Mercado
Compartilhe:

Como comprar equipamentos oftalmológicos para sua clínica

Postado em 10 de novembro de 2019 por advancevision

A inovação tecnológica é uma constante no mercado. A todo momento são lançados novos equipamentos médicos que prometem deixar para trás a versão anterior – e na área oftalmológica isso também acontece. Então, nem sempre é simples saber qual a melhor opção quando se deseja modernizar os equipamentos.

Para ajudá-lo neste processo, vale ter em mente que a escolha de um consultor que te ajude na hora de comprar equipamentos oftalmológicos para o seu consultório é tão importante quanto ter a melhor solução de tecnologia para oferecer aos pacientes. Isso porque o sucesso da sua clínica também está na relação de parceria que você estabelece com o representante do fabricante dos equipamentos que utiliza.

A ideia é que, ao efetuar aquisições com confiança em quem te apresenta um produto, você tenha mais chances de equipar a sua clínica com soluções que sejam sustentáveis para o negócio, enquanto agregam valor para os pacientes que confiam sua saúde e qualidade de vida a você.

Neste post, você vai encontrar algumas recomendações para o seu processo de compra.

O que considerar na hora de comprar equipamentos oftalmológicos

Seja na aquisição de produtos nacionais ou importados, prefira sempre negociar diretamente com representantes que comprovem ser credenciados aos fabricantes do produto. Durante a conversa, não esqueça de verificar se os itens comercializados por ele são aprovados por institutos de regulamentação, como Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade de Tecnologia) e FDA (Food and Drug Administration), por exemplo.

Lembre que seu ofício está diretamente relacionado à vida das pessoas e com isso não dá para brincar, não é mesmo?

Como escolher o representante de equipamentos oftalmológicos

A natureza do trabalho do oftalmologista é cuidar da saúde ocular das pessoas, por isso, na hora de escolher um representante para comprar equipamentos oftalmológicos, não se deixe guiar apenas por preços atrativos. Procure entender o valor da aquisição e não apenas o quanto ela vai custar.

Nesse contexto, opte pelo representante que:

● Seja capaz de orientar sobre soluções obsoletas, comercialmente frágeis ou arriscadas;

● Saiba oferecer uma consultoria sobre o melhor equipamento a ser adquirido;

● Tenha conhecimento das tecnologias existentes no mercado mundial;

● Ensine detalhes sobre a operação do equipamento adquirido

● Disponibilize materiais de orientação aos clientes;

● Ofereça assistência técnica.

Como avaliar as propostas

Com as propostas em mãos, é hora decidir de quem comprar equipamentos oftalmológicos. Procure avaliá-las do ponto de vista médico e financeiro. Com o primeiro olhar, busque entender os benefícios que a solução oferecida irá gerar aos pacientes e à imagem do seu negócio. Considerando o caixa do consultório, tenha atenção aos custos que estão por trás do equipamento oftalmológico, como o operacional e de manutenção, insumos, peças, consumo de energia e treinamento, além daqueles relacionados a instalação, frete e impostos.

Não esqueça de considerar descontos e condições de pagamento. Mas, lembre que esse nunca deve ser o único fator decisivo.

Bons hábitos após a aquisição

Crie o hábito de registrar todo o processo de aquisição dos aparelhos que equipam o seu consultório ou a sua clínica. Isso fará com que você tenha um histórico sobre o custo-benefício da aquisição. Reserve, ainda, um espaço nos arquivos para agrupar toda a documentação dos equipamentos. Assim, caso o item apresente algum problema, você não terá dificuldades encontrar informações sobre o que fazer ou a quem recorrer.


Posts Relacionados