A saúde dos olhos precisa ser uma preocupação de todas as pessoas porque, muitas vezes, hábitos que parecem inofensivos, podem gerar alta miopia e são os grandes responsáveis por problemas mais sérios e doenças graves na visão, como o Ceratocone, por exemplo.
Responsável pela refração, a córnea, camada mais externa do globo ocular, tem como principal função concentrar a maior parte da luz que entra nos olhos e ajudar a formar a imagem na retina com foco e nitidez. Porém, em pessoas com Ceratocone (anomalia ocular que atinge a córnea e causa uma deformidade progressiva) é como se a córnea ficasse pontuda e adotasse mais a forma de um cone. Essa alteração distorce a entrada de luz, o que provoca uma confusão e irregularidade de imagens.
Os principais sintomas da doença são: sensibilidade à luz e desfoque leve da visão. Porém, à medida que a córnea se torna mais irregular, a enfermidade impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de miopia progressiva e um astigmatismo irregular, criando problemas adicionais como a visão completamente distorcida e embaçada, podendo causar inclusive alta miopia.
Mas, você sabe quais são os fatores que causam a doença? Bom, é difícil apontar a causa exata, mas hábitos que podem parecer inofensivos são um dos grandes vilões que causam danos na visão, como o Ceratocone, no médio e longo prazo. Coçar ou esfregar o olho com frequência, e o mau uso de lentes de contato estão na lista das contra indicações.
Mau uso das lentes de contato pode provocar problemas na visão
O olho é a parte exposta mais frágil do corpo, por isso, deve ser protegido com todos os cuidados. Se usadas da maneira errada, as lentes podem inflamar os olhos e levar a alterações oculares como o Ceratocone. Muita gente costuma ainda dormir com as lentes ou usar o produto vencido. Ou seja, hábitos completamente prejudiciais, pois essas práticas, assim como a falta de higiene do produto, colaboram para a proliferação de bactérias e podem causar infecção na córnea.
Por isso, para evitar qualquer tipo de infecção ocular, o usuário com alta miopia e que precisa recorrer às lentes de contato, por exemplo, deve estar atento às recomendações do oftalmologista com relação ao uso, limpeza e manutenção das lentes, ou até mesmo, investir em um método mais moderno e que seja indicado tanto para a correção de alta miopia quanto para prevenir esses tipos de complicações.
Aposte na cirurgia de lente intraocular
O implante de Lente Intraocular ICL é uma opção moderna, segura e confortável quando comparado às lentes rígidas, que causam desconforto e baixo índice de aceitação entre os pacientes com algum erro refrativo como a alta miopia.
Ótima opção para corrigir a visão e ainda evitar danos à córnea, o implante de lente intraocular EVO Visian ICL é uma opção eficaz para corrigir erros de refração como alta miopia e astigmatismo, e é minimamente invasiva e rápida. Sendo indicada principalmente para quem tem a córnea fina ou deseja fazer uma correção de alta miopia.
Indicada para corrigir erros refrativos, como a alta miopia, e podendo ser feito em quem tem a córnea mais fina, o procedimento traz taxa de satisfação de 99,4% dos pacientes. Por não remover o tecido corneano, também é uma cirurgia que preserva os olhos, evitando problemas como a Síndrome dos Olhos Secos, distorções na visão, ou desdobramentos ainda piores, como problemas na córnea.
Outro ponto fundamental, é que o implante de lente intraocular é totalmente reversível, possibilita a remoção completa. Converse com um oftalmologista certificado e garanta qualidade de vida e excelentes resultados!