7 fatores que tornam a cirurgia de correção de miopia com lente intraocular Evo Visian ICL mais segura que os demais procedimentos

Não há dúvidas de que a visão é um fundamental para o bem-estar. Com a chegada da lente intraocular ICL no mercado brasileiro, os médicos possuem outras opções para seus pacientes, pela sua excelência e alta taxa de satisfação dos pacientes que possuem tanto visão com miopia quanto astigmatismo.

De acordo com estudos, 99,4% dos pacientes afirmam que implantariam novamente a EVO VISIAN ICL, o que demonstra não apenas a segurança de sua realização, mas também a alta possibilidade de recomendação. Pesquisas indicam que 01 paciente satisfeito gera a demanda de mais 03 pacientes ao consultório.

Quais são os fatores que tornam a cirurgia de correção da visão com a lente intraocular ICL mais seguras?

1 – São 20 anos de evolução

Ao longo de 20 anos de experiência a lente intraocular ICL passou por diversas modificações para melhor atender ao paciente, sendo hoje uma das grandes apostas dos oftalmologistas do mundo inteiro na busca pela correção de visão com miopia e astigmatismo. Ela está presente em mais de 75 países e hoje apresenta mais de 1 milhão de implantes realizados.

2 – Não remove tecido corneano

A córnea é responsável por 80% da visão,  olhos tratados com LASIK tem em média três vezes mais aberracôes esféricas e duas vezes mais coma que os olhos tratados com ICL Visian1, resultando em uma visão de alta definição.

  1. Sarver EJ, Sanders DR, Vukich, JA. Image quality in myopic eyes corrected with laser in situ keratomileusis and phakic intraocular lens. J Refract Surg. 2003;19(4):397-404.

3 – É flexível

A lente é feita por um exclusivo material, collamer, exclusivo da Staar Surgical, uma estrutura macia e flexível, que parecem naturais ao olho.

4 – Material Biocompatível

O material da lente é biocompatível com o olho humano, uma vez a lente implantada, a fibronectina,  componente presente no corpo humano envolve a lente ICL, fazendo com que a mesma seja reconhecida, evitando assim a rejeição da lente. Além disso, ela é removível, garantindo que, caso o paciente deseje efetuar  procedimentos futuros.

5 – Olho seco

Uma das queixas comuns dos pacientes de visão com miopia após a cirurgia de lasik são o olho seco, isso interfere no bem estar e na qualidade da visão. Entretanto, a cirurgia para correção da visão com a lente ICL não causa danos a córnea, o que evita esse efeito colateral  indesejável. 

6 – Preserva a fisiologia natural do olho

O collamer é biocompatível e preserva a fisiologia natural do olho. O CentraFLOW (furo central), permite o fluxo natural de humor aquoso, e assim evita o desenvolvimento de glaucoma e catarata.

7 –  A cirurgia é realizada por cirurgiões certificados

A cirurgia para correção da visão com a lente intraocular ICL é realizada por cirurgiões certificados com alto padrão de qualidade, o que garante maior segurança para o paciente e também melhor retorno financeiro para o profissional.

A chegada da lente intraocular ICL no Brasil trouxe ao mercado mais opções de tratamentos, onde os médicos podem ampliar suas indicações na recomendação de cirurgias para correção da visão. 

Posts Relacionados

Capa do artigo
Cirurgias de correção de miopia vs presbiopia

As cirurgias refrativas para correção a laser, especialmente as que se popularizaram no mercado nos últimos anos, como a LASIK, têm algo em comum: a contraindicação para quem possui a córnea muito fina, condição mais comum em pacientes alto míopes. 

Mesmo para aqueles que são elegíveis para cirurgia refrativa corneana, como se sabe, por volta dos 50 anos ou até antes, pode haver surgimento da visão com presbiopia, ou conhecida como vista cansada. Então, qual melhor solução para seus pacientes?

Nova geração de lentes intraoculares implantáveis

As cirurgias a laser existentes para o tratamento de miopia, também são eficazes contra a presbiopia. O problema é que, a partir dos 40 anos, há uma natural e maior dificuldade de acomodação do cristalino, acarretando na dificuldade de correção da miopia, o que continuará a exigir uso de óculos.

Suprindo essa deficiência e também modernizando o mercado, especialmente para melhorar a visão do míope de alta graduação, gerando maior liberdade em relação a lentes de contato e óculos e maior qualidade de vida, surgiram as lentes implantáveis. A EVO Visian ICL®, uma lente intraocular fácica bio-compatível, dobrável, removível e a mais moderna tecnologia no mercado, corrige a miopia e pode ser feita em qualquer pessoa entre 21 e 60 anos, dispensando completamente o uso do óculos para alto-míopes e com uma recuperação rápida, em muitos casos, o paciente já sai enxergando logo após a cirurgia. 

Lentes fácicas, como a EVO Visian ICL® corrigem a visão com presbiopia?

Não. As lentes EVO Visian ICL® são implantadas atrás da íris e na frente da lente do cristalino, ou seja, mantendo o cristalino saudável do olho, o que continua permitido foco para perto e para longe, diferente da maioria das demais lentes implantáveis. Não obstante, elas não impedem o surgimento de presbiopia e não dispensam eventual necessidade de uso de óculos para leitura, em função da idade. Importante lembrar que a presbiopia costuma aparecer a partir dos 40 e o mais recomendado para se fazer o implante é bem antes disso, especialmente para pacientes alto míopes.

As lentes EVO Visian ICL são as únicas lentes intraoculares feitas de Collamer®, um material totalmente biocompatível, além de fácicas dobráveis minimamente invasivas certificadas pelo FDA (Agência reguladora de saúde norte-americana) como seguras e efetivas para todo tipo de miopia em adultos. Embora seja projetada para ser permanente, o procedimento é reversível. São ainda tais lentes passíveis de serem indicadas para todos que são e que não são candidatos para a cirurgia com método LASIK.

Levando ainda em consideração que a visão do míope se estabiliza em torno dos 21 anos de idade, data em que já poderá optar por uma EVO Visian ICL®, podemos considerar que os pacientes terão no mínimo 20 anos de independência total de óculos, o que é um benefício incalculável para um portador de ametropias graves.

Presbiopia em pacientes já implantados com EVO Visian ICL®

A vantagem dos pacientes já implantados com EVO Visian ICL®, que apresentem presbiopia, assim como nos casos de catarata, é que a  EVO Visian ICL® é uma lente removível. Isso significa que, seja por necessidade, ou opção do paciente, realizar cirurgia refrativa corneana ou mesmo o implante de lentes pseudo fácicas, que substitua integralmente o cristalino, isto ainda será possível. 

Deverá ser avaliado, no entanto, sempre qual o maior benefício, uma vez que muitos alto míopes não podem ser operados nas técnicas a laser e que, considerando o óculos para leitura como algo esporádico e que não limita em nada as atividades do paciente, verifique-se que o explante da EVO Visian ICL® não seria vantajoso. Notadamente, exceptuando-se os casos em que o cristalino não esteja acometido de catarata, em que se fará imperiosa a facoemulsificação. 

 

1 ano de EVO Visian ICL no Brasil

Leia o artigo
Capa do artigo
Visão com miopia: cirurgia com lente intraocular é para todo paciente?

A chegada da lente intraocular ICL no mercado brasileiro está trazendo inovações para o ramo de cirurgia para correção da visão com miopia. Com alta taxa de satisfação dos pacientes, presença em 75 países e rápido período de recuperação, ela se tornou uma grande aposta de diversos especialistas que tratam visão com miopia, por trazer diversas vantagens como o material biocompatível e preservação da córnea. 

Mas, será que todo paciente pode realizar essa cirurgia? Conheça seus pré-requisitos.

Cirurgia para correção da visão com lente ocular é para todo tipo de paciente?

Assim como qualquer outra cirurgia, há uma série de pré requisitos para que pacientes possam corrigir sua visão com miopia utilizando a lente intraocular ICL. 

A lente EVO Visian ICL pode corrigir a visão com miopia, assim como com astigmatismo. Sua indicação é para pessoas entre a faixa etária de 21 a 60 anos e, por ser uma lente fácica, ela deve ser usada apenas por pacientes que possuem cristalino.

A aplicação dessa lente pode corrigir a visão de pacientes com grau de dioptria entre -6 e -18.

Uma cirurgia segura

A lente EVO Visian ICL é feita com um material collamer, exclusivo somente a Staar Surgical. Além disso, ela é biocompatível, o organismo reconhece como algo natural, evitando a possibilidade de rejeição. 

Por ser localizada na parte posterior do olho, ela preserva a córnea. A lente mantém a fisiologia ocular natural, permitindo o fluxo de humor aquoso e evitando a síndrome do olho seco.

Para estar apto para realizar a cirurgia para correção de visão de miopia com lente intraocular ICL é necessário a certificação do cirurgião, o que promove maior eficácia e segurança ao procedimento.

Apesar de inúmeras vantagens, ela não é indicada para pacientes com algumas doenças oftalmológicas, sendo necessário sempre consultar seu médico oftalmologista, para avaliação.

Os exames necessários

Antes de realizar a cirurgia para correção da visão com miopia com lente intraocular ICL é necessário fazer uma série de exames, sendo eles: refração, biometria, topografia e contagem das células endoteliais.

A lente intraocular ICL está trazendo uma grande evolução para o mercado oftalmológico do Brasil. Se você deseja saber mais sobre a certificação necessária para adotar essa nova tecnologia e gerar um diferencial em seu consultório, confira o post: O que o médico precisa considerar ao adotar cirurgia de correção de miopia com ICL.

Leia o artigo
Capa do artigo
O que o médico precisa considerar ao adotar cirurgia de correção de miopia com ICL

Com a chegada da lente intraocular ICL no mercado brasileiro tornou-se ainda mais viável a possibilidade de indicação da cirurgia para correção de miopia dos pacientes. Com um procedimento seguro, de rápida recuperação e alta taxa de satisfação, esse é o tipo de lente corretiva que está ganhando destaque no cenário nacional, por ter  20 anos de evolução e que está presente em 75 países. 

Mas há uma série de fatores que precisam ser considerados pelo médico antes de adotar a cirurgia de correção de miopia em sua clínica como insumos, certificação e, claro, a precificação

A certificação necessária para realizar a cirurgia para corrigir a visão com a lente intraocular ICL

Para ser considerado apto para a realização da cirurgia de correção de miopia com a lente intraocular ICL é necessário solicitar um treinamento diretamente com a Advance Vision, para conseguir a certificação exigida. 

O treinamento, que deve ser agendado com 15 dias de antecedência, se baseia em um curso teórico, web lat e acompanhamento cirúrgico do procedimento em 4 olhos. 

Para clínicas localizadas a mais de 200km de São Paulo são cobrados o custo de deslocamento, composto por estadia e passagens aéreas. 

Os insumos necessários para realizar a cirurgia para corrigir a visão do olho com miopia

Para poder realizar procedimentos com esse tipo de lente corretiva é necessário possuir uma série de insumos, materiais cirúrgicos e acessórios

Os insumos são: metilcelulose 2%, BSS, seringas e cânula.  Junto a eles, é necessário o uso de instrumentos cirúrgicos específicos, manipulador e pinça de carregamento frontal. Nas primeiras quatro cirurgias, que acontecem durante o período de certificação do profissional, a Advance oferece o material, posteriormente é indicada uma empresa para a aquisição.

Quanto aos acessórios necessários há o êmbolo de ponta e cartucho, que fazem parte da própria lente, e o injetor, que é próprio da ICL e pode ser reutilizado por aproximadamente 10 vezes.

É necessária a importação de materiais?

É possível que seja necessária a importação da lente intraocular ICL para a realização da cirurgia de correção de olho com miopia. 

As lentes tóricas possuem prazo de 30 dias para a entrega. 

Como é feita a precificação do procedimento

O profissional poderá realizar a precificação, devendo levar em conta os seguintes custos: lente, taxa de sala cirúrgica, anestesista, insumos e honorários médicos.

É necessário ressaltar que, por ser uma cirurgia para corrigir visão realizada por um médico treinado, os valores são maiores do que os procedimentos encontrados comumente no mercado nacional, que são feitos a laser.

Caso seja necessário, é possível fazer a retirada da lente

A lente intraocular ICL é uma opção de fácil adaptação ao paciente, por manter a fisiologia ocular natural, fluxo de humor aquoso, além de evitar  a incidência de catarata e ritidectomia. Entretanto, caso o paciente necessite realizar outro procedimento para a extração da lente, que deve ser precificada e avaliada de mesma forma.

A chegada da lente intraocular ICL no mercado brasileiro trouxe uma opção vantajosa tanto para os médicos quanto para os pacientes, por ser um tratamento seguro e que traz uma grande melhoria no bem-estar. Para saber mais sobre esse tipo de lente corretiva e a  cirurgia para corrigir a visão leia 7 fatores que tornam a cirurgia de correção de miopia com lente intraocular Evo Visian ICL mais segura que os demais procedimentos.

Leia o artigo