O nome “miopia” faz parte de nosso dia a dia, não é mesmo? Mas você sabe o que ela é tecnicamente?
A miopia é um distúrbio visual caracterizado por um globo ocular mais longo, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina. Com isso, gera a dificuldade de enxergar à distância, deixando embaçada a imagem dos objetos que estão longe.
A doença pode atingir níveis mais graves, com casos que passam dos 6 graus de refração, o que é chamado de alta miopia. Nestes casos, os sintomas costumam se manifestar com mais intensidade. Isso gera dificuldades para a realização de algumas tarefas cotidianas, como tomar banho, cozinhar e praticar determinados esportes (futebol e natação, por exemplo). Em alguns casos, limita também o campo de trabalho da pessoa.
Cenário preocupante: o aumento dos casos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é um dos problemas de saúde pública que mais cresce no mundo. A projeção é de que metade da população mundial seja míope em 2050. E o mais alarmante: a alta miopia em alguns países está aumentando mais que a moderada ou baixa dificuldade de enxergar. Este é o caso do Brasil, infelizmente. Segundo a organização, a estimativa é que entre 2020 e 2040 o número global de altos míopes aumente 74%, passando de 399 milhões para 695 milhões. Neste mesmo período o número de brasileiros com alta miopia deve aumentar 84.8%, passando de 6,6 milhões para 12,2 milhões.
Como lidar com a alta miopia
A alta miopia pode se desenvolver em função de componente genético, mas o aumento dos casos também tem relação com o hábito da população, que passa cada vez mais tempo em frente as telas. Para quem ainda não desenvolveu a doença, a prevenção é uma grande aliada para minimizar seus riscos, evitando a exposição exagerada a dispositivos como computadores e celulares.
Quem já convive com a alta miopia tem alterativa. Lentes de contato são a primeira solução que o esse paciente adota para a correção da alta miopia, mas existem riscos e desvantagens em seu uso, como a possibilidade de desenvolver síndrome do olho seco e até mesmo alguma infecção ou inflamação no olho por conta da má higiene e manutenção da lente.
Para quem já está com o grau estabilizado, a cirurgia de correção com lente intraocular para alta miopia deve ser considerada. Felizmente, o mercado brasileiro oferece opções de alto nível, como a Evo Visian ICL, que garante eficácia por conta da excelente biocompatibilidade com os tecidos do olho humano e qualidade superior de visão
Correção da alta miopia
O procedimento com lente intraocular para alta miopia garante mais de 90% de satisfação entre os pacientes e entrega um resultado mais efetivo e superior ao conquistado com a cirurgia convencional a laser, que muitas vezes não é possível em pacientes de alto grau.
A cirurgia para correção da alta miopia é de rápida realização, fácil recuperação e tem como principal diferencial corrigir o grau por completo, além de durar toda a vida e ser reversível, caso o paciente queira ou tenha a indicação.
Consulte um profissional
Busque um oftalmologista certificado para saber mais sobre o procedimento e realizar todos os exames necessários. A cirurgia para correção da alta miopia com lente intraocular pode ser feita em pessoas de 21 a 60 anos que possuem cristalino. Sua aplicação pode corrigir a visão de pacientes com grau de dioptria entre -6 e -18.