Listamos as perguntas mais frequentes dos pacientes sobre implantação de lente intraocular

A implantação da lente intraocular ICL, assim como qualquer outra cirurgia que envolve a área da visão, gera muitas dúvidas.  Apesar de 99,4% dos pacientes estarem satisfeitos com a implantação das lentes EVO VISIAN ICL, o método é novo, em comparação a mais conhecida cirurgia a laser.  

Por isso, listamos aqui perguntas frequentes sobre a implantação da lente intraocular EVO VISIAL ICL com o objetivo de apoiar os profissionais para esclarecer as principais dúvidas dos pacientes.  

1 – Quem é o paciente ideal? 

O implante da lente intraocular ICL, apesar de ser bem simples e com recuperação rápida, existem algumas particularidades quando o assunto é paciente ideal. A primeira delas é que o paciente não tenha Catarata, por isso, a indicação fica para pessoas entre 21 anos, quando a miopia tende a estabilizar, e 60 anos, quando a Catarata costuma aparecer. Além disso, é necessário que a somatória das ametropias seja de 6 graus, sendo que a lente intraocular ICL não corrige hipermetropia.  

Além disso, durante os exames pedidos pelo Oftalmologista, também será averiguado as condições anatômicas do olho para que o implante seja possível.  

2 – Por que eu devo escolher a lente intraocular ao invés do procedimento a laser 

Para quem tem a córnea muito fina ou um grau de miopia muito alto, ou seja, não pode realizar a cirurgia a laser, a lente intraocular ICL é a indicada. Isso porque nesse procedimento a nova lente é implantada atrás da íris, sem mexer no cristalino do olho e sem desgastar a córnea – o que é feito na cirurgia a laser que corrige miopia.   

3 – Do que é feita a lente EVO Visian ICL?  

O material da lente é o Collamer, usado exclusivamente pela STAAR Surgical. O nome é uma combinação entre “colágeno” e “polímero”. Entre outras vantagens, as lentes são biocompatíveis, feitas para ficar naturalmente em harmonia com o olho, proporcionam também, proteção UV enquanto a luz visível passa por ele inalterada. 

4 – A lente pode ser rejeitada pelo organismo? 

Por ser biocompatível, a lente intraocular ICL é completamente aceita pelo corpo, o que evita que exista rejeição. O seu material exclusivo Collamer e o furo no centro da lente, que permite que o humor aquoso flua normalmente, faz com que o corpo não reconheça as lentes como um corpo estranho.  

Além disso, por ser colocada entre a Íris e o Cristalino, não existe risco da lente intraocular poder se deslocar depois de implantada. 

5 – Qualquer médico pode realizar o procedimento?  

Prezamos sempre pela segurança do paciente. Portanto, o médico que realiza a cirurgia para correção da visão com a EVO Visian ICL precisa ser certificado.  Esse é um dos grandes diferenciais da implantação de lente intraocular ICL. 

São três etapas para garantir que o profissional consiga implantar a lente de forma segura: um curso teórico, wet lab e acompanhamento cirúrgico de quatro olhos. Em todas as etapas do processo o médico é acompanhado por um profissional “proctor” da Advance Vision, certificado pelo fabricante STAAR. Clique aqui para saber como se certificar. 

6 – Por que a cirurgia é mais cara que os outros procedimentos? 

As lentes EVO Visian ICL são uma tecnologia exclusiva e apresentam uma solução superior na correção da miopia. Com a escolha da lente intraocular ICL, o paciente consegue corrigir até altos graus de miopia, pode inclusive aposentar de vez os óculos, e ainda escolhe por uma tecnologia biocompatível e explantável, que não altera a fisiologia do olho. Mas não só, ela também pode ser feita sob medida para se adequar a particularidade do olho de cada paciente. Por esses motivos, a lente pode ter um custo de aquisição mais alto, mas diminui expressivamente seus investimentos em lentes, óculos e outros procedimentos de correção de miopia ao longo da vida. É um investimento em qualidade de vida.  

7 – Só pessoas mais velhas podem colocar a lente intraocular?  

A cirurgia pode ser realizada em pacientes de 21 a 60 anos de idade. É preciso que o médico avalie cada um especificamente. Há algumas restrições claras, como ser necessário que o paciente não tenha alteração no grau, durante um período mínimo de 6 meses.   

8 – Como é o pós-operatório?  

Como qualquer pós operatório é preciso ter alguns cuidados. Para ter uma boa evolução depois da cirurgia é preciso seguir as orientações estabelecidas pelo oftalmologista. O retorno para as atividades diárias é indicado de 2 a 4 dias depois. Uma das recomendações mais importantes é evitar apertar e coçar os olhos. Se houver qualquer desconforto, é preciso entrar em contato com o médico.  

9 – Vou sentir algum incômodo ou dor por conta do implante? 

O incômodo pós-operatório é mínimo. Como não é necessário sutura, já que o implante é feito por um corte microscópico na córnea, além de não alterar a fisiologia do olho, a recuperação completa se dá em menos de 15 dias, sendo que o desconforto pode durar por algumas horas ou até 2 dias.  

10 – A lente intraocular pode se deslocar depois de implantada 

Uma dúvida comum é se a lente intraocular pode se deslocar depois de implantada, e a resposta é não. Após a finalização da cirurgia, o médico posiciona a lente na região que ficará por todo o tempo. Ela poderá ser explantada caso haja necessidade ou desejo por parte do paciente, mas não por se deslocar. 

11 – O implante dá algum efeito colateral?  

Nenhum. O implante não gera outras aberrações, nem mesmo catarata. Além disso, ela não é visível a olho nú e nem gera qualquer tipo de incômodo ou percepção depois de implantada. Esse é um dos pontos principais de diferenciação entre o Laser e o Implante das lentes ICL, pois ela não gera olho seco, reflexos de luz, mosquitinhos na visão e outros efeitos comuns nas cirurgias de desgaste da córnea.  

Posts Relacionados

Capa do artigo
Íris Artificial para correção de Aniridia

A Aniridia, distúrbio ocular associado a fatores genéticos ou causado por acidente, afeta uma pessoa a cada 50 a 100 mil nascimentos considerando a população geral. Ela se dá pela má formação da íris, o que faz com que seja um pequeno anel de tecido iriano de tamanho variável, deixando a pupila bem maior que o normal. 

Apesar de sua baixa incidência e de não ser presença comum nos consultórios, a doença afeta de forma intensa a rotina dos pacientes diagnosticados, comprometendo a qualidade de vida.  

Além de prejudicar a visão, causa também desconforto estético nos pacientes, que ficam com a aparência dos olhos diferente de um órgão sem o distúrbio. 

Como ajudar paciente diagnosticados com Aniridia? 

Como sabe, existem alternativas para amenizar os danos gerados pela doença, como o uso de colírios em caso de glaucoma motivado por ela, mas não há cura. Entretanto, temos uma boa notícia para você e seus pacientes em relação ao tratamento para Aniridia. 

Em maio de 2018, foi aprovada a venda da primeira íris sintética para uso em adultos e crianças com Aniridia congênita ou defeitos da íris relacionados a outras condições. Pensando em ajudar essas pessoas, a Advance trouxe essa solução para o Brasil!  

Trata-se da Íris Artificial Humanoptics, produto exclusivo no mundo e disponível agora para seus pacientes. 

Você já conhece essa inovação? Caso não, apresentaremos para você! 

Íris Artificial Humanoptics 

O implante de íris artificial é a opção ideal para casos de Aniridia total ou parcial e promove uma grande mudança na vida dos pacientes que sofrem os danos causados pela ausência da íris, seja algo congênito ou devido a algum acidente. 

Feita de um silicone altamente biocompatível e flexível, viabiliza uma variedade de métodos de implantes de acordo com as condições específicas do olho afetado e pode ser combinada com quase todos os modelos de lentes intraoculares.  

Com esse tratamento para Aniridia, o paciente pode voltar a usar os olhos para atividades normais no dia seguinte após a cirurgia. ​E dentre os resultados está a redução da sensibilidade à luz, com diminuição de fenômenos fóticos, aumento da sensibilidade ao contraste e eliminação de defeitos de transiluminação. 

Atualmente, a Advance disponibiliza dois modelos de Íris Artificial Humanoptics: 

  • Íris Artificial Select: disponível nas cores azul, verde e castanho em três diferentes graduações (claro, médio e escuro) 
  • Íris Artificial Standard: disponível na cor castanho em três tons diferentes (claro médio e escuro) 

Quem pode receber a íris artificial? 

Para a aplicação da íris artificial é preciso ter a partir de 21 anos e necessariamente passar pela cirurgia de catarata antes do procedimento. Não há contraindicações e o pós-operatório consiste em repouso físico de 7 a 10 dias para retomada das atividades normais e de aproximadamente 30 dias para recuperação visual perfeita.
 

Certifique-se! 

O procedimento para implante de íris artificial deve ser feito por profissional certificado. A certificação, que visa atender os mais altos critérios de capacitação clínica, é feita pela Humanoptics de forma online, com a disponibilização de material de apoio.  

Ao participar da certificação, você terá acesso à ampla e detalhada base de informações clínicas relacionadas à inovação, como estudos científicos, técnicas de aplicação e vídeos de cirurgias. Após concluir o curso, receberá um número de certificado, necessário para prosseguir com pedidos da íris artificial. 

Para se certificar, clique aqui 

Importante!

O implante não é um recurso para mudança de cor da íris ou uso estético. Destacamos que não existe no mercado técnica para tal que seja recomendada. 

Quer ajudar seus pacientes no tratamento da Aniridia? Fale conosco 

Leia o artigo
Capa do artigo
Tecnologia para cirurgia de catarata. Em qual investir?

Montar um consultório e comprar equipamentos oftalmológicos não são tarefas baratas, principalmente levando em consideração a tecnologia dos aparelhos para performar procedimentos complexos nas áreas dos olhos, como a cirurgia de catarata, por exemplo. 

Muitos especialistas, com o intuito de economizar no investimento, acabam buscando por aparelhos usados, mas esse é o famoso clichê do “barato que sai caro”, uma vez que os equipamentos, nem sempre, estão em bom estado. Soma-se a isso o fato de que algumas peças podem estar fora de linha quando a manutenção é necessária, e o que parecia ser um bom negócio acaba virando uma grande dor de cabeça. 

Por isso, mesmo que demande um pouco mais do orçamento, é fundamental investir em aparelhos novos cuja tecnologia, peças e insumos não se tornem obsoletos com o passar do tempo, o que acaba gerando economia para a atualização e até mesmo manutenção. Bons exemplos são os comercializados pela Advance Vision, cujas peças, geralmente, são mantidas pelos fabricantes, independente das novas versões de aparelhos. 

Para a cirurgia de catarata, por exemplo, a empresa disponibiliza ao mercado três tipos de equipamentos, cada qual com suas especificidades para se adaptar às necessidades do médico e ajudar na gestão oftalmológica do consultório.

Qual equipamento oftalmológico comprar para seu consultório?

FAROS: Dispositivo multifuncional e de fácil utilização, foi desenvolvido para cirurgias oftalmológicas de alto nível e precisão dos segmentos anterior e posterior, sendo facilmente operável pelos médicos.  

CartaRhex: Sua principal característica é a portabilidade, já que pode ser transportada para fora do consultório, para realizar cirurgias com segurança em qualquer lugar.  

Os dois equipamentos funcionam de formas muito similares para a cirurgia de catarata: além de fácil manuseio, contam com um painel de controle intuitivo, bomba SPEEP, tecnologia easyPhaco, monitoramento apurado do fluxo com bomba peristáltica, dentre outras características que possibilitam procedimentos muito mais seguros e ágeis.   

OS4: Considerada a próxima geração das cirurgias oftalmológicas, é a mais completa plataforma comercializada pela Advance Vision. É um equipamento all-in-one, que possibilita o procedimento de cirurgias de catarata, vitrectomia e glaucoma com mais segurança, qualidade e precisão, porque conta com uma interface mais intuitiva e um sistema muito mais preciso. Além de ser sem fio, o que facilita seu transporte, possui sistema exclusivo de 3 bombas, é intuitivamente inteligente e possibilita um trabalho muito mais confortável com seu pedal versátil e sem fio.  

Para entender melhor qual o aparelho mais adequado às suas necessidades e saber sobre possibilidades e condições de pagamento, entre em contato com o time da Advance Vision pelo telefone ou formulário presentes aqui no site, na página Fale Conosco 

Leia o artigo
Capa do artigo
Plus America: A revolução das lentes para catarata

A catarata é uma doença ocular que atinge cerca de 25% dos brasileiros com 50 anos ou mais, o que significa, aproximadamente, 14 milhões de pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos no Brasil por ano, o que representa um ponto de atenção não apenas para os especialistas, como também para a população, que deve sempre buscar se prevenir por meio de consultas e exames preliminares. 

Apesar disso, as inovações tecnológicas têm aumentado as possibilidades de tratamento da patologia, oferecendo soluções cada vez mais eficazes. Uma delas é a Plus America, uma nova categoria de lentes intraoculares premium, fabricadas e processadas com matéria-prima 100% americana, sendo uma das melhores opções do mercado para catarata. Além do ótimo custo-benefício, essas lentes são uma excelente alternativa que chega ao mercado brasileiro pela Advance Vision e oferece resultados excepcionais.  

Por que escolher Plus America? 

Sua ampla variedade de aplicações permite um tratamento muito mais eficaz, uma vez que a lente se adequa aos mais diversos estágios da catarata. Além disso, por serem feitas de material hidrofílico amigável à água, são de fácil manuseio, o que torna a injeção nos olhos muito mais fluida. Dentre as opções de lente para catarata, a linha de lentes Plus America é uma escolha confiável para os oftalmologistas que buscam oferecer aos seus pacientes resultados superiores e uma melhor qualidade de vida. Suas principais características são:  

  • Qualidade comprovada: As lentes, cujo processo de fabricação se inicia nos Estados Unidos e é finalizado no Brasil, são projetadas por meio das ferramentas mais avançadas da engenharia óptica e mecânica, e feitas com insumos norte-americanos de qualidade. Isso garante a confiabilidade e eficácia do produto, proporcionando resultados superiores para os pacientes. 
  • Custo-benefício: A linha Plus America se destaca no mercado brasileiro por oferecer uma ótima relação custo-benefício. A lente é sinônimo de alta qualidade a preços competitivos, o que faz dela uma opção acessível para os pacientes. 
  • Variedade de opções: Cada paciente é único e possui necessidades específicas, e é por isso que a Plus America oferece inúmeras opções de lente para catarata, permitindo que o especialista escolha a melhor opção para cada caso, de acordo com as características e expectativas do paciente. 
  • Suporte técnico: A equipe da Advance Vision está sempre à disposição para oferecer suporte técnico e auxiliar os profissionais em todas as etapas, desde a escolha da lente adequada ao pós-operatório. O nosso compromisso é garantir o sucesso de seus procedimentos cirúrgicos, com a segurança e conforto que os pacientes merecem. 

Benefícios para os pacientes 

  • Maior nitidez e clareza visual: As lentes Plus America são projetadas para proporcionar uma visão mais nítida e clara, permitindo que os pacientes voltem a realizar suas atividades diárias com maior conforto e segurança. 
  • Redução do uso de óculos: Dependendo do tipo de lente escolhida e do distúrbio visual, alguns pacientes podem experimentar uma diminuição significativa da dependência de óculos após a cirurgia de catarata. Mas é importante estar atento às particularidades de cada um e entender como as lentes ajudam nos problemas preexistentes além da catarata. 
  • Maior qualidade de vida: Com a recuperação da visão comprometida pela catarata, os pacientes conseguem desfrutar de uma melhor qualidade de vida, retomando suas atividades sociais, profissionais e de lazer com mais confiança

A Plus America é líder quando se fala em qualidade de lentes para catarata, o que faz dela um produto essencial no portfólio dos oftalmologistas que querem oferecer uma alternativa segura, eficaz e com ótimo custo-benefício aos pacientes. No Brasil, a Plus America é comercializada pela Advance Vision, empresa do Grupo JL Health que atua no setor da saúde desde 2002. Para saber mais sobre as lentes e como elas podem potencializar os resultados da cirurgia de catarata, entre em contato com a equipe comercial da Advance Vision. 

 

 

 

Leia o artigo