melhora quase imediata da visão, em muitos casos revertendo altos graus de miopia dispensando totalmente ou quase completamente o uso dos óculos.

Mas não apenas isso, as lentes de correção de miopia EVO VISIAN ICL não possuem validade, ou seja, uma vez feita a cirurgia não é necessário retirar ou trocar as lentes. elas podem ser usadas por toda a vida. Porém, se a miopia aumentar ou, caso o paciente desenvolva algum outro tipo de doença ocular que necessite a retirada das lentes, o explante de uma EVO Visian ICL é feita de forma tão segura quanto o implante, diferente de outras cirurgias que mudam permanentemente a estrutura da córnea.

Essa é uma solução de inovação para uma grande gama de pessoas com alto graus de miopia e que não tinham um tratamento eficaz e seguro até o momento.

É possível evitar a progressão do Ceratocone?

Leia o artigo
Capa do artigo
Tecnologia para cirurgia de catarata. Em qual investir?

Montar um consultório e comprar equipamentos oftalmológicos não são tarefas baratas, principalmente levando em consideração a tecnologia dos aparelhos para performar procedimentos complexos nas áreas dos olhos, como a cirurgia de catarata, por exemplo. 

Muitos especialistas, com o intuito de economizar no investimento, acabam buscando por aparelhos usados, mas esse é o famoso clichê do “barato que sai caro”, uma vez que os equipamentos, nem sempre, estão em bom estado. Soma-se a isso o fato de que algumas peças podem estar fora de linha quando a manutenção é necessária, e o que parecia ser um bom negócio acaba virando uma grande dor de cabeça. 

Por isso, mesmo que demande um pouco mais do orçamento, é fundamental investir em aparelhos novos cuja tecnologia, peças e insumos não se tornem obsoletos com o passar do tempo, o que acaba gerando economia para a atualização e até mesmo manutenção. Bons exemplos são os comercializados pela Advance Vision, cujas peças, geralmente, são mantidas pelos fabricantes, independente das novas versões de aparelhos. 

Para a cirurgia de catarata, por exemplo, a empresa disponibiliza ao mercado três tipos de equipamentos, cada qual com suas especificidades para se adaptar às necessidades do médico e ajudar na gestão oftalmológica do consultório.

Qual equipamento oftalmológico comprar para seu consultório?

FAROS: Dispositivo multifuncional e de fácil utilização, foi desenvolvido para cirurgias oftalmológicas de alto nível e precisão dos segmentos anterior e posterior, sendo facilmente operável pelos médicos.  

CartaRhex: Sua principal característica é a portabilidade, já que pode ser transportada para fora do consultório, para realizar cirurgias com segurança em qualquer lugar.  

Os dois equipamentos funcionam de formas muito similares para a cirurgia de catarata: além de fácil manuseio, contam com um painel de controle intuitivo, bomba SPEEP, tecnologia easyPhaco, monitoramento apurado do fluxo com bomba peristáltica, dentre outras características que possibilitam procedimentos muito mais seguros e ágeis.   

OS4: Considerada a próxima geração das cirurgias oftalmológicas, é a mais completa plataforma comercializada pela Advance Vision. É um equipamento all-in-one, que possibilita o procedimento de cirurgias de catarata, vitrectomia e glaucoma com mais segurança, qualidade e precisão, porque conta com uma interface mais intuitiva e um sistema muito mais preciso. Além de ser sem fio, o que facilita seu transporte, possui sistema exclusivo de 3 bombas, é intuitivamente inteligente e possibilita um trabalho muito mais confortável com seu pedal versátil e sem fio.  

Para entender melhor qual o aparelho mais adequado às suas necessidades e saber sobre possibilidades e condições de pagamento, entre em contato com o time da Advance Vision pelo telefone ou formulário presentes aqui no site, na página Fale Conosco 

Leia o artigo
Capa do artigo
Conheça as opções de cirurgia para correção de alta miopia

Se você tem alta miopia ou astigmatismo é possível que você já tenha se perguntado se pode fazer uma cirurgia para correção. A visão é uma questão de bem-estar, mas a correção da miopia com óculos ou lentes de contato pode deixar de ser vantajosa quando avaliada a longo prazo. Além do mais, o mercado brasileiro oferece diferentes tipos de cirurgia, com opções seguras e satisfatórias. Veja quais são.

Os diferentes tipos de cirurgia: correção da miopia com lente intraocular ou laser

Lentes Visian ICL

Com mais de 20 anos no mercado mundial , a Visian ICL é uma opção de cirurgia de correção da miopia com lentes intra oculares. Ela está presente em 75 países e possui uma alta taxa de satisfação, considerando que 99,4% dos pacientes escolheriam implantar novamente a ICL. 

A miopia pode ser  resolvida  através de uma simples cirurgia  com  a implantação  de uma lente  dentro do  olho, muito semelhante a uma lente de contato,  preservando a córnea, que é a principal lente do nosso olho ,  além  da estética, por ser invisível. O procedimento é seguro, comprovado através de diversos estudos clínicos e possui um tempo rápido de recuperação por não ter efeitos colaterais.

A EVO Visian ICL possui resultados considerados muito satisfatórios relacionados com a  qualidade de visão,  tornando-a mais nítida , transparente , melhorando inclusive a visão noturna. 

Por se tratar de um procedimento adicional,  o procedimento pode ser  reversível, ou seja,  a lente pode ser removida, caso haja novas tecnologias no  futuro,

Lente Artisan 

No âmbito da correção de miopia com lentes, a artisan também é uma opção conhecida no mercado brasileiro. Desenvolvida na Holanda e com mais de 20 anos de pesquisa, ela é uma lente intraocular para pacientes de alta miopia.

A sua execução é rápida e corrige em média 80 a 90% do grau. Ela é uma cirurgia segura e reversível e, assim como a ICL, ela não danifica a córnea e não necessita da remoção do cristalino. Seu pós operatório é considerado lento mas ele é indolor. 

A lente Artisan, entretanto, é visível, o que pode incomodar a alguns pacientes.

Lasik

Uma das opções mais conhecidas para correção da miopia com lentes, o  Lasik é realizado através do uso de laser, remodelando e removendo tecido  corneano. 

A cirurgia com Lasik é irreversível , visto que ocorre a remoção de tecido corneano .

PRK

PRK é uma das cirurgias mais comuns no mercado nacional. Ela é feita através do uso de laser, que atua na correção da curvatura da córnea. Assim como a cirurgia Lasik, o PRK apresenta bons resultados na definição de visão, contraste e claridade, já a visão noturna pouco mais de 16% dos pacientes reportam redução. 

Seu período de recuperação leva em média uma semana. 

É necessário ter em mente que esta cirurgia possui algumas restrições quanto à realização de outros procedimentos na córnea, pois o tecido corneano retirado não pode ser substituído, o que significa também que este é um procedimento não reversível.

A realização de uma cirurgia para correção de alta miopia pode trazer diversos benefícios para o seu bem-estar, por isso, caso você ainda tenha dúvidas quanto à melhor opção para o seu caso, leia também: Pergunte ao especialista: 5 questões que todo alto míope deve fazer ao seu médico.

 

Leia o artigo