Como é feita a certificação para lente EVO VISIAN ICL?

A lente intraocular ICL chegou no Brasil oferecendo uma opção inovadora e segura para a cirurgia para correção da visão. Com a taxa de satisfação em 99,4% e mais de um milhão de lentes implantadas em 75 diferentes países, ela se tornou a nova aposta do mercado, possibilitando a eliminação da necessidade de lente para correção de miopia e permitindo a melhoria da qualidade de vida de muitos pacientes. Mas, para estar apto a realizar esse procedimento é necessário obter a certificação ICL. 

Como é feita a certificação para poder implantar lente intraocular ICL?

Um dos grandes diferenciais da implantação de lente intraocular ICL é que, além de ser feita com um material biocompatível, tempo rápido de recuperação e preservar a córnea, todo o seu procedimento é feito por médicos certificados. O resultado disso é, claro, maior segurança para o paciente.

Para conseguir o certificado de aptidão para realizar cirurgia para correção da visão com a EVO Visian ICL é necessário passar por três etapas, compostas por um curso teórico, wet lab e acompanhamento cirúrgico.

Esses processos são realizados por um profissional “proctor” da Advance Vision, certificado pelo fabricante STAAR, este irá acompanhar todas as etapas junto ao médico, dando as instruções necessárias para que a lente intraocular ICL seja implantada de forma segura.

Como agendar?

Para realizar o pedido de certificação e marcar o início do curso é necessário entrar em contato com a Advance Vision, através do próprio site, com 15 dias de antecedência. O profissional da empresa irá até a sua clínica, para informar e acompanhar todo procedimento.

Para clínicas localizadas a mais de 200km de São Paulo é cobrado o custo de deslocamento do profissional, que é composto pelo valor da passagem aérea e estadia.

Se você deseja incluir a cirurgia para correção da visão com a lente intraocular ICL em sua clínica, confira o post: O que o médico precisa considerar ao adotar cirurgia de correção de miopia com ICL.

Posts Relacionados

Capa do artigo
Análise: o mercado para implantação de lente intraocular ICL no Brasil

Ao longo dos anos foi possível acompanhar um grande avanço no ramo de cirurgia para correção da visão no Brasil e, cada vez mais é necessário que especialistas estejam preparados para as novidades na área. Com a cirurgia de miopia cada vez mais em pauta e a chegada da lente intraocular ICL no país é possível que existam dúvidas sobre a possível aceitação desse novo procedimento no cenário local.

Entretanto, cada vez mais a miopia se mostra uma enfermidade preocupante chegando a ganhar pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o título de epidemia, em alguns países. Entenda o panorama nacional:

O mercado para implantação de lente intraocular ICL no Brasil

De acordo com estudos da OMS, 35% da população mundial deve ser afetada pela miopia ainda em 2020. Em apenas 30 anos essa estimativa é ainda mais preocupante, atingindo a marca de 52%. Esses dados mostram a rápida evolução da enfermidade que está se mostrando presente cada vez mais cedo na vida dos pacientes.

No Brasil, segundo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) a estimativa de miopia está entre 23 e 74 milhões de pessoas, enquanto a miopia degenerativa atinge entre 2 e 7 milhões. Os dados se baseiam em uma população de 208 milhões de habitantes.

Além disso, estudos da OMS apontam ainda um alarmante crescimento nos casos de alta miopia no Brasil, considerado acima da média global. No âmbito mundial o crescimento de 2020 a 2040 pode aumentar até 49%, mas aqui esse valor pode chegar até 89%.

Em entrevista para o Jornal de Brasília, a oftalmologista da Secretaria de Saúde, Núbia Vanessa Lima, afirma ainda que desde o início da pandemia do coronavírus houve um crescimento significante nos casos de miopia na rede pública clínica-hospitalar. Em crianças, por exemplo, este crescimento foi de 39%.

Entre as possíveis causas desse número tão alarmante está o aumento do tempo em que forçamos a visão de perto, assim como a constante exposição da visão para a tela azul. Desta forma, a capacitação de médicos para cirurgia para correção da visão se faz de extrema importância.

Por que adotar a lente intraocular ICL?

Com a chegada da EVO Visian ICL no mercado brasileiro, o país abriu uma nova porta para a cirurgia de miopia com lente intra ocular, oferecendo confiabilidade e segurança. Com 20 anos de estudos e mais de 1 milhão de implantes ao redor do mundo, a lente intraocular ICL ganha destaque pelo alto nível de satisfação dos pacientes, que é de 99,4%.

Realizada por um cirurgião expert, devidamente certificado, essa cirurgia para correção da visão consiste na implantação de uma lente fácica intraocular ICL, que possui um material exclusivo, collamer, que possibilita uma alta definição visual.

A EVO Visian ICL mantém a fisiologia natural do olho, assegurando dessa forma o fluxo aquoso. Além disso, ela é uma lente removível, o que garante segurança para o paciente, caso necessite realizar outro procedimento no futuro. 

Por ser implantada na parte posterior do olho, a cirurgia para correção da visão preserva a córnea, e fica invisível a olho nu.

Não há dúvidas que a EVO Visian ICL está trazendo um produto inovador para o cenário nacional. Saiba mais sobre o que é necessário para o médico poder realizar essa cirurgia de miopia com lente intra ocular na matéria: O que o médico precisa considerar ao adotar cirurgia de correção de miopia com lente intraocular ICL.

Leia o artigo
Capa do artigo
Cuidados pós-implante da lente ICL: o que pode acontecer quando as orientações não são seguidas

Com excelente qualidade óptica para os pacientes com erros refrativos, como moderado a  alto grau de miopia e astigmatismo, o implante de lente ICL também já se mostrou uma opção de fácil adaptação, por manter a fisiologia ocular natural e fluxo de humor aquoso no olho. Desenvolvida para proporcionar alta qualidade visual  e conforto ao paciente, uma das grandes vantagens do método é a de restabelecer a visão, criando uma liberdade visual e melhorando a qualidade de vida. 

Além disso, ela é invisível a olho nu, melhora o bem-estar do paciente e não causa nenhum desconforto na aparência, pois é imperceptível após a colocação. O Collamer, material que constitui a lente, é único e exclusivo, biocompatível, se assemelha ao corpo humano, traz muita segurança e minimiza os riscos da cirurgia de miopia. Ou seja, praticamente não existe rejeição ao material da lente (Collamer®) e ela possui alto nível de satisfação entre os pacientes que realizaram a cirurgia de implante da lente para miopia

Porém, apesar de simples, após a realização do implante de lente ICL é obrigatório cumprir o pós-operatório corretamente para não correr os riscos da cirurgia de miopia e complicações.

Bom senso e pós-operatório correto fundamentam os bons resultados

O êxito da cirurgia de lentes para miopia não depende apenas de um bom método e profissional, mas também da contribuição do paciente para que o resultado seja satisfatório no período pós-operatório.

O procedimento de implante de lente ICL é rápido, e indolor e em poucos dias o paciente está apto a retomar as atividades cotidianas, pois é de fácil adaptabilidade no pós-cirúrgico. Mas alguns hábitos devem ser evitados, como: apertar e coçar os olhos após o implante da lente ICL. Isso para evitar que ocorra os riscos da cirurgia de miopia após o implante como deslocamento, desconfortos, inflamações. 

Depois da alta, a recuperação é feita em casa e o paciente deve estar consciente de como deve proceder. Outra recomendação para não causar nenhum tipo de complicação e obter ótimos resultados após o implante da lente ICL, é evitar fazer esforços, abaixar muito a cabeça ou pegar peso nos primeiros 4 dias.

É importante ressaltar também que no primeiro mês o paciente deve visitar o oftalmologista para a avaliação e indicações, como o uso correto dos colírios para ter uma recuperação mais rápida e segura.

Lente ICL: totalmente reversível

Se houver qualquer desconforto ou problema com as lentes para miopia, é preciso entrar em contato com o médico e, se necessário, a lente poderá ser extraída com facilidade. Ou seja, se ocorrer qualquer complicação ou até mesmo se a prescrição do paciente mudar no futuro, as lentes ICL podem ser substituídas ou retiradas sem o menor problema e sem causar nenhum dano à visão. Isso é possível porque ela não remove nenhuma estrutura ocular.   

A escolha certa

Como toda cirurgia, o implante de lente ICL também exige pequenos cuidados para alcançar um resultado de sucesso. Porém, de todas as opções disponíveis no mercado, a lente ICL é uma das mais seguras para corrigir problemas de visão e a que está trazendo uma grande evolução para a oftalmologia do Brasil, já que possui qualidade superior, segurança, excelência clínica e treinamento visando a plena satisfação de médicos e pacientes. Conheça todos os benefícios do implante de lente intraocular ICL no nosso site e procure um médico certificado para tirar dúvidas sobre a cirurgia! 

Leia o artigo
Capa do artigo
Conheça 3 centros de oftalmologia que estão inovando no mercado brasileiro

Assim como em outras áreas da medicina, a tecnologia tem trazido cada  vez mais novidades e soluções inovadoras para a oftalmologia. Desde tecnologias para procedimentos e implantes, até aparelhos que realizam todos os exames oftalmológicos, a modernização da oftalmologia é real e está aqui para ficar e transformar a dinâmica nos consultórios.

As clínicas que têm aderido a estas novas tecnologias e se mantido atualizadas têm se sobressaído no mercado. Oferecer todos os exames oftalmológicos – como o exame do olhinho em recém nascidos – procedimentos e tratamentos com equipamentos de ponta e seguindo sempre o padrão mais moderno garante uma vantagem estratégica para um clínica e uma maior confiança de seus clientes.

A seguir listamos as 3 clínicas brasileiras que mais têm investido em tecnologias inovadoras e, graças a isso, têm destaque no mercado nacional.

Os 3 centros de oftalmologia que oferecem todos os exames oftalmológicos com inovações tecnológicas e práticas

  • Centro Infantil Boldrini (Campinas – SP)
    Referência em medicina, o Boldrini investe na alta tecnologia para a implementação em diagnósticos e na infraestrutura completa de atendimento. O centro lidera várias pesquisas científicas, levando a inovações e descobertas clínicas que movem a pediatria adiante.

    Focado no ensino, na pesquisa e na prática clínica da oncologia, o Centro Infantil Boldrini também atua na oftalmologia, oferecendo testes de visão infantis e demais exames com ajuda de tecnologias de ponta para identificar e tratar com grande eficácia doenças como o retinoblastoma.

    Site oficial: https://www.boldrini.org.br/

  • GRAAC (São Paulo – SP)
    O Hospital do GRAACC é equipado com tecnologia de ponta para diagnosticar e tratar o câncer infantojuvenil. Além da tecnologia, o hospital aposta em uma abordagem multiprofissional e humanizada para garantir o melhor atendimento de seus pacientes.

    O GRAAC foi o primeiro centro clínico do Brasil focado em oncologia pediátrica que recebeu a certificação internacional JCI, o que sinaliza o nível de qualidade dos seus profissionais, suas práticas e tratamentos.

    O hospital também conta com tecnologias que oferecem todos os exames oftalmológicos para o diagnóstico de tumores no olho. Graças a sua equipe altamente capacita, os tratamentos do GRAAC têm um alto nível de sucesso.

    Site oficial: http://lasercampinas.com.br/

Universidade Federal de Pernambuco (Recife – PE)

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco – HC-UFPE é um hospital universitário público, que possui certificação reconhecida pelos Ministérios da Educação e da Saúde. O hospital atua oferecendo atendimento clínico à população, e também ajudando a formar e qualificar profissionais. O HC da UFPE também atua na área de pesquisas científicas.

Sendo um centro clínico universitário, o HC da UFPE é intimamente ligado à produção de conhecimento intelectual acadêmico e se mantém sempre atualizado nas últimas práticas e tecnologias. Na área de oftalmologia, seus profissionais oferecem todos os exames oftalmológicos, desde testes infantis, como o exame do olhinho em recém nascidos, como procedimentos para adultos e idosos, amparado por equipamentos de última geração.

Site oficial: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hc-ufpe.

Invista em inovações tecnológicas e junte-se a lista de clínicas que têm se destacado no mercado

Estes são apenas alguns exemplos de centros de oftalmologia que escolheram investir em soluções tecnológicas e ganharam destaque graças a isso.

A Advance Vision trabalha com serviços e tecnologias de alto padrão para a oftalmologia, com clínicas interessadas em disponibilizar soluções inovadoras para os seus pacientes.

Visite o nosso site e considere a possibilidade de investir na modernização da sua clínica.

1 ano de EVO Visian ICL no Brasil

Leia o artigo