33 mil casos de crianças
com perda de visão

Esse é o número que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia registra anualmente no país, e quase um terço desses problemas podem ser prevenidos e tratados quando diagnosticados precocemente.

Com uma incidência tão alta de enfermidades oftálmicas, comparado a outras patologias detectáveis em recém-nascidos, é essencial avaliar os olhos de todos os bebês para evitar complicações na visão e garantir a oportunidade de um tratamento adequado das doenças oculares.

Uma visão perfeita está diretamente relacionada ao aprendizado e saúde intelectual do seu filho e filha.

A visão é o principal sentido, responsável por 83% do desenvolvimento psicomotor do bebê. Por isso, é tão importante cuidar da saúde ocular desde os primeiros dias de vida do recém-nascido.

Porque todo recém-nascido merece uma visão perfeita

Assim como o Teste do Pezinho, quando um bebê nasce, ainda no hospital, é realizado o Teste de Reflexo Vermelho (TRV) nos olhinhos da criança. Ele realiza a primeira triagem ocular. Coloca-se uma luz na pupila dos olhos do recém-nascido para verificar se o reflexo vermelho está presente. Em ambos os olhos, ele é realizado sem dilatação e avalia o segmento anterior do olho.

Muito além de problemas na visão. Um diagnóstico completo da saúde ocular para o tratamento de futuras anomalias.

Porém, esse teste aplicado hoje no Brasil não consegue inspecionar o fundo de olho. Patologias mais graves podem estar presentes no segmento posterior do olho. Uma avaliação completa do olho pode inclusive predizer e encaminhar para um diagnóstico precoce de doenças neurológicas.

O Teste Digital do Olhinho complementa a avaliação do TRV, pois avalia o segmento posterior, através de imagens fotográficas de alta resolução.

Teste do Olhinho Cliança
Teste do Olhinho Cliança

O que dizem
os especialistas

Icone de Aspas

Faço o uso da RetCam desde o ano 2000. O equipamento me auxilia na documentação de bebês para o diagnóstico precoce, indicação de tratamentos e acompanhamento das doenças de retina. Essa documentação também é fundamental para o ensino de médicos e residentes.

Dra. Nilva Moraes - Oftalmologista e professora do Setor de Retina e Vítreo da UNIFESP/EPM

 
Olho

Ficou interessado e quer saber mais? Fale conosco.

Entenda porque vale a pena realizar o Teste Digital do Olhinho

O RetCam detecta enfermidades oculares como:

Como funciona o teste

Com alta precisão, o Teste Digital do Olhinho é minimamente invasivo e realiza um mapeamento e avaliação da retina baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução, o que permite diagnósticos precisos das mais diversas patologias oculares.

Para realizá-lo, a pupila é dilatada com o uso de um colírio específico. Posteriormente, aplicamos um gel de interface entre o olhinho e a lente acoplada a câmera.

A câmera de alta resolução do RetCam, considerado um retinógrafo de última geração, captura as imagens e as amplia em um monitor, onde é possível ajustar brilho, contraste e equilíbrio de cores, permitindo que o diagnóstico oftalmológico seja feito de forma rápida e com incomparável precisão.

As imagens são armazenadas no aparelho e podem ser gravadas em CD, HD externo, impressas ou enviadas eletronicamente, no caso do acompanhamento médico ser feito à distância. Isso facilita a interação com centros especializados e troca de informações entre os profissionais da área.

O aparelho facilita o trabalho dos oftalmologistas, pois os exames podem ser feitos com o paciente deitado, tornando-o ideal para exame em crianças, recém-nascidos e inclusive em bebês prematuros. O aparelho oferece total mobilidade para o médico.

CONHEÇA O RETCAM FAZER COTAÇÃO
Teste do Olhinho Como Funciona