Retcam

Retinógrafo de última geração

RetCam é um moderno e avançado sistema de mapeamento e avaliação da retina baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução que permite diagnósticos precisos das mais diversas patologias oculares.

Retinógrafo de última geração

A oftalmologia brasileira pode contar com a mais completa tecnologia em exames de alta precisão: RetCam, retinógrafo de última geração indicado para o diagnóstico precoce da ROP – Retinopatia da Prematuridade e do Retinoblastoma – sendo padrão ouro nesta área, além do teste do olhinho em todos os bebes.

RetCam é um moderno e avançado sistema de mapeamento e avaliação da retina baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução que permite diagnósticos precisos das mais diversas patologias oculares. Muitas doenças infecciosas contraídas pelas mães que podem causar alterações no fundo do olho dos bebês e afetar a visão no futuro. Entre elas se destacam toxoplasmose, sífilis, herpes e há estudos de que o zika vírus que atinge o sistema nervoso central, também comprometa a retina causando lesões. Por isso o diagnóstico precoce é de fundamental importância para a saúde dos recém-nascidos.

A câmera de alta resolução do RetCam captura as imagens e as amplia em um monitor, onde é possível ajustar brilho, contraste e equilíbrio de cores, permitindo que o diagnóstico oftalmológico seja feito de forma rápida e com incomparável precisão.

As imagens são armazenadas no aparelho e podem ser gravadas em CD, impressas ou enviadas eletronicamente, no caso do acompanhamento médico ser feito à distância. Isso facilita a interação com centros especializados e troca de informações entre os profissionais da área.

Versátil, o aparelho RetCam facilita o trabalho dos oftalmopediatras, pois os exames podem ser feitos com o paciente sentado ou deitado, tornando-o ideal para exame em crianças, recém nascidos e inclusive em bebês prematuros. O aparelho oferece total mobilidade para o médico e é praticamente indolor para o paciente.

Presente em mais de 85 países, o RetCam é referência para os centros oftalmológicos mais desenvolvidos do mundo como a Stanford University, Cleveland Clinic, Toronto Hospital, UCLA Jules Stein Eye Institute entre outros.

anvisaRegistro: 80697220001

logo_retcam3

Esse retinógrafo é um modelo fixo indicado para grande hospitais e maternidades. Possui monitor de tela plana acoplado ao equipamento e pode imprimir as fotos.

CONHEÇA

O modelo portátil RetCam Shuttle, pesa apenas 29 quilos e apresenta as mesmas capacidades técnicas na captura de imagens que o modelo fixo.

CONHEÇA


Tire suas dúvidas

Também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, é um teste feito na maternidade que examina a saúde ocular dos recém-nascidos. O Teste do Olhinho verifica se as estruturas do olho estão normais ou se existe algum problema de ordem congênita ou infecciosa, que comprometa o desenvolvimento normal da visão do bebê.

É recomendado que o Teste do Olhinho seja realizado logo que o bebê nasça e que o pediatra tenha em mãos toda a documentação antes da alta da maternidade.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira Pediátrica (SBP), estima-se que existam no Brasil entre 25 a 30 mil crianças cegas e mais de 140 mil crianças com baixa visão. O Teste do Olhinho permite diagnosticar e iniciar rapidamente os tratamentos com segurança, alcançando assim os melhores resultados.

O Teste do Olhinho é rápido e totalmente indolor.  Com o sistema de imagem ocular de última geração RetCam, a captura das imagens do olho é realizada em alguns segundos.

O médico utilizará a câmera digital do sistema RetCam, que vai gerar uma série de imagens coloridas em alta resolução dos olhos do bebê. Essas imagens são gravadas no aparelho, em CD ou podem ser impressas para a documentação completa da retina.  A ergonomia do equipamento dá liberdade total ao médico e não existe necessidade da criança ficar imóvel.

O Teste do Olhinho ou Teste do Reflexo Vermelho se tornou lei em diversos estados e municípios brasileiros.

Desde 2010 a ANS – Agência Nacional de Saúde Complementar, incluiu o exame do Reflexo Vermelho no RoI 211, tornando obrigatório o pagamento do procedimento por todas as operadoras e seguradoras de planos de saúde.

Sim. Essas doenças podem passar da mãe para o filho e afetar o sistema nervoso central, causando alterações no fundo do olho dos bebês. Isso pode gerar lesões capazes de comprometer o desenvolvimento da visão. Entre as doenças contraídas pela mãe que podem comprometer a saúde ocular dos bebês podemos destacar sífilis, herpes, toxoplasmose e rubéola entre outros.

A epidemia de zika vírus e a sua relação com os casos de microcefalia é uma descoberta recente. Exames oftalmológicos realizados com o sistema RetCam em recém nascidos com microcefalia encontrou em cerca de 30% deles alterações no fundo do olho. Como o zika vírus age sobre o sistema nervoso existe a suspeita de que possa ocasionar lesões na retina também. Os estudos estão avançando e se espera em breve uma conclusão científica oficial.

O RetCam é o melhor e mais confiável equipamento para o diagnóstico da ROP – Retinopatia da Prematuridade e de Retinoblastoma, problemas que se forem detectados precocemente podem ter maior sucesso no tratamento. O retinoblastoma é um tumor ocular maligno que aparece com maior frequência nas crianças menores e se for diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados apresenta cerca de 90% de cura.