Cirurgia ocular com laser tem efeito para toda a vida?

A durabilidade da cirurgia para correção de miopia a laser é um ponto relevante para a decisão de fazer ou não uma cirurgia refrativa. Afinal, nem todos estão dispostos a se submeter a diversos procedimentos. 

Para toda correção de miopia é recomendável esperar o grau estabilizar, o que acontece mais ou menos aos 21 anos de idade. No entanto, só o acompanhamento regular com um bom oftalmologista é o que pode dizer, com certeza, se o grau está estabilizado e pode ser corrigido com cirurgia a laser. 

Também é preciso considerar que a estrutura ocular de uma pessoa sofre variações com o passar da idade, o que pode impactar o ajuste feito pela cirurgia para a correção de miopia a laser. E nem sempre a cirurgia a laser corrige o grau completo, fazendo com que seja necessário um novo procedimento. 

Sendo assim, a resposta para a pergunta inicial é: depende.  

Cada caso é um caso e, ao tomar a decisão, é preciso entender com o cirurgião oftalmologista qual é o seu momento e todos os pontos que envolvem essa decisão. 

Conheça uma alternativa 

Felizmente, há hoje em dia uma opção que reduz a necessidade de novos procedimentos após uma cirurgia para a correção de miopia. Trata-se da que é feita com lente intraocular. 

Cirurgia refrativa com lente intraocular 

A cirurgia refrativa com lente intraocular trata uma ampla gama de erros refrativos, como a miopia e o astigmatismo, com resultados de longo prazo comprovados. Ainda, traz menos riscos devido às suas características. A lente Evo Visian ICL, por exemplo, garante eficácia devido à excelente biocompatibilidade com os tecidos do olho humano e qualidade superior de visão.  

Outro ponto que vale destacar é que os olhos tratados com a cirurgia a laser têm em média três vezes mais aberrações esféricas do que os olhos tratados com a lente intraocular, resultando em uma visão de alta definição. Isso porque a cirurgia a laser provoca alterações na estrutura da córnea, o que muda, muitas vezes, o comportamento dos raios luminosos, sua refração e difração, causando assim distorção na nitidez da imagem.  

Por manter a estrutura ocular intacta, a cirurgia com lente intraocular também evita problemas como a Síndrome dos Olhos Secos e distorções na visão. 

Consulte seu oftalmologista 

A cirurgia para correção de miopia com lente intraocular pode ser feita por pessoas de 21 a 60 anos, que possuem cristalino. Sua aplicação pode corrigir a visão de pacientes com grau de dioptria entre -6 e -18. 

Assim como qualquer outra cirurgia, há uma série de pré-requisitos para que pacientes possam corrigir sua visão com miopia utilizando a lente intraocular. 

Achou interessante? Consulte um cirurgião certificado, que fará uma avaliação detalhada e solicitará os exames necessários. 

Posts Relacionados

Capa do artigo
O que saber antes de participar de um mutirão para cirurgia de catarata

A catarata se dá pela presença de uma opacidade parcial ou completa que afeta o cristalino (pequena lente natural) de um ou ambos os olhos, prejudicando a qualidade da visão. Com algumas causas possíveis (como histórico familiar, exposição aos raios ultravioleta e doenças variadas), é muito mais associada ao envelhecimento, uma vez que depois dos 40 anos os olhos passam por algumas mudanças que alteram a visão. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é uma das principais responsáveis por casos de cegueira em todo mundo, com uma taxa de 51%. E, no Brasil, 30% das pessoas acima dos 60 anos sofrem com a doença. Desse total, pessoas de 65 a 74 anos representam 33,9% e as com mais de 75 anos marcam 55,5% dos afetados. 

Diante disso, têm crescido no país as iniciativas que visam solucionar os casos da doença, o que é feito apenas via cirurgia de catarata. São os mutirões. Você já deve ter ouvido falar de algum deles, não é mesmo? 

Os mutirões oftálmicos 

Os mutirões foram criados para colaborar com a redução das filas de espera pelo procedimento e há diversas iniciativas espalhadas pelo país. Ao mesmo tempo que ajudam muitas pessoas a curarem a doença, há relatos de problemas de saúde e sequelas causadas em pacientes após serem submetidos às cirurgias oferecidas por eles. 

Apesar das polêmicas que podem envolver o assunto, não se pode desconsiderar que os mutirões são a única alternativa para grande parte das pessoas que recorrem a ela. Além de ser importante reconhecer o esforço dos profissionais que se dedicam à cirurgia de catarata para viabilizar que os mutirões aconteçam, disponibilizando seu tempo e recursos, como a lente para cirurgia de catarata 

 O que levar em conta antes de participar 

Com tudo isso, se for de seu interesse participar de uma dessas iniciativas, é importante se informar e pesquisar sobre o tema. Para te apoiar, listamos aqui alguns itens que são o ponto de partida do que deve levar em consideração ao decidir passar pela cirurgia de catarata realizada em um mutirão.  

Confira: 

  • É uma cirurgia e demanda pré e pós-operatórios como qualquer outra: isso não pode ser negligenciado ou sua saúde estará em risco. 
  • Há pré-requisitos para a participação: além das questões médicas (de saúde do paciente), há os requisitos dos organizadores de cada mutirão, como idade mínima e a doença comprovada.  
  • Informe-se sobre o procedimento: consulte um oftalmologista, entenda quais são os exames necessários, como a cirurgia de catarata é feita, saiba mais sobre a lente para cirurgia de catarata, tire suas dúvidas e prepare-se antes de se inscrever. 
  • Pesquise sobre o mutirão, as condições do local de realização, verifique se recebe as orientações e o pré-operatório adequado, a presença de profissionais capacitados e cuidados com os pacientes, incluindo no pós-operatório. 
  • Converse com pessoas que passaram pela experiência da cirurgia e que, preferencialmente, tenham a realizado na mesma iniciativa que você deseja participar. 
  • Mantenha o acompanhamento médico após a realização da cirurgia 

Lembre-se: apesar de ser um procedimento rápido, é cirúrgico e envolve riscos. Os cuidados indicados pelos profissionais responsáveis por você nesse processo devem ser seguidos à risca – antes, durante e depois da cirurgia – para evitar complicações. 

Você sabia? 

A Advance Vision se dedica para apoiar os profissionais a oferecerem o melhor para você, paciente. Por isso, conta em seu portfólio com a CataRhex, plataforma portátil para a realização de cirurgia de catarata. Compacta e de alta tecnologia, é uma grande aliada para iniciativas como os mutirões de catarata.  

Leia o artigo
Capa do artigo
Glaucoma infantil: uma condição rara, mas grave, que pode levar a danos permanentes na visão se não for tratada precocemente

 

 Ouvir falar em glaucoma pode não ser uma novidade para você. Mas e glaucoma infantil, já escutou algo sobre isso? Apesar de ser mais popular por acometer adultos, o glaucoma é uma doença ocular que também pode afetar as crianças. 

Embora raro, o glaucoma infantil é uma condição séria que pode levar a danos permanentes na visão caso não seja tratada precocemente. Assim, é de suma importância que pais ou responsáveis estejam cientes de seus sintomas e causas para garantir um diagnóstico e tratamento o quanto antes. 

Conheça as causas 

Quando nenhuma causa específica para o Glaucoma é identificada, a condição é denominada como “glaucoma primário.” Já quando é resultado de um trauma ocular ou de uma doença sistêmica, é chamado de “glaucoma secundário.”  

O glaucoma infantil, especificamente, pode ser causado por um aumento na pressão intraocular, que é a pressão dentro do olho. Esse fato pode ser causado por um bloqueio no sistema de drenagem do olho, o que pode levar a danos no nervo óptico e perda de visão. A doença também pode ser congênita, o que significa que a criança nasce com a condição, ou se desenvolver mais tarde na infância.  

A maioria dos casos de glaucoma na infância é primário, congênito (presente desde o nascimento) ou infantil (desenvolvido entre 1 e 24 meses de idade). É mais comum que as crianças sejam diagnosticadas nos três primeiros anos de vida. Ainda, alguns casos de glaucoma primário podem ter um componente genético, mas a maioria ocorre em famílias sem histórico de glaucoma congênito. 

Sintomas 

Os sintomas do glaucoma infantil podem ser difíceis de detectar, especialmente em crianças pequenas. Por isso, conhecer os sintomas é bastante relevante para verificar o sinal de alerta. Alguns deles são: 

  • Olhos inchados ou lacrimejantes 
  • Sensibilidade à luz (fotofobia) 
  • Dificuldade para acompanhar objetos em movimento 
  • Dificuldade em ver objetos à distância 
  • Mudanças na aparência do olho, como aumento do tamanho ou embaçamento da córnea 

Tratamento do glaucoma infantil 

O tratamento do glaucoma infantil dependerá da causa subjacente e da gravidade da condição. Em alguns casos, pode ser necessário usar colírios ou outros medicamentos para diminuir a pressão intraocular. Em situações mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para criar um novo sistema de drenagem para o olho. A análise de um oftalmologista indicará o melhor caminho a ser seguido. 

Se o glaucoma infantil não for tratado precocemente, pode levar a danos permanentes na visão. É importante que pais e responsáveis levem seus pequenos a exames oftalmológicos de forma regular para evitar casos mais graves dessa e tantas outras doenças. 

Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de preservar a visão da criança. Atente-se a possíveis sinais e não deixe de consultar um médico oftalmologista sempre que preciso. 

 

Leia o artigo
Capa do artigo
Conheça as opções de cirurgia para correção de alta miopia

Se você tem alta miopia ou astigmatismo é possível que você já tenha se perguntado se pode fazer uma cirurgia para correção. A visão é uma questão de bem-estar, mas a correção da miopia com óculos ou lentes de contato pode deixar de ser vantajosa quando avaliada a longo prazo. Além do mais, o mercado brasileiro oferece diferentes tipos de cirurgia, com opções seguras e satisfatórias. Veja quais são.

Os diferentes tipos de cirurgia: correção da miopia com lente intraocular ou laser

Lentes Visian ICL

Com mais de 20 anos no mercado mundial , a Visian ICL é uma opção de cirurgia de correção da miopia com lentes intra oculares. Ela está presente em 75 países e possui uma alta taxa de satisfação, considerando que 99,4% dos pacientes escolheriam implantar novamente a ICL. 

A miopia pode ser  resolvida  através de uma simples cirurgia  com  a implantação  de uma lente  dentro do  olho, muito semelhante a uma lente de contato,  preservando a córnea, que é a principal lente do nosso olho ,  além  da estética, por ser invisível. O procedimento é seguro, comprovado através de diversos estudos clínicos e possui um tempo rápido de recuperação por não ter efeitos colaterais.

A EVO Visian ICL possui resultados considerados muito satisfatórios relacionados com a  qualidade de visão,  tornando-a mais nítida , transparente , melhorando inclusive a visão noturna. 

Por se tratar de um procedimento adicional,  o procedimento pode ser  reversível, ou seja,  a lente pode ser removida, caso haja novas tecnologias no  futuro,

Lente Artisan 

No âmbito da correção de miopia com lentes, a artisan também é uma opção conhecida no mercado brasileiro. Desenvolvida na Holanda e com mais de 20 anos de pesquisa, ela é uma lente intraocular para pacientes de alta miopia.

A sua execução é rápida e corrige em média 80 a 90% do grau. Ela é uma cirurgia segura e reversível e, assim como a ICL, ela não danifica a córnea e não necessita da remoção do cristalino. Seu pós operatório é considerado lento mas ele é indolor. 

A lente Artisan, entretanto, é visível, o que pode incomodar a alguns pacientes.

Lasik

Uma das opções mais conhecidas para correção da miopia com lentes, o  Lasik é realizado através do uso de laser, remodelando e removendo tecido  corneano. 

A cirurgia com Lasik é irreversível , visto que ocorre a remoção de tecido corneano .

PRK

PRK é uma das cirurgias mais comuns no mercado nacional. Ela é feita através do uso de laser, que atua na correção da curvatura da córnea. Assim como a cirurgia Lasik, o PRK apresenta bons resultados na definição de visão, contraste e claridade, já a visão noturna pouco mais de 16% dos pacientes reportam redução. 

Seu período de recuperação leva em média uma semana. 

É necessário ter em mente que esta cirurgia possui algumas restrições quanto à realização de outros procedimentos na córnea, pois o tecido corneano retirado não pode ser substituído, o que significa também que este é um procedimento não reversível.

A realização de uma cirurgia para correção de alta miopia pode trazer diversos benefícios para o seu bem-estar, por isso, caso você ainda tenha dúvidas quanto à melhor opção para o seu caso, leia também: Pergunte ao especialista: 5 questões que todo alto míope deve fazer ao seu médico.

 

Leia o artigo