As lentes intraoculares EVO Visian ICL têm sido, cada vez mais, a solução em termos de cirurgia de correção de miopia para portadores de alta miopia. Por se tratar de uma lente fácica, colocada entre o cristalino e a retina, permite independência completa dos óculos. Embora no mundo todo já tenham sido realizadas mais de 1 milhão de cirurgias, no Brasil, o mercado é ainda novo. Por esse motivo, alguns médicos e pacientes optam por outras cirurgias, muitas vezes mais invasivas e menos eficazes, por falta de conhecimento dessa tecnologia inovadora.
Para os médicos, é importante traçar um perfil seguro para possíveis candidatos à cirurgia de correção de miopia com lentes implantáveis EVO Visian ICL e, para os pacientes, é importante que o médico informe-os sobre a opção quando lhe for aplicável.
Para traçarmos este perfil, devemos considerar alguns aspectos importantes. Veja a seguir.
Alta miopia é uma ametropia grave que afeta milhões
O primeiro fator a se considerar é o diagnóstico de alta miopia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10% dos míopes no Brasil são altos míopes. Ou seja, cerca de 7 milhões de pessoas.
Aqui usamos o parâmetro do olho com miopia entre – 6D a – 18D.
Pacientes não operáveis com outras técnicas
Muitos portadores de alta miopia nem sempre são candidatos ideais a operações com outras técnicas, como laser ou implante com lente rígida. Para esses casos, a indicação, uma vez que precisa-se trabalhar com uma anatomia ocular modificada pela alta miopia, é o uso das lentes EVO Visian ICL. Elas costumam se adaptar muito bem aos olhos, já que são feitas de Collamer®, um material exclusivo e altamente biocompatível.
Ou seja, se considerarmos uma espessura normal da córnea estando entre 470 micrómetros e os 550 micrómetros, abaixo disso já podemos considerar um paciente que, em geral, não será candidato à cirurgia com a técnica PRK. Se for um paciente alto míope, será um bom candidato às lentes EVO Visian ICL.
Outro exemplo são pacientes com ceratocone. Em geral, nem a cirurgia PRK nem a técnica LASIK se aplicariam nestes casos, tornando este paciente um forte candidato à cirurgia para correção de miopia com as lentes intraoculares.
Pacientes entre 21 e 60 anos: Idade ideal para cirurgia de correção
É sabido que a miopia tende a estabilizar até os 21 anos, por isso essa é a melhor idade para se iniciar a candidatura a uma cirurgia com EVO Visian ICL. Pelo mesmo motivo não é indicado a cirurgia em menores de 21 anos. Aos 60, a presbiopia e a catarata ainda não terão surgido. Por isso, essa é a idade limite para a cirurgia refrativa das lentes intraoculares ICL.
Contudo, podemos também considerar os perfis de pacientes que estão sem alteração na prescrição de mais de 0,5 D em 1 ano e que não tenham ainda presbiopia, nem catarata.
Com relação à presbiopia e a catarata, mesmo com o aparecimento provável já a partir dos 50 anos, devemos considerar o benefício incalculável para um alto míope até que estas condições apareçam. Até porque, as lentes intraoculares EVO Visian ICL são implantáveis e o procedimento, reversível.
Leve liberdade a seus pacientes através das lentes intraoculares!
Os implantes com EVO Visian ICL requerem certificação. Certifique-se e ofereça o que há de mais avançado em tecnologia de cirurgia para correção de miopia nos dias atuais. Não deixe de oferecer a liberdade e uma vida livre de óculos a seus pacientes.