ICL: Por que comprar? Qual o procedimento?

O mercado oftalmológico, principalmente no ramo de cirurgia para correção de visão com lente corretiva teve grandes mudanças e cada vez mais é necessário que especialistas estejam preparados para as novidades na área. 

Assim como o mercado em geral, ao longo de 20 anos de experiência, a lente intraocular ICL também passou por diversas modificações para melhor atender ao paciente, sendo hoje uma das grandes apostas em cirurgia de miopia com lente intraocular entre os especialistas do mundo inteiro. 

Presente em mais de 75 países e com mais de 1 milhão de implantes realizados, é uma opção inovadora, segura e com taxa de satisfação de 99,4% para a cirurgia de correção da visão

Porém, para estar apto a realizar esse procedimento, é necessário obter a certificação ICL, além de haver uma série de fatores que precisam ser considerados pelo médico, como insumos, materiais e precificação. Confira cada item!

Antes de tudo, certificação! 

A cirurgia para correção da visão com a lente intraocular ICL  só pode ser realizada por cirurgiões certificados com alto padrão de qualidade. Ou seja, para ser considerado apto é necessário solicitar um treinamento diretamente com a Advance Vision, para conseguir a certificação exigida para a realização da cirurgia de miopia com lente intraocular

O treinamento, que deve ser agendado com 15 dias de antecedência, se baseia em um curso teórico, web lat e acompanhamento cirúrgico do procedimento em 4 olhos. Esses processos são realizados por um profissional “proctor” da Advance Vision, certificado pelo fabricante STAAR, que irá acompanhar todas as etapas junto ao médico, dando as instruções necessárias para que a lente corretiva seja implantada de forma certa.

Além de garantir um maior preparo para o médico cirurgião, a certificação obrigatória também torna o procedimento mais seguro para os pacientes que optarem pela lente intraocular ICL. 

Insumos e importações de materiais

Ao realizar procedimentos com a lente intraocular ICL, o médico precisa possuir alguns insumos e materiais cirúrgicos, além de ser necessária a importação desse tipo de lente corretiva para a realização da cirurgia. As lentes tóricas possuem prazo de 30 dias para a entrega. 

Insumos e materiais, como metilcelulose 2%, BSS, seringas e cânula são necessários para o procedimento. Também é indispensável o uso de manipulador e pinça de carregamento frontal cirúrgica. Quanto aos acessórios, há o êmbolo de ponta e cartucho, que fazem parte da própria lente, e o injetor da ICL que pode ser reutilizado por aproximadamente 10 vezes. 

 

Tecnologia Inovadora

A lente intraocular ICL possibilitou ao mercado oftalmológico mais opções de tratamentos, onde os médicos podem ampliar suas indicações na recomendação de cirurgias para correção da visão. Feita de Collamer, um material de lente biocompatível exclusivo da STAAR® Surgical, que contém colágeno; a lente foi projetada para estar em harmonia com os olhos.

Com as propriedades exclusivas do Collamer, ela não modifica estruturas oculares, minimiza inflamações, halos e reações celulares, e promove proteção UV, protegendo os olhos na luz do dia. 

Outro grande diferencial da lente corretiva EVO Visian ICL é a sua performance noturna. Enquanto pacientes reportaram uma redução expressiva na visão noturna após cirurgia LASIK ou PRK, as lentes intraoculares ICL apresentam resultados de alta definição também à noite. 

Preço 

O custo do procedimento é superior aos outros disponíveis no mercado, porque a cirurgia com lente intraocular ICL é menos invasiva e muito personalizada. A lente é feita sob medida, para grau e diâmetro, de acordo com as necessidades e particularidades de cada paciente. 

Por ser uma cirurgia para corrigir a visão realizada por um médico treinado e por exigir materiais específicos, os valores também são maiores do que os procedimentos encontrados comumente no mercado nacional, que são feitos a laser.

Procedimento reversível

Essa é uma das grandes vantagens da cirurgia de miopia com lente intraocular.  Se houver qualquer tipo de complicação no pós operatório ou problemas como aumento da pressão ou inflamação crônica, por exemplo, o procedimento pode ser revertido, sem causar danos ou prejudicar a visão dos pacientes. 

Posts Relacionados

Capa do artigo
Oftalmologista: você conhece os direitos da pessoa com visão monocular?

Você sabe informar seus pacientes que possuem visão monocular da forma correta? 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que este é um problema que merece atenção e se caracteriza por ser uma deficiência visual. 

É sabido que esta doença pode ser causada por diversos motivos e entre eles estão os acidentes, glaucomas e também as doenças congênitas, (como tumores e toxoplasmose). 

Realizando uma ultrassonografia diagnóstica você consegue descobrir se o seu paciente possui este problema ou não. É um procedimento não invasivo que pode ajudar na qualidade de vida das pessoas. 

Em 2011, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) passou a considerar a visão monocular como deficiência.  por preencher a cota prevista em lei. 

Quais são os benefícios? 

As pessoas que entram nesta faixa devem receber alguns benefícios especiais, sendo eles:  

  • Sem desconto nos proventos da aposentadoria; 
  • Direito a um reembolso de valores recolhidos nos últimos cinco anos; 
  • Isenção de IPVA; 
  • Isenção de ICMS; 
  • Redução em compras de veículos; 
  • Participar de concursos públicos como portadores de necessidades especiais. 

Os benefícios podem ser modificados de acordo com a legislação de cada estado e por isso é importante ficar informado e se a lei não existir em determinado local, será necessário recorrer diretamente aos direitos judiciais. 

 O que diz a lei da monocular? 

Além disso, em março de 2021 a Lei n. 14.126/2021 entrou em vigor e agora é possível pedir o Benefício de Prestação Continuada (LOAS) no INSS. 

Também existem novas possibilidades, como a isenção do imposto de renda (referente a aposentadoria, pensão e até mesmo na reforma militar). 

Aposentadoria com visão monocular 

As aposentadorias para deficientes servem para pessoas com problemas físicos, mentais, intelectuais e também sensoriais. 

Como este problema de visão é considerado uma deficiência visual, todos os portadores conseguem solicitar uma aposentadoria para deficientes. 

A idade mínima para fazer a solicitação é de 60 anos para os homens, já as mulheres podem solicitar com 55 anos. 

Informações médicas são necessárias? 

Sim, é importante que o próprio médico saiba destes detalhes para que possa informar seus pacientes. 

O problema é que muitas pessoas ainda não sabem disso e não tratam isso como uma deficiência visual, e dessa forma não recebem seus benefícios providos pela lei. 

Por isso, não se esqueça de informar todos os seus clientes que possuírem visão monocular que eles fazem parte da cota de deficientes visuais que podem se beneficiar, de acordo com a lei.  

Leia o artigo
Capa do artigo
Plus America: A revolução das lentes para catarata

A catarata é uma doença ocular que atinge cerca de 25% dos brasileiros com 50 anos ou mais, o que significa, aproximadamente, 14 milhões de pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos no Brasil por ano, o que representa um ponto de atenção não apenas para os especialistas, como também para a população, que deve sempre buscar se prevenir por meio de consultas e exames preliminares. 

Apesar disso, as inovações tecnológicas têm aumentado as possibilidades de tratamento da patologia, oferecendo soluções cada vez mais eficazes. Uma delas é a Plus America, uma nova categoria de lentes intraoculares premium, fabricadas e processadas com matéria-prima 100% americana, sendo uma das melhores opções do mercado para catarata. Além do ótimo custo-benefício, essas lentes são uma excelente alternativa que chega ao mercado brasileiro pela Advance Vision e oferece resultados excepcionais.  

Por que escolher Plus America? 

Sua ampla variedade de aplicações permite um tratamento muito mais eficaz, uma vez que a lente se adequa aos mais diversos estágios da catarata. Além disso, por serem feitas de material hidrofílico amigável à água, são de fácil manuseio, o que torna a injeção nos olhos muito mais fluida. Dentre as opções de lente para catarata, a linha de lentes Plus America é uma escolha confiável para os oftalmologistas que buscam oferecer aos seus pacientes resultados superiores e uma melhor qualidade de vida. Suas principais características são:  

  • Qualidade comprovada: As lentes, cujo processo de fabricação se inicia nos Estados Unidos e é finalizado no Brasil, são projetadas por meio das ferramentas mais avançadas da engenharia óptica e mecânica, e feitas com insumos norte-americanos de qualidade. Isso garante a confiabilidade e eficácia do produto, proporcionando resultados superiores para os pacientes. 
  • Custo-benefício: A linha Plus America se destaca no mercado brasileiro por oferecer uma ótima relação custo-benefício. A lente é sinônimo de alta qualidade a preços competitivos, o que faz dela uma opção acessível para os pacientes. 
  • Variedade de opções: Cada paciente é único e possui necessidades específicas, e é por isso que a Plus America oferece inúmeras opções de lente para catarata, permitindo que o especialista escolha a melhor opção para cada caso, de acordo com as características e expectativas do paciente. 
  • Suporte técnico: A equipe da Advance Vision está sempre à disposição para oferecer suporte técnico e auxiliar os profissionais em todas as etapas, desde a escolha da lente adequada ao pós-operatório. O nosso compromisso é garantir o sucesso de seus procedimentos cirúrgicos, com a segurança e conforto que os pacientes merecem. 

Benefícios para os pacientes 

  • Maior nitidez e clareza visual: As lentes Plus America são projetadas para proporcionar uma visão mais nítida e clara, permitindo que os pacientes voltem a realizar suas atividades diárias com maior conforto e segurança. 
  • Redução do uso de óculos: Dependendo do tipo de lente escolhida e do distúrbio visual, alguns pacientes podem experimentar uma diminuição significativa da dependência de óculos após a cirurgia de catarata. Mas é importante estar atento às particularidades de cada um e entender como as lentes ajudam nos problemas preexistentes além da catarata. 
  • Maior qualidade de vida: Com a recuperação da visão comprometida pela catarata, os pacientes conseguem desfrutar de uma melhor qualidade de vida, retomando suas atividades sociais, profissionais e de lazer com mais confiança

A Plus America é líder quando se fala em qualidade de lentes para catarata, o que faz dela um produto essencial no portfólio dos oftalmologistas que querem oferecer uma alternativa segura, eficaz e com ótimo custo-benefício aos pacientes. No Brasil, a Plus America é comercializada pela Advance Vision, empresa do Grupo JL Health que atua no setor da saúde desde 2002. Para saber mais sobre as lentes e como elas podem potencializar os resultados da cirurgia de catarata, entre em contato com a equipe comercial da Advance Vision. 

 

 

 

Leia o artigo
Capa do artigo
Compare as técnicas de cirurgia de catarata e ofereça a melhor ao seu paciente

Com o avanço da tecnologia, especialmente na introdução de mais opções de lente importada para cirurgia de catarata no Brasil, abriu-se para discussão as possibilidades de abordagem para este procedimento, que é um dos mais realizados em todo mundo na oftalmologia.

É comum que se confundam as opções de lentes com as modalidades de cirurgia. Na maioria das vezes, a tecnologia da lente não diz respeito a outro tipo de procedimento, embora existam sim lentes de alta tecnologia que utilizem outra abordagem cirúrgica, como veremos mais adiante.

Este artigo busca exemplificar melhor cada modalidade de cirurgia, apresentar opções de lentes intraoculares ideais para cirurgia de catarata. 

Cirurgia por facoemulsificação

É a modalidade mais tradicional e mais comum para a cirurgia de catarata. Pelo fato de se utilizar da tecnologia de um ultrassom de alta precisão, que emulsifica o núcleo do cristalino, a extração da catarata é mais simples, por uma incisão menor que 1mm. A vantagem é a rápida recuperação, que não requer internação, maior previsibilidade, segurança, sendo a técnica mais usada ao redor do globo. 

Embora seja um procedimento perfeitamente seguro, envolve riscos. Alguns são: o astigmatismo induzido, queima da córnea, traumatismo da íris, ruptura da cápsula posterior, perda de vítreo, edema macular cistóide, infecções etc.

Nesta modalidade de cirurgia, depois da facoemulsificação e remoção do cristalino que está opacificado, pode-se fazer o implante de uma LIO (Lente Intraocular). E é aqui que surgem as maiores dúvidas dos pacientes. Antes de entrarmos sobre cada tipo de lente intraocular, tanto lente nacional quanto importada para cirurgia de catarata, vamos falar de outra modalidade de cirurgia. 

Cirurgia a laser

É comum que se confunda o laser com a facoemulsificação, uma vez que as cirurgias refrativas mais populares são aquelas feitas com laser (como as PRK e LASIK). Porém, é importante informar aos pacientes e público em geral que são duas modalidades e possibilidades diferentes de se tratar a catarata, sendo uma com ultrassom (facoemulsificação) e outra com laser (outra tecnologia).

A cirurgia de catarata a laser não oferece muitas vantagens ainda hoje em dia, já que é mais demorada, com recuperação mais lenta, menos eficaz em cataratas com certo nível de dureza e com mais riscos (queimadura na córnea etc). 

Sobre as Lentes e as últimas inovações

Na cirurgia de facoemulsificação, como sabemos, o mais comum é utilizar uma lente intraocular depois de se remover o cristalino opaco. As opções de lente nacional para cirurgia de catarata nem sempre são as mais recomendadas. O mercado tende a preferir lentes intraoculares importadas por apresentarem mais conforto e qualidade ao serem implantadas. Embora, nenhuma das lentes dispensa o uso dos óculos, se esse é o caso do paciente operado.

As lentes TRIVIA, que é uma lente  intraocular trifocal indicada para corrigir catarata, chega ao mercado brasileira com o diferencial de corrigir problemas de visão também (miopia e astigmatismo). Ela possui tecnologia embarcada LIO inteligente, que impede efeitos colaterais multifocais indesejados. É uma lente já preparada para ambiente digital, otimizada para o uso de telas, além de corrigir a presbiopia associada à catarata. 

Mas o ponto mais forte, é sem dúvida seu sistema de injeção. Pré-carregado sem contato e com separação dos componentes. Tanto a LIO quanto o injetor passam por processos de esterilização separados. 

Ou seja, aqui falamos de uma lente que traz consigo uma nova abordagem cirúrgica.

Outras categorias de LIO’s

Algumas outras lentes.

  • Lentes intraoculares monofocais;
  • Lentes intraoculares asféricas;
  • Lentes intraoculares tóricas;
  • Lentes intraoculares trifocais tóricas;
  • Lentes intraoculares de foco estendido.

 

Leia o artigo