Conheça as opções de cirurgia para correção de alta miopia

Se você tem alta miopia ou astigmatismo é possível que você já tenha se perguntado se pode fazer uma cirurgia para correção. A visão é uma questão de bem-estar, mas a correção da miopia com óculos ou lentes de contato pode deixar de ser vantajosa quando avaliada a longo prazo. Além do mais, o mercado brasileiro oferece diferentes tipos de cirurgia, com opções seguras e satisfatórias. Veja quais são.

Os diferentes tipos de cirurgia: correção da miopia com lente intraocular ou laser

Lentes Visian ICL

Com mais de 20 anos no mercado mundial , a Visian ICL é uma opção de cirurgia de correção da miopia com lentes intra oculares. Ela está presente em 75 países e possui uma alta taxa de satisfação, considerando que 99,4% dos pacientes escolheriam implantar novamente a ICL. 

A miopia pode ser  resolvida  através de uma simples cirurgia  com  a implantação  de uma lente  dentro do  olho, muito semelhante a uma lente de contato,  preservando a córnea, que é a principal lente do nosso olho ,  além  da estética, por ser invisível. O procedimento é seguro, comprovado através de diversos estudos clínicos e possui um tempo rápido de recuperação por não ter efeitos colaterais.

A EVO Visian ICL possui resultados considerados muito satisfatórios relacionados com a  qualidade de visão,  tornando-a mais nítida , transparente , melhorando inclusive a visão noturna. 

Por se tratar de um procedimento adicional,  o procedimento pode ser  reversível, ou seja,  a lente pode ser removida, caso haja novas tecnologias no  futuro,

Lente Artisan 

No âmbito da correção de miopia com lentes, a artisan também é uma opção conhecida no mercado brasileiro. Desenvolvida na Holanda e com mais de 20 anos de pesquisa, ela é uma lente intraocular para pacientes de alta miopia.

A sua execução é rápida e corrige em média 80 a 90% do grau. Ela é uma cirurgia segura e reversível e, assim como a ICL, ela não danifica a córnea e não necessita da remoção do cristalino. Seu pós operatório é considerado lento mas ele é indolor. 

A lente Artisan, entretanto, é visível, o que pode incomodar a alguns pacientes.

Lasik

Uma das opções mais conhecidas para correção da miopia com lentes, o  Lasik é realizado através do uso de laser, remodelando e removendo tecido  corneano. 

A cirurgia com Lasik é irreversível , visto que ocorre a remoção de tecido corneano .

PRK

PRK é uma das cirurgias mais comuns no mercado nacional. Ela é feita através do uso de laser, que atua na correção da curvatura da córnea. Assim como a cirurgia Lasik, o PRK apresenta bons resultados na definição de visão, contraste e claridade, já a visão noturna pouco mais de 16% dos pacientes reportam redução. 

Seu período de recuperação leva em média uma semana. 

É necessário ter em mente que esta cirurgia possui algumas restrições quanto à realização de outros procedimentos na córnea, pois o tecido corneano retirado não pode ser substituído, o que significa também que este é um procedimento não reversível.

A realização de uma cirurgia para correção de alta miopia pode trazer diversos benefícios para o seu bem-estar, por isso, caso você ainda tenha dúvidas quanto à melhor opção para o seu caso, leia também: Pergunte ao especialista: 5 questões que todo alto míope deve fazer ao seu médico.

 

Posts Relacionados

Capa do artigo
Conheça OS4, a plataforma mais completa para as cirurgias de retina, glaucoma e catarata

Os olhos constituem uma região extremamente sensível, dotada de uma anatomia complexa, com órgãos e camadas que atuam na proteção, conexão com cérebro e manutenção da visão. Por isso, cirurgias oculares são procedimentos delicados e complicados que demandam, além do devido cuidado, um profissional muito bem preparado e equipamentos oftalmológicos adequados.  

E quando o paciente possui alguma patologia ocular, os cuidados devem ser redobrados, principalmente quando o caso se enquadra como cirúrgico. Pensando nisso, a Advance Vision, empresa do grupo JLHealth, que atua no ramo da saúde desde 2002, trouxe para o mercado brasileiro a OS4, a mais completa plataforma para cirurgias de catarata, vitrectomia e glaucoma. A empresa já comercializa, no país, outras plataformas de última geração, como FAROS e CataRhex3, que são portáteis e de fácil manuseio, além de performaram procedimentos com a mais alta qualidade. E agora, a OS4 chega como um dos mais potentes equipamentos oftalmológicos do mercado porque, além de ser sem fio, o que facilita seu transporte, também conta com uma interface mais intuitiva que as outras e possui um sistema muito mais preciso, facilitando e agilizando a realização dos procedimentos. 

Diferenciais do OS4

A OS4 é a próxima geração das cirurgias oftalmológicas porque se adequa a todos os casos cirúrgicos e conta com inúmeros recursos inovadores: 

  • Sistema exclusivo de 3 bombas: Venturi, peristáltica e PEEP; 
  • Intuitivamente inteligente: tela de vidro sensível ao toque e confirmações de voz em cinco idiomas; 
  • Pedal versátil e sem fio: multifuncional para um trabalho mais confortável e independente, que pode ser colocado em qualquer lugar da sala de operação, além de ser programável para até 50 cirurgiões. 

Além disso, a OS4 é a plataforma all-in-one que desempenha, com qualidade e precisão, os mais complexos procedimentos cirúrgicos: 

 

  • Cirurgia de catarata: Agora mais rápida, segura e tranquila. A emulsificação de faco tornou-se ainda mais precisa e eficaz graças à tecnologia easyPhaco e, por causa da capsulotomia HF, o saco capsular pode ser facilmente derretido, sem o habitual rasgo com fórceps ou agulha. Também conta com Diatermia HF para que a irrigação e a aspiração sejam realizadas perfeitamente de uma só vez. 
  • Cirurgia de vitrectomia: Com o Sistema Caliburn™ Trocater, é possível fazer um trabalho preciso com instrumentos excepcionalmente afiados. Também conta com um Power LED que oferece 45% mais potência para maximizar a visibilidade, além de um corte de fluxo contínuo, que segue o padrão estabelecido pela Oertli..
  • Cirurgia de glaucoma: Feita de forma microinvasiva, a esclerotomia profunda de alta frequência (HFDS) resulta em uma baixa taxa de complicações e ótimos resultados a longo prazo, apesar do curto tempo de intervenção. Além de fornecer acesso direto da câmara anterior ao canal de Schlemm e mais adiante na esclera, o HFDS pode ser aplicado de forma isolada ou combinada à cirurgia de catarata.  

Estes são apenas alguns dos muitos diferenciais da OS4. Com esta plataforma em consultório, o médico oftalmologista está devidamente equipado para performar os procedimentos citados de forma altamente segura e eficaz, com todo o cuidado que o paciente merece. Por isso, não deixe de entrar em contato com a Advance Vision para saber mais sobre a OS4 e como ela pode ajudar a sua clínica a ser ainda mais profissional e especializada. 

Leia o artigo
Capa do artigo
Tecnologia para cirurgia de catarata. Em qual investir?

Montar um consultório e comprar equipamentos oftalmológicos não são tarefas baratas, principalmente levando em consideração a tecnologia dos aparelhos para performar procedimentos complexos nas áreas dos olhos, como a cirurgia de catarata, por exemplo. 

Muitos especialistas, com o intuito de economizar no investimento, acabam buscando por aparelhos usados, mas esse é o famoso clichê do “barato que sai caro”, uma vez que os equipamentos, nem sempre, estão em bom estado. Soma-se a isso o fato de que algumas peças podem estar fora de linha quando a manutenção é necessária, e o que parecia ser um bom negócio acaba virando uma grande dor de cabeça. 

Por isso, mesmo que demande um pouco mais do orçamento, é fundamental investir em aparelhos novos cuja tecnologia, peças e insumos não se tornem obsoletos com o passar do tempo, o que acaba gerando economia para a atualização e até mesmo manutenção. Bons exemplos são os comercializados pela Advance Vision, cujas peças, geralmente, são mantidas pelos fabricantes, independente das novas versões de aparelhos. 

Para a cirurgia de catarata, por exemplo, a empresa disponibiliza ao mercado três tipos de equipamentos, cada qual com suas especificidades para se adaptar às necessidades do médico e ajudar na gestão oftalmológica do consultório.

Qual equipamento oftalmológico comprar para seu consultório?

FAROS: Dispositivo multifuncional e de fácil utilização, foi desenvolvido para cirurgias oftalmológicas de alto nível e precisão dos segmentos anterior e posterior, sendo facilmente operável pelos médicos.  

CartaRhex: Sua principal característica é a portabilidade, já que pode ser transportada para fora do consultório, para realizar cirurgias com segurança em qualquer lugar.  

Os dois equipamentos funcionam de formas muito similares para a cirurgia de catarata: além de fácil manuseio, contam com um painel de controle intuitivo, bomba SPEEP, tecnologia easyPhaco, monitoramento apurado do fluxo com bomba peristáltica, dentre outras características que possibilitam procedimentos muito mais seguros e ágeis.   

OS4: Considerada a próxima geração das cirurgias oftalmológicas, é a mais completa plataforma comercializada pela Advance Vision. É um equipamento all-in-one, que possibilita o procedimento de cirurgias de catarata, vitrectomia e glaucoma com mais segurança, qualidade e precisão, porque conta com uma interface mais intuitiva e um sistema muito mais preciso. Além de ser sem fio, o que facilita seu transporte, possui sistema exclusivo de 3 bombas, é intuitivamente inteligente e possibilita um trabalho muito mais confortável com seu pedal versátil e sem fio.  

Para entender melhor qual o aparelho mais adequado às suas necessidades e saber sobre possibilidades e condições de pagamento, entre em contato com o time da Advance Vision pelo telefone ou formulário presentes aqui no site, na página Fale Conosco 

Leia o artigo
Capa do artigo
Critérios para escolher seu especialista em alta miopia

Diferente da maioria das ametropias, a alta miopia, pode levar a consequências mais graves e também pode ser uma deficiência física limitadora importante. Cerca de 7 milhões de brasileiros sofrem uma grave ametropia (Fonte: IBGE). Sabendo disso, perguntamos: O quão importante é ter um bom médico especialista em miopia para o alto míope?

A resposta óbvia é de que é algo da maior importância, ainda mais se considerarmos que o alto míope terá um acompanhamento, provavelmente, por muitos anos, décadas e, por isso mesmo, é necessário que haja confiança no profissional e credibilidade da parte dele.

Vamos expor alguns pontos importantes que devem ser avaliados na escolha ou na manutenção da relação com um profissional.

Prefira um especialista em Refrativa

Como dito acima, a alta miopia é uma ametropia grave, complexa, com muitas particularidades. O alongamento do globo ocular que causa a miopia, no alto míope, se dá de forma mais exacerbada, que leva a alterações fisiológicas. Por isso, prefira um médico especialista. 

Veja algumas doenças e riscos de decorrências da alta miopia:
Descolamento da retina;
Edema na mácula;
Catarata;
Glaucoma.

O especialista em miopia te indicará os exames mais adequados

O especialista terá uma experiência maior numa gama ampla de exames que, além da acuidade visual (que muitos creem ser o único exame para se detectar a miopia), levam a um diagnóstico mais preciso, inclusive, identificando doenças graves que podem se desenvolver concomitantes à alta miopia. Existem também exames específicos para determinar a elegibilidade para uma cirurgia refrativa ou um implante.

Alguns exemplos de exames que podem ser indicados pelo médico oftalmologista são:
Paquimetria;
Refração;
Topografia;
Avaliação do fundo de olho;
Mapeamento da retina.

Conhecimento amplo e experiência em cirurgias refrativas e de lentes implantáveis

Existem muitas modalidades de cirurgias refrativas, bem como, de cirurgias de implantes de lentes intraoculares (fácicas). O tipo e o valor da cirurgia de miopia dependem de cada caso.

Vamos entender um pouco. A cirurgia refrativa com laser LASIK, uma das mais populares, nem sempre pode ser segura para o alto míope. Mesmo com a espessura da córnea normal a ablação com Laser para correção de altas miopias pode ocasionar a descompensação da córnea o que pode levar a outras doenças e complicações mais sérias do que a própria miopia.

Como já dito acima, os altos míopes também têm maior propensão a terem glaucoma e catarata, o que muda o tipo de tratamento ou cirurgia que o paciente deverá ser submetido. O mais comum é o implante de uma lente pseudofacica, que remove o cristalino do olho, que é o mesmo indicado para catarata.

Por essas razões, seu médico tem de conhecer muito bem seu quadro, amparado num diagnóstico preciso, para dar a indicação do que se adequa mais à sua condição. 

Procure um profissional atualizado com as novas tecnologias

O ramo da medicina hoje é englobado dentro da tecnologia. Essa aliança potencializou a qualidade de vida e da saúde humana, em virtude de grandes descobertas e inovações tecnológicas que trouxeram a cura, o tratamento ou mesmo a diminuição da dor e do sofrimento para inúmeras situações e para centenas de milhões de pessoas, ao longo do tempo. 

No caso específico da alta miopia, hoje há tecnologias disponíveis no Brasil, que atua com médicos certificados[1] [2] para o implante de lentes fácicas para tratamento e correção da alta miopia. Em um procedimento rápido e indolor, completamente reversível, com pouco tempo de recuperação, é feita de Collamer®, material patenteado biocompatível. Este é o caso das lentes EVO Visian ICL®. Fabricada na Suíça, mais de 1 milhão de implantes já foram realizados em todo mundo, com índice de mais de 99% de satisfação.

Seu médico deve estar atualizado para os tratamentos mais modernos (que é diferente de tratamento experimental) comprovadamente eficazes que podem  te propiciar liberdade de óculos além de eliminar limitações visuais graves.

1 ano de EVO Visian ICL no Brasil

 

Leia o artigo