A implantação de lente intraocular, assim como qualquer outra cirurgia que envolve a área da visão, gera muitas dúvidas. Apesar de gerar satisfação em cerca de 99,4% dos pacientes, que afirmam que implantaria novamente a EVO VISIAN ICL, o método é novo, em comparação a mais conhecida cirurgia a laser.
Por isso, listamos aqui perguntas frequentes sobre a implantação da lente intraocular ICL com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos pacientes.
1 – Por que eu devo escolher a lente intraocular ao invés do procedimento a laser?
Para quem tem a córnea muito fina ou um grau de miopia muito alto, ou seja, não pode realizar a cirurgia a laser, a intraocular é a indicada. Isso porque nesse procedimento a nova lente é implantada atrás da íris, sem mexer no cristalino do olho e sem desgastar a córnea – o que é feito na cirurgia a laser que corrige miopia.
2 – Quais as vantagens da EVO Visian ICL?
Além de nos preocuparmos com nossos pacientes desde a qualificação de seu médico, nosso procedimento é mais vantajoso quando comparado a outros. A lente possui uma alta definição visual; seu material exclusivo que contém colágeno, chamado de Collamer, garante a biocompatibilidade, ou seja, a harmonia da lente com os olhos; além disso, a presença do Central Flow, impede a síndrome do olho seco.
3 – Do que é feita a lente EVO Visian ICL?
O material da lente é o Collamer, usado exclusivamente pela STAAR Surgical. O nome é uma combinação entre “colágeno” e “polímero”. Entre outras vantagens, as lentes são biocompatíveis, feitas para ficar naturalmente em harmonia com olho, proporcionam também, proteção UV enquanto a luz visível passa por ele inalterada.
4 – Qualquer médico pode realizar o procedimento?
Prezamos sempre pela segurança do paciente, logo, o médico que realiza a cirurgia para correção da visão com a EVO Visian ICL, precisa ser certificado. Esse é um dos grandes diferenciais da implantação de lente intraocular ICL.
São três etapas para garantir que o profissional consiga implantar a lente de forma segura: um curso teórico, wet lab e acompanhamento cirúrgico de quatro olhos. Em todas as etapas do processo o médico é acompanhado por um profissional “proctor” da Advance Vision, certificado pelo fabricante STAAR.
5 – Só pessoas mais velhas podem colocar a lente intraocular?
A cirurgia pode ser realizada em pacientes de 21 a 60 anos de idade. É preciso que o médico avalie cada um especificamente. Há algumas restrições claras, como ser necessário que o paciente não tenha alteração no grau, durante um período mínimo de 6 meses.
6 – Como é o pós-operatório?
Como qualquer pós operatório é preciso ter alguns cuidados. Para ter uma boa evolução depois da cirurgia é preciso seguir as orientações estabelecidas pelo oftalmologista. O retorno para as atividades diárias é indicado de 2 a 4 dias depois. Uma das recomendações mais importantes é evitar apertar e coçar os olhos. Se houver qualquer desconforto, é preciso entrar em contato com o médico.
Com a chegada da lente intraocular ICL no mercado brasileiro tornou-se mais viável a possibilidade de indicação da cirurgia de correção de miopia. Conheça!
continuar lendoVisian Implantable Collamer Lens, ou ICL, é indicação número 1 para o tratamento de miopia. Ela é inserida por cirurgia refrativa fácica com lente intraocular, sendo aplicada atrás da íris e na frente da lente do cristalino - como se fosse uma lente de contato.
continuar lendoAnualmente 500 mil crianças ficam cegas e 80% desses casos poderiam ser evitados com uma triagem visual. Veja as diretrizes de atenção para a saúde ocular!
continuar lendo