Tecnologia
Compartilhe:

8 equipamentos oftalmológicos essenciais para o seu consultório

Postado em 4 de fevereiro de 2020 por advancevision

A tecnologia transformou para sempre a forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo. Na área da saúde, ela tem gerado inúmeros benefícios para médicos e pacientes. Mas, falando especificamente dos profissionais, existe o desafio de manter constante atenção para as tendências em aparelhos, equipamentos oftalmológicos e procedimentos de exames, análises e tratamentos.  

Pensando em você, médico responsável pela saúde dos olhos, listamos a seguir os equipamentos oftalmológicos essenciais para o bom funcionamento do seu consultório.  

Aparelhos que todo oftalmologista deve ter: 

  1. Biomicroscópio ou lâmpada de fenda

Trata-se de um equipamento que alia um microscópio a uma fenda de luz de alta intensidade e é utilizado para avaliar as seguintes estruturas do olho: pálpebra, esclera, conjuntiva, íris, cristalino e córnea. No momento do exame, o paciente, que fica sentado em uma cadeira, repousa o queixo e a testa em um suporte para garantir que a cabeça fique imóvel. 

  1. Lensômetro

Utilizado para conferir o grau das lentes de óculos ou contato. É comum vermos esses aparelho em óticas, mas ele também é bastante útil no consultório.  Dê preferência à versão digital, que tem um resultado mais preciso, reduzindo as chances de eventuais erros humanos. 

  1. Negatoscópio

A estrutura deste aparelho conta com um vidro leitoso, quadrado ou retangular, à frente de uma lâmpada fluorescente por trás. À frente dele, coloca-se a radiografia para que a imagem seja observada com mais clareza pelo oftalmologista. 

  1. Oftalmoscópio

Equipado com um feixe de luz vermelha para o fundamental Teste do Olhinho (Teste do Reflexo Vermelho), permite mapear 30 graus do globo ocular, detectando sinais de doenças importantes, como glaucoma e catarata, além de lesões e tumores na retina. 

  1. Refrator

Este, sem dúvida, é o equipamento de primeira necessidade de um consultório de oftalmologia, tendo em vista que serve para detectar o grau que o paciente precisa na utilização de óculos ou lentes de contato. 

  1. Retinógrafo

O retinógrafo é um dos equipamentos oftalmológicos mais modernos e com sistema avançado de mapeamento e avaliação da retina, baseado em imagens digitais de alta resolução. O Retcam Envision é um modelo de alta tecnologia. Além de possuir alta capacidade de diagnóstico de Retinopatia Prematura e o Retinoblastoma, este equipamento possui Angiografia, com possibilidade de imagens detalhadas em alto contraste das estruturas internas do olho.  

É também integrado com sistema de telemedicina, conectado a uma rede de diagnóstico online. 

O RetCam Envision fornece ainda integração PACS contínua e recursos de rede aprimorados com total segurança no armazenamento das imagens 

  1. Tonômetro

Utilizado para medir a pressão interna do globo ocular, o tonômetro é muito útil quando há pacientes com suspeita de glaucoma. No mercado, existe a versão portátil, que se destaca pela facilidade na operação, pelo design ergonômico, pelo display ambidestro e pela bateria de longa duração. 

  1. FAROS

A plataforma cirúrgica Faros permite a cirurgia ocular de mais alto nível, permanecendo facilmente operável e controlável. O Faros compacto está disponível como um dispositivo para cirurgia do segmento anterior ou como um sistema combinado para cirurgia do segmento anterior e posterior. A bomba SPEEP exclusiva torna o fluxo e o vácuo facilmente controláveis, resultando em fluídica insuperável. O controle de fluxo preciso da bomba peristáltica torna o trabalho do cirurgião mais fácil e seguro do que antes. A tecnologia easyPhaco resulta em estabilidade de câmara sem precedentes. A ponta de capsulotomia HF fornece uma capsulorrexe incrivelmente simples. O inovador cortador de fluxo contínuo garante a remoção do corpo vítreo sem tração, enquanto a nova fonte de luz Power LED fornece 45% mais energia de luz no segmento posterior. Além disso, o Faros também contém um aplicativo HFDS integrado para cirurgia de glaucoma. 

Invista em diferencial para sua clínica 

O Brasil conta com mais de 16 mil oftalmologistas, sendo que mais da metade deste grupo (57%) se concentra na região Sudeste do País, de acordo com o último censo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 

Para se diferenciar entre os demais profissionais, o ideal é que o médico invista constantemente na própria especialização e na qualificação do seu time de profissionais, além de oferecer em seu consultório o que há de melhor em tecnologia, tratamento e procedimento. Tudo isso agrega valor à saúde do paciente, ao seu negócio e à sua imagem profissional. 


Posts Relacionados