A Inteligência Artificial também está no mercado de oftalmologia. Entenda melhor

A Inteligência Artificial (IA) vem trazendo soluções cada vez mais inovadoras aos mais diversos segmentos, e com a medicina não seria diferente. Por meio da tecnologia, é possível fazer operações e procedimentos com mais segurança e eficiência, oferecer diagnósticos mais precisos e até mesmo prevenir contra patologias futuras.  

A oftalmologia é uma das especialidades em que a IA mais evoluiu ao longo dos últimos anos, já podendo ser encontrada em diversos equipamentos oftalmológicos, que integram as tecnologias de luzes terapêuticas, terapia genética e tratamentos combinados para tratar os mais diversos casos, como cegueira, câncer, catarata, glaucoma, dentre outros. Além disso, o mercado vem se adaptando muito bem à tecnologia, implementando-a no desenvolvimento de diversos produtos que melhoram cada vez mais a qualidade de vida das pessoas com diferentes distúrbios oculares. É o caso das lentes ultrafinas, que se mostram uma ótima solução para quem possui algum tipo de ametropia. Sem contar os inúmeros estudos e experimentos que vêm sendo feitos na área, com o intuito de revolucionar a oftalmologia de ponta a ponta. 

Dentre as soluções já disponíveis no mercado, os tratamentos oftalmológicos baseados em IA são: 

 

  • Tomografia de coerência óptica (OCT) – Trata-se de uma técnica de imagem que utiliza luz para capturar imagens detalhadas das estruturas oculares do paciente. A IA presente neste exame oftalmológico pode ser usada para analisar as imagens obtidas e identificar padrões que possam indicar doenças oculares. 

 

  • Fundoscopia – Esta é uma outra técnica de imagem que utiliza uma lente especial para examinar o fundo do olho. Neste caso, a IA analisa as imagens fundoscópicas e identifica padrões que possam indicar patologias como retinopatia diabética. 

É muito importante que o oftalmologista esteja atento às tendências e movimentos do mercado, buscando estar sempre atualizado não apenas em termos de conhecimento, como também de tecnologias disponíveis em seu consultório. A Advance Vision é uma empresa que trabalha com equipamentos oftalmológicos de ponta, e está sempre trazendo o que existe de mais atualizado e inovador no mercado. Plataformas como OS4, Faros, CataRhex e Retcam Envision já são comercializadas no Brasil pela companhia. Para saber mais sobre os equipamentos e as melhores soluções para seu consultório, acesse o site ou entre em contato com a equipe comercial.  

Posts Relacionados

Capa do artigo
Oftalmologista: você conhece os direitos da pessoa com visão monocular?

Você sabe informar seus pacientes que possuem visão monocular da forma correta? 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que este é um problema que merece atenção e se caracteriza por ser uma deficiência visual. 

É sabido que esta doença pode ser causada por diversos motivos e entre eles estão os acidentes, glaucomas e também as doenças congênitas, (como tumores e toxoplasmose). 

Realizando uma ultrassonografia diagnóstica você consegue descobrir se o seu paciente possui este problema ou não. É um procedimento não invasivo que pode ajudar na qualidade de vida das pessoas. 

Em 2011, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) passou a considerar a visão monocular como deficiência.  por preencher a cota prevista em lei. 

Quais são os benefícios? 

As pessoas que entram nesta faixa devem receber alguns benefícios especiais, sendo eles:  

  • Sem desconto nos proventos da aposentadoria; 
  • Direito a um reembolso de valores recolhidos nos últimos cinco anos; 
  • Isenção de IPVA; 
  • Isenção de ICMS; 
  • Redução em compras de veículos; 
  • Participar de concursos públicos como portadores de necessidades especiais. 

Os benefícios podem ser modificados de acordo com a legislação de cada estado e por isso é importante ficar informado e se a lei não existir em determinado local, será necessário recorrer diretamente aos direitos judiciais. 

 O que diz a lei da monocular? 

Além disso, em março de 2021 a Lei n. 14.126/2021 entrou em vigor e agora é possível pedir o Benefício de Prestação Continuada (LOAS) no INSS. 

Também existem novas possibilidades, como a isenção do imposto de renda (referente a aposentadoria, pensão e até mesmo na reforma militar). 

Aposentadoria com visão monocular 

As aposentadorias para deficientes servem para pessoas com problemas físicos, mentais, intelectuais e também sensoriais. 

Como este problema de visão é considerado uma deficiência visual, todos os portadores conseguem solicitar uma aposentadoria para deficientes. 

A idade mínima para fazer a solicitação é de 60 anos para os homens, já as mulheres podem solicitar com 55 anos. 

Informações médicas são necessárias? 

Sim, é importante que o próprio médico saiba destes detalhes para que possa informar seus pacientes. 

O problema é que muitas pessoas ainda não sabem disso e não tratam isso como uma deficiência visual, e dessa forma não recebem seus benefícios providos pela lei. 

Por isso, não se esqueça de informar todos os seus clientes que possuírem visão monocular que eles fazem parte da cota de deficientes visuais que podem se beneficiar, de acordo com a lei.  

Leia o artigo
Capa do artigo
Gestão em oftalmologia: como trabalhar a carteira de pacientes

Abrir um consultório na área da oftalmologia demanda muito mais do que equipamentos de última geração e serviços digitais que auxiliem a equipe médica na gestão dos processos. A peça-chave para o sucesso de uma clínica é o paciente, e ele deve estar sempre no centro de todas as decisões a serem tomadas. Afinal de contas, ele é o cliente que garante o funcionamento do negócio e, uma vez que precisa usufruir dos serviços com certa frequência, é essencial que um bom consultório invista em todas as frentes essenciais para fidelizá-lo. 

Para isso, não basta se basear somente em tecnologia e considerar que o consultório já tem tudo o que precisa para evoluir. É preciso pensar do ponto de vista de experiência do usuário e aplicar os conceitos na prática clínica. 

Como fidelizar e manter seus pacientes  

Além das dicas já dadas anteriormente, sobre investir em soluções digitais e softwares que ajudem na gestão oftalmológica do consultório e vão desde prontuários eletrônicos a ferramentas de marketing médico, é preciso pensar na experiência que seu paciente tem do começo ao fim, do agendamento ao retorno. 

Com isso, é importante considerar os diferenciais que vão ajudar o seu consultório a se destacar dentre os demais, como: 

  • Atendimento 

Esse item é um dos mais importantes, e engloba todas as frentes da clínica. Desde a pessoa recepcionista que vai cuidar do agendamento da consulta e recepção do paciente, passando pelo médico e pelos técnicos que operam os aparelhos para fazer exames. Aqui, é sempre importante prezar por um atendimento médico humanizado, e investir em treinamento e qualificação de toda a equipe, visando deixar o paciente confortável e satisfeito do começo ao fim da experiência clínica. 

  • Infraestrutura 

Os equipamentos são de extrema importância, principalmente para médicos oftalmologistas, levando em consideração a complexidade demandada para fazer avaliações e procedimentos cirúrgicos na área dos olhos. Investir em bons aparelhos, que estão com peças e manutenção em dia, faz toda a diferença. É o caso dos equipamentos comercializados pela Advance Vision, empresa brasileira que oferece os mais atualizados dispositivos oftalmológicos do mercado. Além disso, é importante pensar em transformar sua clínica em um ambiente acolhedor e confortável, para que o paciente se sinta sempre à vontade.  

  •  Oferta de serviços 

Aqui, vale pensar nas soluções que facilitam a gestão da oftalmologia, e na possibilidade de expandir as formas de consulta, como é o caso da telemedicina oftalmológica. Desde que foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina em função da pandemia de Covid-19, a modalidade de consultas online passou a ser muito utilizada por diversas pessoas e, hoje, mesmo com a retomada das atividades, a telemedicina se mostra um diferencial muito importante, considerando que nem todos os pacientes podem se deslocar até o consultório. 

Por isso, para captar e fidelizar os seus clientes, é importante colocar em prática, mesmo que aos poucos, cada um dos pontos citados acima. Busque sempre estar por dentro das práticas de experiência do usuário e, claro, das mais recentes novidades em termos de serviços digitais e equipamentos. E, para isso, conte com a equipe da Advance Vision. Entre em contato para saber mais sobre as soluções oftalmológicas disponíveis. 

Leia o artigo
Capa do artigo
Ultraformer III: Inúmeras possibilidades de tratamento e retorno financeiro

A oculoplástica, área da oftalmologia especializada em cuidar dos aspectos funcionais e estéticos dos olhos, chegou ao mercado brasileiro trazendo novas possibilidades de atuação para os profissionais do setor. Com isso, surgem também as tecnologias disponíveis para os possíveis procedimentos, além da importância dos especialistas de se manterem devidamente atualizados em termos de conhecimentos e equipamentos.  

Uma das soluções mais eficazes do ramo, que oferece eficácia e versatilidade nos tratamentos faciais e oculares não invasivos, é o Ultraformer III, comercializado no Brasil pela Advance Vision. Com as informações abaixo, é possível entender melhor as aplicabilidades do equipamento e como ele pode se tornar um item indispensável no portfólio de profissionais que desejam atuar na oftalmologia estética 

Possibilidades de tratamento 

Por se tratar de um equipamento de alta performance, a tecnologia avançada de ultrassom micro e macrofocado do Ultraformer III proporciona a realização de procedimentos de rejuvenescimento e tratamento em diversas áreas do rosto e dos olhos, como:  

  • Rejuvenescimento da Pele: Estimula a produção de colágeno e elastina, minimizando rugas e resultando em uma pele mais firme e tonificada. Ideal para pacientes que desejam um aspecto mais jovem ao redor dos olhos e do rosto. 
  • Levantamento de Sobrancelhas: Para pacientes com sobrancelhas caídas ou flacidez na região frontal, o Ultraformer III realiza o lifting sem cirurgia, promovendo uma aparência mais elevada e rejuvenescida com aspecto natural. 
  • Redução de Bolsas e Olheiras: Por meio do ultrassom focalizado, é possível reduzir o acúmulo de gordura e a pigmentação indesejada ao redor dos olhos, melhorando significativamente a aparência das bolsas e olheiras, diminuindo a aparência de cansaço da qual alguns pacientes se queixam. 
  • Tratamento de Rugas Periorbitais: Com precisão milimétrica, o equipamento pode tratar rugas finas ao redor dos olhos, proporcionando uma aparência naturalmente mais suave e revitalizada. 

Divulgando o portfólio 

Para aproveitar ao máximo os benefícios do Ultraformer III em sua prática na oftalmologia estética, é essencial que haja uma comunicação constante e clara sobre as vantagens e possibilidades que essa tecnologia oferece aos seus pacientes, reforçando a eficácia dos tratamentos e comprovando os resultados esperados. Dentre as muitas estratégias de promoção de portfólio, as principais são: 

  • Campanhas de Marketing: Destaque os tratamentos faciais e oculares disponíveis com o Ultraformer III em suas campanhas de marketing digital e materiais impressos. Aqui, as redes sociais e e-mail marketing entram como um complemento essencial para informar e mostrar aos pacientes os procedimentos não invasivos que sua clínica oferece. 
  • Demonstração e Depoimentos: Os resultados são um dos atrativos mais importantes quando se fala em oftalmologia estética. Por isso, sempre que possível, realize demonstrações do equipamento para os pacientes interessados, e mostre os resultados alcançados em casos reais, além de depoimentos de outros pacientes.  
  • Parcerias Estratégicas: Ter uma carteira de parceiros é essencial para alcançar ainda mais pacientes. Estabelecer parcerias com outros profissionais da área da saúde estética e oftalmológica pode ajudar não apenas na expansão da sua rede de contatos, como amplia o alcance da divulgação dos seus serviços. 
  • Eventos e Workshops: Se mostrar especialista no assunto é um dos pontos mais importantes. Para isso, realize eventos e workshops em sua clínica para educar pacientes e colegas sobre o potencial do Ultraformer III em tratamentos faciais e oculares. Isso demonstra conhecimento não apenas da tecnologia oferecida, como também das tendências do setor. 

Retorno de Investimento 

O Ultraformer III pode ser um dos maiores investimentos para sua clínica oftalmológica, uma vez que a tecnologia de ponta do equipamento e as possibilidades de tratamento vêm atraindo cada vez mais clientes, o que gera um alto potencial de retorno financeiro.  

A diversificação de serviços oferecidos, como tratamentos estéticos não invasivos, pode atrair novos pacientes e fidelizar os já frequentes. Além disso, a satisfação com os resultados obtidos pelo aparelho pode levar a um aumento no número de indicações, contribuindo para o crescimento sustentável de sua prática médica. 

Por isso, comprar um Ultraformer III para sua clínica pode ser um fator decisivo para tornar a sua clínica uma referência na oculoplástica, aumentando não somente o portfólio de procedimentos estéticos, bem como a carteira de pacientes e o retorno do investimento. Para entender melhor os detalhes técnicos do equipamento e suas aplicabilidades, a equipe da Advance Vision está à disposição para ajudar e oferecer um orçamento. Entre em contato! 

 

 

Leia o artigo