Eletrônicos cada vez mais presentes no nosso cotidiano, como celulares e tablets, são apontados por especialistas em miopia entre os principais culpados pelo aumento nos casos de problemas de visão no mundo. Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 30% da população com menos de 40 anos precisa ou necessitará de óculos para corrigir problemas de visão como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.
Até então, essas alterações refracionais, como a miopia, que prejudica a visão de longe era vista como um problema de causa exclusivamente hereditária, mas hoje em dia, pelo aumento dos casos no mundo inteiro, ela é considerada uma epidemia em muitos países e a comunidade médica já afirma que nosso estilo de vida é uma das principais causas.
Como consequência do número de casos, a procura pela cirurgia para corrigir miopia com o implante de lente intraocular (procedimento com excelentes resultados refrativos e menos invasivo) aumentou nos últimos anos e tem se tornado uma alternativa para diversas pessoas que desejam corrigir definitivamente o problema. Porém, apesar de ser rápida e segura, só é indicada para pacientes que já têm o grau de miopia estabilizado.
Se você deseja realizar o implante de lente intraocular, mas ainda está com o grau em progressão, confira alguns fatores que podem influenciar nesse processo.
Estabilidade do grau
Apesar de muitas vezes ocorrer por motivos incontroláveis, como fatores genéticos, o grau de miopia aumenta quando passamos muito tempo em frente às telas e não exercitamos a visão de longe. Pessoas que ficam o dia inteiro no computador, celular ou televisão costumam ter a sua disfunção agravada por conta desse péssimo hábito e acabam prejudicando a estabilidade do grau para a realização da cirurgia para corrigir miopia.
Realizar atividades ao ar livre, ficar menos tempo em lugares fechados e aproveitar a luz natural, portanto, podem impedir que a miopia se desenvolva.
Caso você seja uma dessas pessoas que trabalha com o computador e não consegue fugir disso, uma dica é olhar para a linha do horizonte a cada 15 minutos, ou então, parar por algumas horas e ir para um local onde a visão não seja tão estimulada.
Usar óculos direto estabiliza o grau?
É importante entender que seus óculos ou sua lente de contato não funcionam como uma espécie de remédio para curar um problema ou até mesmo estabilizar um erro refrativo. A função dessas ferramentas é somente te dar uma melhor visão e conforto. Independente do uso, se o grau de miopia estiver geneticamente determinado a aumentar, isso vai acontecer.
Por isso, se você não está conseguindo estabilizar o seu grau para realizar a cirurgia de implante de lente intraocular, a maneira mais eficaz é mudar seu estilo de vida e limitar o uso de telas no seu dia a dia.
Pré-requisitos para realizar a cirurgia para corrigir miopia
Efetuar a correção do erro refrativo para deixar de utilizar óculos ou lentes de contato é o sonho de muitas pessoas que sofrem de miopia. Mas, para poder realizar a cirurgia é necessário atingir a uma série de pré-requisitos como o grau de miopia para operação – que pode ser entre -6,0 e -18 dioptrias, com ou sem astigmatismo – e a estabilização do grau.
Por esse motivo, a cirurgia para corrigir miopia só é indicada para quem tem mais de 21 anos, idade em que o grau geralmente começa a estabilizar.
Apesar de ser um procedimento rápido, simples e que apresenta excelentes resultados na melhora da qualidade de vida do paciente, a estabilização é importante porque a correção da miopia com a lente intraocular ICL é recomendada para corrigir o grau que você tem hoje, ou seja, ela e nenhuma outra cirurgia com a finalidade de correção refrativa, é a cura definitiva para o seu problema visual.
Então, se o seu grau não está estabilizado por pelo menos 1 ano e ainda estiver em progressão, com o passar do tempo, ele vai voltar mesmo após a realização do procedimento.