Doenças
Compartilhe:

Conheça as instituições que estão mudando a realidade da visão de crianças no Brasil

Postado em 10 de novembro de 2020 por advancevision

Doenças oftalmológicas infantis são mais comuns do que imaginamos, por isso os cuidados com a saúde ocular dos bebês devem começar desde muito cedo para detectar, prevenir e tratar patologias e problemas na visão dos recém-nascidos antes que o quadro se agrave. Ainda na maternidade, após o nascimento é realizado o teste do olhinho, conhecido também como Teste do Reflexo Vermelho (TRV), que é responsável pela primeira triagem ocular. Porém, esse teste tradicional aplicado hoje no Brasil não consegue inspecionar o fundo de olho e consequentemente patologias mais graves nem sempre são detectadas. Com isso, o Teste Digital do Olhinho com RetCam é uma opção mais moderna e que complementa o TRV, pois avalia com precisão o segmento posterior, através de imagens fotográficas de alta resolução da área do fundo do olho.

Com equipamentos oftalmológicos como o retinógrafo, empresas como a Advance estão mudando a realidade dos diagnósticos e tratamentos oftalmológicos no Brasil e prevenindo problemas mais graves na visão dos recém nascidos. 

Por meio do programa Juntos Pela Visão Infantil, a Advance Vision , está fechando parcerias, com os médicos, para realizar o teste digital do olhinho. A ação possibilita a realização de tratamentos precoces e adequados das doenças oculares.

Doença ocular infantil: mais comum do que você imagina! 

Segundo dados da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira pelo menos 100 mil crianças brasileiras possuem algum tipo de deficiência visual. Casos que poderiam ter sidos prevenidos, corrigidos ou tratados se diagnosticados precocemente. 

Com uma incidência tão alta de enfermidades na visão dos recém-nascidos, comparado a outras patologias detectáveis, é essencial avaliar os olhos de todos os bebês para evitar complicações oftalmológicas e garantir a oportunidade de um tratamento adequado. Já que a visão interfere diretamente no aprendizado, autoestima e inserção social da criança. 

Um diagnóstico completo da saúde ocular também é fundamental para o tratamento de futuras anomalias. Por isso, a Advance está apoiando cada vez mais pesquisas e ajudando a prevenir  doenças oculares em crianças com o RetCam. Afinal, uma avaliação completa pode inclusive predizer e encaminhar para um diagnóstico de doenças neurológicas.

Teste do Olhinho com RetCam

Com alta precisão, o RetCam – equipamento oftalmológico de alta tecnologia com certificados internacionais, FDA e CE – é minimamente invasivo e traz resultados bem assertivos na detecção precoce de doenças. 

A tecnologia faz um mapeamento e avaliação da retina baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução, o que permite ao médico conclusões oftalmológicas mais precisas das mais diversas patologias oculares. 

Enquanto o teste do olhinho tradicional realiza uma triagem da câmara anterior do olho, a versão digital com RetCam avalia também a câmara posterior. O retinógrafo também auxlia detectar doenças infecciosas contraídas pelas mães e que causam alterações no fundo do olho dos bebês, afetando a visão da criança.

Como funciona o teste digital do olhinho?

Ele mapeia 130 graus do globo ocular e realiza a avaliação da retina baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução, o que permite diagnósticos precisos das mais diversas patologias oculares. 

Para realizar o Teste do Olhinho com RetCam, a pupila é dilatada com o uso de um colírio específico. Posteriormente, é aplicado um gel de interface entre o olhinho e a lente acoplada à câmera. As imagens detectadas pelo aparelho são armazenadas e podem ser gravadas, impressas ou enviadas eletronicamente.

A tecnologia auxilia o médico no diagnóstico, pois detecta a presença de diversas enfermidades oculares, de maneira rápida, precisa e indolor. Como o equipamento tem um sistema de telemedicina, o processo é uma estratégia promissora para os locais que não dispõe de oftalmologista diariamente. 

A Advance e o Programa Juntos pela Visão Infantil têm o objetivo de conscientizar toda a sociedade, como pediatras, pais e ONGs sobre a importância de um diagnóstico ocular completo e precoce no recém-nascido. Conheça os hospitais credenciados para realizar o Teste Digital do Olhinho.


Posts Relacionados