Tecnologia
Compartilhe:

A telemedicina no dia a dia do oftalmologista

Postado em 10 de junho de 2022 por advancevision

A Telemedicina já é uma realidade. Com o progresso da tecnologia era esperado que ela também afetasse e transformasse o mercado de saúde. Com  a pandemia de COVID 19, a implantação de processos digitais foi mais rápida e urgente, e a Telemedicina que já era uma realidade, se tornou ainda mais difundida entre pacientes e médicos.   

Mas, como isso pode ser absorvido e como afeta a área da Oftalmologia? A realidade é que muitos equipamentos de oftalmologia se tornaram grandes aliados na chegada da telemedicina.  

Como funciona a Telemedicina na Oftalmologia?  

Em linhas gerais, a Telemedicina pode ser aplicada na Oftalmologia tal como é feito na maioria das especialidades, com uma consulta onde médico coleta os dados clínicos do paciente, faz análise de exames prévios e pode realizar alguns testes de visão para auxiliar em um diagnóstico ou direcionamento para pedido de outros exames.  

Dentre os testes que podem ser feitos por telemedicina estão o Teste de Acuidade Visual, Campimetria e Teste de ishihara. Além desses, a Telemedicina funcionaria como uma possibilidade do médico fazer orientações e acompanhamento de cirurgias e tratamentos longos por meio da análise dos sintomas físicos relatados pelo paciente.  

Quais equipamentos de oftalmologia podem ajudar na Telemedicina?  

Um grande aliado na Telemedicina, é o retinógrafo RetCam Envision. Esse retinógrafo, além de fazer um exame de fundo de olho completo e extremamente acurado, possui uma operação simplificada e capacidade de envio de imagens e conexão em rede, o que por sua vez, possibilita que técnicos treinados realizem os exames e enviem para os médicos especialistas realizarem o diagnóstico de qualquer lugar do país. 

Essa ferramenta permite que os pacientes se desloquem apenas para a realização do exame, e usem da Telemedicina para todos os demais contatos com o oftalmologista com a segurança e otimização do tempo como principais benefícios,  

Além disso, o retinógrafo RetCam Envision fornece integração PACS contínua e recursos de rede aprimorados para total segurança no armazenamento das imagens. Melhora significativamente a eficiência do acompanhamento médico,  auxiliando na observação da evolução do tratamento com transferência manual de dados e arquivamento de imagens.  

Benefícios da oftalmologia via telemedicina 

Com a possibilidade do teleatendimento na oftalmologia, regiões com escassez de especialistas passam a estar cobertas e atendidas, além da possibilidade de fazer a prevenção e o diagnóstico de doenças oculares que podem ser graves, de uma forma muito mais otimizada e simplificada. 

Além disso, os pacientes com doenças crônicas como diabetes ou hipertensão, que ocasionam grandes danos na visão, podem ter um acompanhamento muito mais minucioso sem que precisem fazer grandes jornadas à clínicas e consultórios para monitorar a doença. 

E, como dito, os exames de fundo de olho, como retinografia e OCT, podem ser laudados pelo especialista para as orientações e conduta terapêutica através da Telemedicina. 

Benefícios para consultórios e hospitais 

As clínicas médicas têm muito a ganhar com a Telemedicina. A emissão de laudos a distância, como feitos com retinógrafo, amplia a capacidade e a agilidade de atendimento.  

Isso significa uma maior facilidade para acompanhamento de tratamentos longos, uma documentação em rede, que permita que vários especialistas possam acessar os laudos do paciente, mesmo que a longas distâncias, e uma redução de custos e fila de espera com atendimentos em consultórios com casos que uma teleconsulta pode obter resultado muito satisfatório.  

Com a chegada dessa realidade, a adaptação se torna um diferencial para o paciente, que também se beneficia de ter seu médico mais próximo e de uma forma otimizada, no acompanhamento do seu tratamento. 


Posts Relacionados