Saiba como exercícios físicos podem prevenir problemas de visão

Estudos recentes têm comprovado que exercícios físicos são benéficos também para a saúde dos olhos, inclusive na possibilidade de prevenir miopia e sua progressão e ainda doenças como o glaucoma. 

A primeira e talvez principal razão do porquê exercícios físicos contribuam com uma visão saudável é a prevenção da diabetes por meio do controle do nível glicêmico (nível de açúcar no sangue). Esta doença, que é a grande vilã da visão, é a maior causa de cegueira no mundo.

E qual a receita para o controle desta doença para que se possa evitar a cegueira? Se você pensou em alimentação equilibrada e prática de atividade física, acertou em cheio. 

A degeneração macular, que é uma outra grande causadora de cegueira em potencial, especialmente em pessoas idosas,  pode ser evitada com a simples adoção de um estilo de vida saudável, incluindo atividade física regular. 

Tipos de atividades físicas benéficas para saúde ocular

Especialistas apontam que pedalada, caminhadas, danças, hidroginástica, entre outros exercícios leves, se adotados com regularidade, podem levar a ter grandes benefícios para a saúde, inclusive a visual. A musculação também é válida para manter a saúde ocular em dia. 

Mas não exagere: práticas muito intensas de esportes como futebol, basquete, vôlei e outros, principalmente quando se é amador, podem levar a lesões graves, como descolamento de retina . 

É possível prevenir miopia com exercícios físicos?

A miopia ou sua progressão é um dos únicos erros refrativos que podem ser prevenidos. Não se sabe exatamente a razão disso. Especialistas acreditam que pode se tratar do fato do cristalino do olho, responsável pelo foco, se acostumar a focar corretamente.

Dentro disso, as atividades ao ar livre são grandes aliadas na prevenção de miopia ou de sua progressão. Estudos recentes conduzidos na China demonstraram que crianças que praticavam ao menos 40 minutos de atividades ao ar livre tiveram 23% menos chance de desenvolver miopia. 

Isto pode ser explicado, pelo fato de que, ao ar-livre, temos tendência a focar em maiores distâncias por mais tempo e a movimentar mais os olhos. Também cumpre um papel importante a luz natural, que tem participação relevante no desenvolvimento do globo ocular. 

Telas são vilãs da saúde dos olhos?

Alguns especialistas já chegaram a relacionar o uso excessivo de telas e eletrônicos a ter como consequência maior esforço para focar de perto o que, em tese, pode levar ao aparecimento de miopia. Associada a isso há também indícios de que a luz azul artificial possa contribuir no mesmo sentido. 

Pelo sim e pelo não, existem também exercícios apenas com os olhos que podem ajudar a prevenir miopia. São dicas simples que não precisamos movimentar nada mais que os olhos. Confira:

– Regra do 20-20: Para cada 20 minutos de exposição à luz azul, dar 20 segundos de pausa olhando para um objeto a 6 metros de distância e piscar várias vezes.
– Mudança de foco: Usando um objeto de referência a uma média distância, “force” o olho a focar e desfocar o objeto.
– Movimentação em diversos sentidos: Faça um 8 com o movimento do olho, depois movimente na diagonal, para cima e para baixo e de um lado para o outro, fazendo algumas repetições de cada.

O cuidado com a saúde do olhos não deve ser negligenciado. Além de adotar os exercícios físicos como parte da sua rotina de prevenção, visite um oftalmologista regularmente. 

 

É possível evitar a progressão do Ceratocone?

Posts Relacionados

Capa do artigo
Entenda porquê a catarata é um problema comum

Um diagnóstico de catarata pode assustar. Por isso, neste texto, trazemos informações relevantes sobre a doença para que você possa entender melhor o que é, que tipos de lente para catarata existem, se a cirurgia de catarata é simples, entre outros.  

Devemos ressaltar que, em todo caso, a indicação é sempre ir ao oftalmologista, fazer acompanhamento regular e buscar o tratamento já nos primeiros sinais.  

O que é catarata? 

A catarata é uma doença comum, que costuma se desenvolver após os 60 anos, mas também pode ser congênita e se manifestar já em bebês recém-nascidos. Trata-se do desgaste do cristalino do olho, que é a nossa lente natural, causando sua opacificação. Existem diferentes tipos de lente para catarata, que devem ser implatandas e cada uma tem sua especificação. 

 

Por que a catarata é mais comum após os 60 anos? 

Por se tratar de um desgaste natural de uma das partes internas do olho, ela tende a se manifestar mais comumente após os 60 anos, o que não significa que todas as pessoas a partir dessa idade receberão este diagnóstico. 

Existem hábitos ou doenças que possam acelerar seu aparecimento? 

Sim. A cirurgia de catarata é simples e, por isso, muitas pessoas não se preocupam com prevenção. Mas, o uso de colírios com corticoides, sem prescrição médica, por exemplo, pode causar aparecimento de catarata. Não só isso, o diabetes sem controle, além de traumas, exposição excessiva à radiação e inflamações também podem acelerar o aparecimento doença ocular. 

Quais são os sintomas da catarata? 

 Os sintomas mais comuns são a dificuldade de focar e a vista embaçada. Mas é comum também a sensibilidade à luz, vista duplicada e distorções. Quando o estágio da catarata já é avançado, o paciente poderá enxergar apenas vultos e sombras ou até mesmo evoluir para a cegueira.  

É necessário ficar atento quanto a dificuldade para dirigir, caminhar e realizar outras atividades cotidianas. Em geral o paciente dirá que tem dificuldade de fazer trabalhos minuciosos, como costurar, ler e também poderá relatar quedas.  

 A partir de quando é recomendável fazer a operação? 

 A cirurgia de catarata é simples, portanto pode ser feita em qualquer idade. O momento exato deve ser definido pelo seu oftalmologista e, geralmente é feita quando compromete a qualidade de vida do paciente.  

A cirurgia é rápida, simples e feita apenas com anestesia local. No cristalino opaco será inserida uma lente intraocular. A lente correta deve ser definida pelo oftalmologista de acordo com a necessidade do paciente, já que existem vários tipos de lente para catarata. 

 Até quando depois do diagnóstico é preciso operar? 

Uma vez diagnosticada deve ser tratada com a operação o quanto antes. Hoje em dia, não é necessário mais o período de amadurecimento. Inclusive, há riscos maiores em pessoas que operam em estágios avançados. 

Todos as pessoas com catarata podem operar? 

Sim. No entanto, deve-se fazer o acompanhamento médico e observar as doenças crônicas, tais como diabetes e hipertensão, que devem estar sob controle para a realização do procedimento de implante da lente intraocular, substituindo o cristalino acometido. 

Quais as consequências que a catarata não operada pode causar? 

Uma das consequências mais graves da catarata é a cegueira. Inclusive, a catarata é uma das maiores causas de cegueira no mundo, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Contudo, mesmo a cegueira provocada pela catarata é reversível, pois a substituição do cristalino por uma lente, corrigirá completamente a visão. 

Leia o artigo
Capa do artigo
Lentes para correção de miopia têm validade?

A correção de alta miopia com lente intraocular é uma realidade que chegou para oferecer novas possibilidades para quem sofre com altos graus de miopia. 

Mas afinal, do que se trata uma cirurgia de correção de alta miopia com lente intraocular?

Com o avanço do uso de telas, foi percebido pela OMS um aumento significativo em míopes e alto-míopes, isso porque os nossos hábitos atuais lesam a saúde ocular e ocasionam o aumento gradativo da miopia. Em casos de graus de miopia muito altos, a pessoa pode inclusive ter perda de visão significativa, descolamento de retina e outros problemas graves.

Algumas lentes intraoculares, como é o caso da EVO Visian ICL, podem ser a solução definitiva do problema de altos graus de miopia, que não é candidato a nenhum outro tipo de cirurgia refrativa, como Lasers.

Como é feita a Cirurgia com a ICL?

A cirurgia para a correção de alta miopia com lente intraocular com EVO Visian ICL é feita através de uma micro incisão na córnea, implantando a  lente atrás da íris. Ela é feita de Collamer®, um material exclusivo e biocompatível, o  que diminui a quase zero as chances de rejeição ou catarata ocasionada pela cirurgia.

A recuperação é rápida e não há nenhum tipo de perda de material córneo durante todo o processo cirúrgico, o que torna a correção de alta miopia com lente intraocular um processo extremamente seguro e com resultados superiores a outros tipos de procedimentos oculares.

Pós-cirúrgico

Apesar de todos os prós da correção de alta miopia com lente intraocular com EVO Visian ICL, um dos maiores diferenciais é realmente o seu pós-cirúrgico.

Depois da cirurgia de implante de uma EVO Visian ICL, o paciente pode perceber uma melhora quase imediata da visão, em muitos casos revertendo altos graus de miopia dispensando totalmente ou quase completamente o uso dos óculos.

Mas não apenas isso, as lentes de correção de miopia EVO VISIAN ICL não possuem validade, ou seja, uma vez feita a cirurgia não é necessário retirar ou trocar as lentes. elas podem ser usadas por toda a vida. Porém, se a miopia aumentar ou, caso o paciente desenvolva algum outro tipo de doença ocular que necessite a retirada das lentes, o explante de uma EVO Visian ICL é feita de forma tão segura quanto o implante, diferente de outras cirurgias que mudam permanentemente a estrutura da córnea.

Essa é uma solução de inovação para uma grande gama de pessoas com alto graus de miopia e que não tinham um tratamento eficaz e seguro até o momento.

É possível evitar a progressão do Ceratocone?

Leia o artigo
Capa do artigo
Tecnologia para cirurgia de catarata. Em qual investir?

Montar um consultório e comprar equipamentos oftalmológicos não são tarefas baratas, principalmente levando em consideração a tecnologia dos aparelhos para performar procedimentos complexos nas áreas dos olhos, como a cirurgia de catarata, por exemplo. 

Muitos especialistas, com o intuito de economizar no investimento, acabam buscando por aparelhos usados, mas esse é o famoso clichê do “barato que sai caro”, uma vez que os equipamentos, nem sempre, estão em bom estado. Soma-se a isso o fato de que algumas peças podem estar fora de linha quando a manutenção é necessária, e o que parecia ser um bom negócio acaba virando uma grande dor de cabeça. 

Por isso, mesmo que demande um pouco mais do orçamento, é fundamental investir em aparelhos novos cuja tecnologia, peças e insumos não se tornem obsoletos com o passar do tempo, o que acaba gerando economia para a atualização e até mesmo manutenção. Bons exemplos são os comercializados pela Advance Vision, cujas peças, geralmente, são mantidas pelos fabricantes, independente das novas versões de aparelhos. 

Para a cirurgia de catarata, por exemplo, a empresa disponibiliza ao mercado três tipos de equipamentos, cada qual com suas especificidades para se adaptar às necessidades do médico e ajudar na gestão oftalmológica do consultório.

Qual equipamento oftalmológico comprar para seu consultório?

FAROS: Dispositivo multifuncional e de fácil utilização, foi desenvolvido para cirurgias oftalmológicas de alto nível e precisão dos segmentos anterior e posterior, sendo facilmente operável pelos médicos.  

CartaRhex: Sua principal característica é a portabilidade, já que pode ser transportada para fora do consultório, para realizar cirurgias com segurança em qualquer lugar.  

Os dois equipamentos funcionam de formas muito similares para a cirurgia de catarata: além de fácil manuseio, contam com um painel de controle intuitivo, bomba SPEEP, tecnologia easyPhaco, monitoramento apurado do fluxo com bomba peristáltica, dentre outras características que possibilitam procedimentos muito mais seguros e ágeis.   

OS4: Considerada a próxima geração das cirurgias oftalmológicas, é a mais completa plataforma comercializada pela Advance Vision. É um equipamento all-in-one, que possibilita o procedimento de cirurgias de catarata, vitrectomia e glaucoma com mais segurança, qualidade e precisão, porque conta com uma interface mais intuitiva e um sistema muito mais preciso. Além de ser sem fio, o que facilita seu transporte, possui sistema exclusivo de 3 bombas, é intuitivamente inteligente e possibilita um trabalho muito mais confortável com seu pedal versátil e sem fio.  

Para entender melhor qual o aparelho mais adequado às suas necessidades e saber sobre possibilidades e condições de pagamento, entre em contato com o time da Advance Vision pelo telefone ou formulário presentes aqui no site, na página Fale Conosco 

Leia o artigo