Miopia
Compartilhe:

Manual do médico: os cuidados com as Lentes ICL

Postado em 29 de outubro de 2020 por advancevision

Visian Implantable Collamer Lens, ou ICL, é indicação número 1 para o tratamento de miopia. Ela é inserida por cirurgia refrativa fácica com lente intraocular, sendo aplicada atrás da íris e na frente da lente do cristalino – como se fosse uma lente de contato. 

Com formato que permite colocação perfeita no sulco, e um orifício central que não restringe o fluxo do humor aquoso, esse tipo de produto é fisiologicamente compatível e não altera a pressão do olho.

Além disso, para evitar qualquer dano ou prejuízo aos tecidos oculares, as lentes são feitas de Collamer, um material exclusivo das lentes EVO Visian ICL, que possuem Fibronectina, tornando-a biocompatível e promovendo uma visão de alta qualidade, sem causar desconforto ou alterar as estruturas naturais dos olhos . 

Vantagens das lentes Visian ICL 

Para o paciente, a grande vantagem é que o implante de Visian ICL é de recuperação rápida e praticamente sem riscos. Por não remover tecido corneano, como os Lasers Lasik e PRK, é uma cirurgia que preserva os olhos e seus tecidos, evitando problemas  como a Síndrome dos Olhos Secos,  distorções na visão, ou desdobramentos ainda piores, como a Ectasia da Córnea, que pode levar este paciente a precisar de um transplante no futuro, além disso pode ser removível, caso haja necessidade no futuro. 

Além disso, a ICL oferece melhor qualidade e clareza para a visão, junto com resultados mais previsíveis. Outros fatores interessantes da tecnologia é o fato de conter proteção contra raios UV e ser capaz de corrigir erros refrativos mais altos e de córneas mais finas.

Para os médicos, é um procedimento que trará a segurança de saber que o paciente irá se recuperar da forma mais tranquila, rápida e segura, sendo a tecnologia mais avançada em termos de cirurgias refrativas que existe disponível no mercado.

Cuidados necessários com as lentes ICL

O procedimento para implantar as lentes ICL é cirúrgico de curta duração, durando em média 30 a 45 minutos e sem suturas. Após certificação, o médico poderá realizar seus próprios cálculos, fazer simulações e até reservar e solicitar a lente do paciente diretamente pela fabricante. 

A satisfação dos pacientes aumenta as possibilidades de recomendação para outras pessoas que procuram profissionais aptos a realizar o procedimento. Já é fato conhecido na comunidade médica, que pacientes recomendados são um fator importante no crescimento de sua prática clínica.

Materiais necessários para a implantação de lentes ICL

Como em qualquer outro procedimento, complicações podem surgir. Por isso, é essencial que o cirurgião esteja familiarizado com a técnica, sabendo lidar com o diagnóstico, prevenção de problemas e gerenciamento. No caso de cirurgiões iniciantes, é necessário realizar wet lab, antes de iniciar a cirurgia.

Além disso, alguns dos materiais que serão usados no procedimento são um injetor estéril reutilizável, cartucho SFC-45, êmbolo de espuma descartável, suporte de êmbolo de ponta de espuma descartável e pinça de carregamento frontal. Itens novos e de qualidade fazem a diferença também, para que a implantação ocorra de forma segura e garanta satisfação de médico e paciente. 


Posts Relacionados