Avanços Tecnológicos em Tratamentos Oculares e Estéticos

Os avanços da tecnologia médica são contínuos e evoluem significativamente ano a ano. Isso traz inúmeros benefícios para os profissionais da área e, principalmente, pacientes, proporcionando procedimentos mais seguros para tratar uma variedade de condições oculares e estéticas.  

Dentre as novidades, destaca-se atualmente o Plexr Plus, uma tecnologia inovadora que permite realizar de forma não invasiva procedimentos antes restritos a centros cirúrgicos.  

Convidamos você para, nas linhas que seguem, saber mais sobre como essa importante inovação pode ser utilizada em oftalmologia e estética ocular, bem como suas vantagens em relação às cirurgias tradicionais. 

Plexr Plus: Uma Revolução em Tratamentos Oculares e na Oftalmologia Estética 

A Plexr Plus é uma nova modalidade segura e minimamente invasiva para realizar microcirurgia em oftalmologia. Sua revolução consiste em um dispositivo que utiliza a tecnologia de plasma para realizar procedimentos de forma não cirúrgica, vaporizando o tecido epidérmico de maneira controlada. Isso permite que diversos tratamentos sejam realizados com precisão e segurança, sem a necessidade de cortes ou suturas, possibilitando um tempo de recuperação mais rápido e resultados naturais. 

E, além de apoiar em tratamentos oculares relacionados à saúde dos olhos, também é uma inovação aliada da oftalmologia estética, frente cada vez mais desenvolvida por profissionais da área, como o oculoplasta. 

Tratamentos Oculares com Plexr Plus 

Como adiantamos, há diversas condições oculares que podem ser tratadas com a tecnologia. Confira algumas delas, por região: 

Conjuntiva Bulbar: 

  • Pinguécula: pequena lesão amarelada que surge na parte branca do olho. 
  • Pterígio: membrana vascularizada que cresce sobre a conjuntiva, área responsável por proteger o globo ocular. 
  • Cistos conjuntivais: formação de um saco transparente no olho, com líquido claro, semelhante a uma bolha de ar na pele. 
  • Nevos conjuntivais: pequenos tumores benignos, que geralmente conhecemos como pintas. 
  • Calástase conjuntival 
  • Tumores conjuntivais benignos: causados pelo crescimento anormal de células que resultam em uma lesão. 

Conjuntiva Palpebral: 

  • Dacriolitos: cálculos que se formam na parte interna do ducto lacrimal, que geralmente são resultado de um processo infeccioso na estrutura ocular. 

Pálpebra: 

  • Oclusão pontual permanente: conhecida como a doença do olho seco, é causada por alguma anormalidade no processo de produção das lágrimas, fazendo com que não ocorra de forma adequada.  
  • Calázio: inflamação causada pela obstrução de uma das glândulas dos olhos, resultando em uma bolinha na pálpebra associada à vermelhidão na região.  
  • Blefaroplastia não invasiva: remoção do excesso de pele nas pálpebras sem cirurgia. 
  • Tumores benignos e verrugas. 
  • Xantelasma: pequenas protuberâncias amareladas que se formam na região periocular. 

Outros: 

  • Ectrópio e Entrópio: pálpebras viradas para fora e para dentro, respectivamente. 
  • Úlceras de córneas multirresistentes: feridas abertas na camada transparente da córnea, que está localizada na frente da íris e da pupila. 

Tratamentos Estéticos com Plexr Plus 

Confira também algumas possibilidades dessa nova tecnologia na oftalmologia estética: 

  • Tratamento de Rugas: minimizar linhas finas e rugas ao redor dos olhos e da testa, promovendo um aspecto mais jovem e revitalizado. 
  • Tratamento de Cicatrizes: melhora da aparência de cicatrizes, resultando em uma pele mais uniforme e suave. 
  • Remoção de Manchas e Lesões Cutâneas: tratamento de manchas e lesões cutâneas benignas de forma não invasiva, proporcionando uma pele mais uniforme e saudável. 

São todas essas possibilidades que permitem afirmar que o Plexr Plus representa uma verdadeira revolução em tratamentos oculares e estéticos. Sua tecnologia permite aos oftalmologistas e profissionais de estética ocular (como o oculoplasta) oferecerem tratamentos eficazes e seguros, garantindo a satisfação e bem-estar dos pacientes.  

Resultado e bem-estar 

O conforto do paciente também aumenta com a novidade. Os procedimentos com Plexr Plus não são invasivos, ou seja, não requerem incisões ou suturas, minimizando o desconforto e os riscos associados a cirurgias tradicionais. Assim, demandam um tempo de recuperação mais curto, com menos inchaço e hematomas, além de serem mais rápidos do que cirurgias, permitindo que os pacientes retomem suas atividades diárias em pouco tempo. E os resultados dos procedimentos tendem, ainda, a ser mais naturais, preservando a expressão facial e os traços individuais do paciente. 

Por isso, caso esteja em busca de solucionar alguma questão relacionada à saúde ocular ou de estética, não deixe de conversar com um especialista sobre o Plexr Plus. 

 

Posts Relacionados

Capa do artigo
Reconstrução de Pálpebras: Como restaurar a função e a estética após lesões e tumores

Por se tratar de um procedimento extremamente complexo, a reconstrução das pálpebras vai muito além do aspecto estético. Traumas oculares, lesões palpebrais e remoção de tumores são alguns dos casos que demandam esse tipo de intervenção a fim de restaurar não apenas a aparência da região das pálpebras, como também sua função para uma melhor qualidade de vida. 

Com isso, é de extrema importância que os oftalmologistas estejam devidamente capacitados e atualizados, além de estarem munidos dos equipamentos adequados para realizar o procedimento de forma segura, gerando os resultados esperados pelos pacientes. Além disso, é necessário ter conhecimento aprofundado de todas as tecnologias disponíveis para tratamento das pálpebras, bem como de todo o processo que envolve esse procedimento, considerando os cuidados a serem tomados no antes, durante e depois do procedimento. 

Avaliação Completa e Planejamento:

Antes de iniciar qualquer procedimento de reconstrução de pálpebras, é fundamental realizar uma avaliação completa da condição do paciente. Isso inclui avaliar a extensão da lesão ou remoção do tumor, se este for o caso, determinar a quantidade de tecido comprometido e avaliar a função e a estética da região. Com base nessa avaliação, um plano de reconstrução personalizado pode ser desenvolvido, levando em consideração a melhor abordagem para restaurar a função e a aparência natural das pálpebras. 

Enxertos de Pele: 

Esta é uma técnica bastante comum de reconstrução, feita quando há perda significativa de tecido. Neste procedimento, um enxerto de pele é removido de uma área doadora, geralmente próxima do local lesionado, como a dobra inguinal ou a região retroauricular, e é transplantado para a área afetada. Com isso, os enxertos são utilizados para cobrir áreas de perda de pele e fornecer suporte estrutural para a pálpebra reconstruída. 

Retalhos Locais: 

Esta é uma alternativa bem comum na reconstrução de pálpebras, que envolve o deslocamento de tecido vizinho à área afetada para cobrir a perda. Existem diferentes tipos de retalhos locais, como o retalho de avanço, o retalho de rotação e o retalho de transposição. A escolha do retalho dependerá da localização e da extensão da perda de tecido, bem como da preferência do cirurgião. 

Flaps: 

São técnicas mais complexas de reconstrução de pálpebras, que envolvem o deslocamento de tecido para cobrir a área afetada, mantendo a vascularização intacta. Esses procedimentos são realizados para casos de maior perda de tecido ou quando os vasos da região estão comprometidos. Podem ser utilizados os mais diferentes tipos de flaps – procedimentos cujo objetivo é criar uma barreira física para proteger a córnea –, como: o flap de Hughes, o de Mustardé e o de Tenzel, cada qual dependendo das necessidades do paciente e da experiência do cirurgião. 

Restauração da Função e Estética: 

Ao realizar a reconstrução de pálpebras, é fundamental não apenas restaurar a aparência, mas também preservar ou melhorar sua função. Isso inclui a reconstrução da anatomia, a correção de ptose associada e a garantia de uma adequada oclusão palpebral. Além disso, a simetria facial e a harmonia estética devem ser consideradas para proporcionar um resultado natural e satisfatório ao paciente. Para isso, existem disponíveis no mercado brasileiro algumas tecnologias para tratamento das pálpebras, que operam procedimentos muito mais seguros e garantem uma recuperação completa. É o caso do Agnes, uma plataforma de eletrocirurgia de alta precisão com radiofrequência, e do Plexr Plus, ​​uma máquina de plasma que utiliza energia ionizada para realizar procedimentos estéticos e médicos não cirúrgicos. 

Ambos os equipamentos são comercializados no Brasil pela Advance Vision, uma empresa do Grupo JL Health que atua no segmento da saúde desde 2002. Para maiores informações e orçamentos de ambas as tecnologias, não deixe de contatar a equipe comercial.  

Leia o artigo
Capa do artigo
Análise: o mercado para implantação de lente intraocular ICL no Brasil

Ao longo dos anos foi possível acompanhar um grande avanço no ramo de cirurgia para correção da visão no Brasil e, cada vez mais é necessário que especialistas estejam preparados para as novidades na área. Com a cirurgia de miopia cada vez mais em pauta e a chegada da lente intraocular ICL no país é possível que existam dúvidas sobre a possível aceitação desse novo procedimento no cenário local.

Entretanto, cada vez mais a miopia se mostra uma enfermidade preocupante chegando a ganhar pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o título de epidemia, em alguns países. Entenda o panorama nacional:

O mercado para implantação de lente intraocular ICL no Brasil

De acordo com estudos da OMS, 35% da população mundial deve ser afetada pela miopia ainda em 2020. Em apenas 30 anos essa estimativa é ainda mais preocupante, atingindo a marca de 52%. Esses dados mostram a rápida evolução da enfermidade que está se mostrando presente cada vez mais cedo na vida dos pacientes.

No Brasil, segundo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) a estimativa de miopia está entre 23 e 74 milhões de pessoas, enquanto a miopia degenerativa atinge entre 2 e 7 milhões. Os dados se baseiam em uma população de 208 milhões de habitantes.

Além disso, estudos da OMS apontam ainda um alarmante crescimento nos casos de alta miopia no Brasil, considerado acima da média global. No âmbito mundial o crescimento de 2020 a 2040 pode aumentar até 49%, mas aqui esse valor pode chegar até 89%.

Em entrevista para o Jornal de Brasília, a oftalmologista da Secretaria de Saúde, Núbia Vanessa Lima, afirma ainda que desde o início da pandemia do coronavírus houve um crescimento significante nos casos de miopia na rede pública clínica-hospitalar. Em crianças, por exemplo, este crescimento foi de 39%.

Entre as possíveis causas desse número tão alarmante está o aumento do tempo em que forçamos a visão de perto, assim como a constante exposição da visão para a tela azul. Desta forma, a capacitação de médicos para cirurgia para correção da visão se faz de extrema importância.

Por que adotar a lente intraocular ICL?

Com a chegada da EVO Visian ICL no mercado brasileiro, o país abriu uma nova porta para a cirurgia de miopia com lente intra ocular, oferecendo confiabilidade e segurança. Com 20 anos de estudos e mais de 1 milhão de implantes ao redor do mundo, a lente intraocular ICL ganha destaque pelo alto nível de satisfação dos pacientes, que é de 99,4%.

Realizada por um cirurgião expert, devidamente certificado, essa cirurgia para correção da visão consiste na implantação de uma lente fácica intraocular ICL, que possui um material exclusivo, collamer, que possibilita uma alta definição visual.

A EVO Visian ICL mantém a fisiologia natural do olho, assegurando dessa forma o fluxo aquoso. Além disso, ela é uma lente removível, o que garante segurança para o paciente, caso necessite realizar outro procedimento no futuro. 

Por ser implantada na parte posterior do olho, a cirurgia para correção da visão preserva a córnea, e fica invisível a olho nu.

Não há dúvidas que a EVO Visian ICL está trazendo um produto inovador para o cenário nacional. Saiba mais sobre o que é necessário para o médico poder realizar essa cirurgia de miopia com lente intra ocular na matéria: O que o médico precisa considerar ao adotar cirurgia de correção de miopia com lente intraocular ICL.

Leia o artigo
Capa do artigo
O que faz do Retcam Evision o melhor investimento entre os retinógrafos?

Não é novidade que o retinógrafo é um equipamento de oftalmologia indispensável nos melhores consultórios de especialistas. E quando falamos em tecnologia, o Retcam Envision aparece como a opção de retinógrafo mais moderno, sendo o mais indicado para grandes hospitais e maternidades. Veja a seguir, o que faz do desse equipamento oftalmológico a melhor alternativa do mercado! 

Testagem em prematuros para Retinoblastoma 

Uma das principais características do aparelho é o diagnóstico preciso por imagem de Retinoblastoma, especialmente a Retinopatia da Prematuridade (ROP) em bebês prematuros. O grande diferencial é a alta qualidade da imagem, que permite mais eficácia na identificação da doença.  

 Retcam Envision: Sistema Digital de Imagem indispensável

O RetCam Envision é um sistema amplo de imagem digital que entrega a última geração em equipamento de oftalmologia. Sua versátil câmera oftálmica capaz de acessar até 130º da retina pode ser usada para diagnóstico imediato de patologias oculares pediátricas. Imagens digitais impressionantes do globo ocular, incluindo o fundo, músculos, veias etc., podem ser captadas e compartilhadas digitalmente com um outro médico oftalmologista para avaliação e acompanhamento em tempo real. É também equipado com uma família de lentes intercambiáveis que provêm ao usuário um grande leque de opções de imagens, permitindo visualização de patologias internas e externas. 

 Angiografia e telemedicina 

 O RetCam Envision é um retinógrafo que conta com a Angiografia. Um sistema de imagem que fornece um elevado contraste para a visualização detalhada das estruturas do fundo do olho. Também um sistema de telemedicina, integração PACS contínua e recursos de rede aprimorados com total segurança, que armazena e compartilha as imagens para melhor acompanhamento de médicos do mundo todo da evolução da doença.  

 Programa Juntos Pela Visão Infantil Paraná 

Um exemplo prático de como o RetCam tem se tornado a melhor opção para médicos oftalmologistas do Hospital dos Olhos do Paraná, foi o programa Juntos Pela Visão Infantil Paraná, que trouxe o RetCam para o estado.  

Como destacado pelo Dr. Calos Moreira Jr. em webinário transmitido ao vivo, “É inerente a este exame de fundo de olho, a dificuldade de se avaliar o fundo de olho em bebês e crianças, devido à necessidade de colaboração no momento do exame. (…) Com oftalmoscópio direto ou indireto, teremos uma dificuldade muito grande (…) Os exames feitos com RetCam avaliam 130 graus da retina e são o padrão ouro para avaliação do fundo de olho em recém-natos e crianças. Além do diagnóstico, o RetCam permite o acompanhamento da evolução clínica e também do tratamento de cada caso.” 

https://www.youtube.com/watch?v=e6CBbzwKRgY

 

Exames e doenças detectáveis com RetCam Envision 

O exame de fundo de olho feito pelo RetCam Envision detecta ainda outros tipos de doenças oculates em crianças. Ao todo, o RetCam Envision é capaz de diagnosticar até 18 patologias oftalmológicas, se tornando o equipamento de oftalmologia mais completo para esse fim. 

Veja algumas doenças detectáveis: 

  • Doenças vitreorretinianas ou que afetam o nervo óptico;
  • Pressão arterial alta;
  • Citomegalovirus;
  • Tumor na retina;
  • Glaucoma;
  • Diabetes;
  • Parasita;
  • Lupus;
  • Sífilis.

Investimento seguro 

Em se tratando de equipamento padrão ouro, é natural que pensemos logo num alto investimento. No entanto, a qualidade agregada pelo retinógrafo mais moderno do mercado é muitas vezes superior ao seu investimento.  

Faça sua cotação no site oficial 

Leia o artigo